Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Peritos do Amazonas desenvolvem técnica para detecção preliminar de cocaína preta
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Peritos do Amazonas desenvolvem técnica para detecção preliminar de cocaína preta
AmazonasManausPolícia

Peritos do Amazonas desenvolvem técnica para detecção preliminar de cocaína preta

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

 A técnica poderá ser utilizada por órgãos de fiscalização e forças policiais do Estado. (Foto: Arquivo/SSP-AM)O Amazonas, por meio de peritos do Instituto de Criminalística Lorena dos Santos Baptista (IC-LSB), desenvolveu uma técnica para identificar, de forma preliminar, a cocaína, mesmo que esteja misturada a outras substâncias que mudam a coloração natural da droga. A metodologia, segundo a diretora do Departamento de polícia Técnico-Científica (DPTC), Margareth Vidal, poderá ser utilizada por órgãos de fiscalização e forças policiais do Estado.

A nova técnica foi desenvolvida pelo perito Madson Nascimento, em conjunto com a  perita Midory Hiraoka. A dupla trabalhou em parceria com as também peritas Ana Karolina Freitas de Souza e Najara Marinho. Todos os peritos envolvidos na criação da nova técnica têm formação em Química.

A equipe de peritos passou a estudar uma nova metodologia, após agentes da Receita Federal no Amazonas relatarem problemas para constatar a presença da cocaína no momento da fiscalização, feita com o auxílio de cães farejadores.

De acordo com a perita Najara Marinho, que também é diretora do Instituto de Criminalística, a droga, que não apresenta odor, é misturada em produtos como café, chocolate, carvão ou até mesmo no açaí. Devido à adição dessas substâncias, a cocaína passou a ser chamada de “cocaína preta”.

“Nessa cocaína preta ocorre adição de substâncias que vão mudar a cor dela e que também vão fazer com que altere o cheiro, o odor. E o objetivo dos traficantes é justamente ludibriar o cão e também negativar o teste, que é o teste preliminar”, explicou.

Najara informou que além do caso da Receita Federal, outras apreensões de cocaína preta já foram efetuadas em ações da Base Arpão.

Eficiência

Segundo o perito Madson Nascimento, após vários testes, a nova metodologia desenvolvida pela equipe de peritos do Instituto de Criminalística do Amazonas apresentou eficiência capaz de identificar a nova droga. 

“A problemática atual é que hoje existe um tipo de cocaína que não é detectado pelo método colorimétrico tradicional, e basicamente o que nós fizemos aqui no Instituto de Criminalística foi implementar uma etapa nova neste método, onde a partir de então este tipo de cocaína passa a ser identificado pela mudança de coloração”, explicou.

A nova técnica desenvolvida para análise preliminar da “cocaína preta” poderá ser utilizada pelos agentes da Receita Federal, pelas delegacias do interior do Amazonas, na Base Arpão e outros órgãos que já façam exame preliminar de drogas.

Baixo custo

De acordo com a perita Najara Marinho, o NOVO método utiliza materiais simples e de baixo custo. “Eles pegaram esse material e fizeram vários testes, com vários reagentes, com vários solventes. E dentro dessa metodologia encontraram essa, porque a gente pensou em baixo custo e num material que seja acessível e que não faça mal à saúde. O primeiro interventor às vezes nem tem o conhecimento de química, às vezes ele é um policial militar. Essa é uma das grandes vantagens do nosso método, essa questão do baixo custo e de ser viável a utilização desse material com o primeiro interventor.

Método exclusivo

De acordo com Najara Marinho, a metodologia criada no Amazonas é pioneira em todo o País. “A cocaína preta é uma ‘novidade’. A gente imagina que outros Estados devam estar em busca de uma alternativa para que esse teste preliminar seja positivo. A gente não tem conhecimento de algum Estado que tenha usado essa nossa metodologia”, concluiu.

Tags:AmazonasFiscalizaçãoGovernoManausmanchetePolícia
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Na volta dos trabalhos legislativos, Joana Darc destaca leis e proposituras em proteção às pessoas autistas
Próximo artigo Ex-diretor da Abin diz que avisou governo sobre possibilidade de manifestações extremistas

Mais notícias desta categoria

Fiscalização de alimentos em Manaus na operação Natal com Saúde descarta 688 quilos impróprios

9 horas atrás

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem profunda na rua Negreiro Ferreira para melhorar escoamento e mobilidade

10 horas atrás

Rede municipal de saúde de Manaus registra mais de 3,1 milhões de atendimentos em 2025 e amplia a atenção primária

13 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica manutenção da drenagem profunda na rua Rio Içá no Vieiralves

13 horas atrás

Manaus testa projeto-piloto de organização de cabos aéreos para reduzir poluição visual e riscos

15 horas atrás

Semulsp retira 3.495 toneladas e consolida limpeza hídrica permanente na orla do rio Negro em 2025

16 horas atrás

Proben+ abre credenciamento para empresas oferecerem descontos a servidores da Educação de Manaus por 12 meses

16 horas atrás

Prefeitura de Manaus mantém serviços essenciais de saúde e assistência durante o feriado de Natal

16 horas atrás

Prefeitura de Manaus divulga episódio do podcast sobre esporotricose animal com gerente do CCZ disponível nas plataformas

17 horas atrás

Manaus registra aumento de alvarás de construção em 2025 e amplia área licenciada para quase 830 mil metros quadrados

18 horas atrás

Prefeitura de Manaus avança na recuperação asfáltica da avenida Autaz Mirim com retorno semafórico implantado

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus realiza manutenção na rede de drenagem na zona Leste após obstrução por lixo

1 dia atrás
Guarda Municipal de Manaus amplia efetivo com 127 novos formados e lança operação de fim de ano
Mirante Lúcia Almeida terá horários especiais de funcionamento nas festas de fim de ano em Manaus
Prefeitura de Manaus e Sine Manaus oferecem 222 vagas de emprego em diversas áreas com atendimento nesta terça 23/12
Operação Trânsito Seguro do IMMU intensifica fiscalização em Manaus na avenida Governador José Lindoso durante o fim de ano
Morte do servidor Erivelton Melo Martins é confirmada pela Prefeitura de Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?