Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Pescadores temem exclusão com novas regras do seguro-defeso previstas em medida provisória
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Pescadores temem exclusão com novas regras do seguro-defeso previstas em medida provisória
Nacional

Pescadores temem exclusão com novas regras do seguro-defeso previstas em medida provisória

3 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

20/08/2025 – 21:00  

Carlos Moura/Agência Senado

Carlos Zarattini: “Modelo atual é insustentável”

A medida provisória que prevê a taxação de fundos hoje isentos — conhecida como MP do IOF — também impõe restrições ao acesso ao seguro-defeso, benefício pago a pescadores artesanais. Em audiência pública nesta quarta-feira (20), representantes da categoria e parlamentares alertaram para o risco de as novas exigências serem uma ameaça à subsistência de milhares de trabalhadores e à autonomia das organizações que os representam.

A principal preocupação recai sobre um artigo da MP 1303/25 que transfere aos municípios a responsabilidade de emitir o registro de pescador artesanal profissional. Atualmente, essa é uma atribuição do Ministério da Pesca. A homologação do documento é requisito obrigatório para a concessão do seguro-defeso (pago durante o período de reprodução das espécies, quando a pesca é proibida).

Outro ponto sensível é a limitação do seguro-defeso à dotação orçamentária aprovada na lei orçamentária Anual. Isso significa que, mesmo cumprindo todos os critérios, pescadores poderão ter o benefício negado por falta de recursos.

O Ministério da Pesca e Aquicultura justifica as mudanças como forma de combater fraudes e assegurar que o seguro-defeso seja pago exclusivamente a quem tem direito ao benefício.

Para o presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, a medida representa um risco grave. “Não estamos dizendo que não haja necessidade de filtros, para garantir que a pessoa realmente seja pescadora. Mas adotar uma medida como essa, de transferir a homologação para os municípios, não resolve. Se há irregularidades, que sejam corrigidas, sem penalizar os trabalhadores”, disse.

Na mesma linha, o presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), Edivando Soares de Araújo reconheceu a importância do combate às fraudes, mas criticou o texto da MP. “Não devemos pagar pelo erro dos corruptos.”

Diálogo
O secretário-executivo do Ministério da Pesca, Édipo Araújo Cruz, afirmou que o objetivo não é burocratizar o acesso ao benefício, e que a Pasta está aberta ao diálogo. “A MP trouxe duas mudanças principais: a homologação do registro pelo município e o condicionamento do pagamento do benefício à dotação orçamentária prevista. O objetivo não foi burocratizar. O que se pensou foi na proximidade desses atores com as realidades locais e em garantir a sustentabilidade da política”, frisou.

O senador Beto Faro (PT-PA) defendeu a supressão do artigo 71, que transfere a responsabilidade para os municípios. “Essa mudança não vai combater as fraudes, pelo contrário, PODE agravá-las. As prefeituras não têm estrutura nem conhecimento técnico para validar registros”, disse.

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) alertou para o risco de a MP enfraquecer a independência das entidades representativas diante de prefeitos e vereadores. “Quem acompanha o dia a dia do pescador são os presidentes de colônias e sindicatos. É esse filtro que deve ser mantido e não um filtro político”, afirmou.

O relator da proposta, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), reconheceu as falhas no sistema atual, mas chamou a atenção para o risco de manter tudo como está. “O seguro-defeso é uma conquista, mas o modelo atual é insustentável. Se não fizermos nada, o problema vai piorar. Meu papel é encontrar uma solução que preserve o benefício e evite fraudes.”

Da Redação – AC
Com informações da Agência Senado

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Setor de apostas aponta perda de R$ 10,8 bilhões com mercado clandestino
Próximo artigo Sejusc realiza agendamentos em três pontos da cidade para Mutirão de Cidadania

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova projeto que prevê cursos e campanhas para incentivar a parentalidade positiva

1 hora atrás

Comissão aprova uso obrigatório de fonte tamanho 14 em comunicações para idosos

2 horas atrás

Comissão de Saúde aponta entraves ao acesso de informações e falhas estruturais em unidades do AM

2 horas atrás

Comissão aprova prioridade a pessoas idosas ou com câncer em serviços odontológicos do SUS

4 horas atrás

Comissão debate educação na primeira infância

4 horas atrás

Grupo de Trabalho debate padrões de fabricação de suplementos alimentares

4 horas atrás

Hugo Motta anuncia que relatório da PEC da Segurança Pública será apresentado aos líderes na terça-feira

6 horas atrás

Câmara homenageia os 20 anos do Ligue 180 na defesa das mulheres; assista

6 horas atrás

Comissão debate desestatização da hidrovia do Rio Madeira, em Rondônia

7 horas atrás

Comissão do Esporte debate preparação do Brasil para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026

8 horas atrás

Comissão discute garantia do conforto à gestante no momento do parto

8 horas atrás

Novas leis criam as Rotas Turísticas do Capim Dourado e das Serras Gerais do Tocantins

9 horas atrás
Comissão aprova penas mais duras para tráfico de drogas com uso de aeronaves
Congresso derruba vetos de Lula ao licenciamento ambiental
Aprovada nova composição do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional
Contador confirma na CPMI que trabalhou para quatro entidades sob suspeita de fraude
Comissão aprova criação de certificado para atestar segurança de destinos turísticos
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?