Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Período de semeadura de soja inicia na quarta-feira no Amazonas, alerta Adaf
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Período de semeadura de soja inicia na quarta-feira no Amazonas, alerta Adaf
Governo do Amazonas

Período de semeadura de soja inicia na quarta-feira no Amazonas, alerta Adaf

1 ano atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Conforme calendário divulgado pelo Mapa, agricultores podem plantar grãos no intervalo de 11 de setembro a 21 de dezembro deste ano

FOTO: Divulgação/Mapa

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) faz um alerta aos sojicultores locais sobre a abertura do período de semeadura de soja da safra 2024/2025 no estado. Conforme a portaria nº 1.111 publicada pelo Ministério da agricultura e pecuária (Mapa), com o encerramento do período do Vazio Sanitário, nesta terça-feira (10/09), os agricultores já podem dar início ao plantio dos grãos, a partir de amanhã (11/09).

A publicação do Calendário de Semeadura da safra de soja é feita no Diário Oficial da UNIÃO (DOU), anualmente, e considera as condições climáticas, bem como as sugestões encaminhadas pelos estados. São analisados dados técnicos, além de realizadas reuniões com os órgãos estaduais de defesa vegetal de forma individual e regional, analisando de forma conjunta, todas as propostas enviadas pelas unidades da federação.

A estratégia fitossanitária, implementada por meio do Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS), tem o objetivo de racionalizar a aplicação de fungicidas e reduzir os riscos de desenvolvimento de resistência do fungo Phakopsora pachyrhizi às moléculas químicas utilizadas no controle da praga Ferrugem Asiática.

FOTO: Divulgação/Mapa

No Amazonas, os municípios de Humaitá, Lábrea e Canutama estão entre os principais produtores de soja. O estado não possui casos registrados da praga Ferrugem Asiática.

A Adaf reforça que o plantio da cultura fora da data estabelecida pelo Ministério deverá ser solicitado com antecedência junto à Agência de Defesa, por meio da Gerência de Defesa Vegetal (GDV). Fica também proibida a semeadura e o cultivo de soja em sucessão à soja, na mesma área e no mesmo ano agrícola.

A Ferrugem Asiática é uma das doenças mais severas que incidem na cultura da soja, podendo ocorrer em qualquer estágio da planta. Nas diversas regiões geográficas onde a praga foi relatada em níveis epidêmicos, os danos variam de 10% a 90% da produção.

O post Período de semeadura de soja inicia na quarta-feira no Amazonas, alerta Adaf apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasCanutamaEstado do AmazonasHumaitáLábrea
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Período de semeadura de soja inicia na quarta-feira no Amazonas, alerta Adaf
Próximo artigo Atividade Motivacional Cinematográfica abre mais vagas para estudantes e iniciantes, no Cineteatro Guarany

Mais notícias desta categoria

Local de retirada de medicamentos estratégicos no Amazonas passa a ser a sede da FVS-RCP em Manaus.

3 horas atrás

Hospitais do Amazonas registram aumento de atendimentos por acidentes de trânsito às vésperas das festas

4 horas atrás

Detran-AM inicia Operação Final do Ano Seguro 2025 em Manaus com mais de 120 agentes nas ruas até 1º de janeiro de 2026

6 horas atrás

Ateliê 23 ocupa palco do Teatro Gebes Medeiros neste fim de semana com dois espetáculos premiados

6 horas atrás

Governo do Amazonas publica calendário do IPVA 2026 com alíquotas reduzidas e prazos de pagamento

6 horas atrás

Governo do Amazonas mantém serviços essenciais em plantões 24h durante ponto facultativo e feriado de Natal

6 horas atrás

Entrega de título definitivo garante segurança jurídica e novas perspectivas para famílias no Amazonas

8 horas atrás

SES-AM confirma plantao 24 horas em 25 unidades de urgencia e emergencia no Natal e Ano Novo e detalha esquema de atendimento

9 horas atrás

Programa de Aquisição de Alimentos compra 686.611 quilos e atende 47.074 famílias no Amazonas em 2025

23 horas atrás

Operação na Base Arpão 2 resulta em apreensão de 15 quilos e prisão por tráfico de drogas após abordagem a embarcação

23 horas atrás

Governo do Amazonas encerra Natal Itinerante com distribuição de 1,5 mil brinquedos em Iranduba

23 horas atrás

FVS-RCP orienta sobre alimentação equilibrada e segurança alimentar durante festas de fim de ano

1 dia atrás
Prosamin+ reassenta 1.734 famílias e entrega Parque Residencial Maués para Natal em Manaus
Governo do Amazonas entrega 500 cartões do Auxílio Estadual e anuncia R$ 1,5 milhão em Iranduba para fomento rural e ações sociais
Arena da Amazônia preparada para receber o Campeonato Amazonense de Futebol 2026 com manutenção concluída
Afeam aplica mais de R$ 127 milhões em Manaus em 2025 para fortalecer comércio e serviços
CBMAM conclui curso de mergulho com 22 especialistas e amplia quadro para 62 mergulhadores no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?