Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Período de semeadura da soja iniciará no dia 16 de setembro no Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Estados > Período de semeadura da soja iniciará no dia 16 de setembro no Amazonas
EstadosPolícia

Período de semeadura da soja iniciará no dia 16 de setembro no Amazonas

Por biblia
Última atualização: 11 de julho de 2023
3 Min Lidos
Compartilhar


Há 33 minutos

Por Matheus Gil

 A data foi publicada nesta terça-feira (11/07) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), no Diário Oficial da União

FOTO: Joubert Lima/Adaf

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) informa aos produtores locais de soja que o período de semeadura do grão no estado será realizado de 16 de setembro a 24 de dezembro deste ano. O Calendário de Semeadura de Soja para a Safra 2023/2024 foi publicado, nesta terça-feira (11/07), pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Diário Oficial da União (DOU).

A estratégia fitossanitária acontece no âmbito do Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS) e tem o objetivo de racionalizar a aplicação de fungicidas, e reduzir os riscos de desenvolvimento de resistência do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da praga Ferrugem Asiática, às moléculas químicas utilizadas no controle da doença. 

A Portaria nº 840/2023 estabelece o período regular de plantio de soja em 21 unidades da federação: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. A iniciativa atua de forma complementar ao período do Vazio Sanitário da Soja, que está vigente, no Amazonas, até o dia 15 de setembro.

Durante o período do vazio sanitário, os produtores ficam proibidos de plantar e manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento. A intenção é reduzir ao máximo o inóculo da doença, considerada uma das mais severas a atingir a cultura, e passível de ocorrer em qualquer fase de desenvolvimento da planta.

Mudanças

O engenheiro agrônomo da Gerência de Defesa Vegetal (GDV) da Adaf, Cláudio Gurgel, explica que no comparativo com o calendário de semeadura anterior, o Mapa promoveu alterações. Nesta nova safra, o ministério levou em consideração dados do Consórcio Antiferrugem, que identificou um aumento expressivo de relatos da incidência da praga na safra 2022/2023. O motivo seria o regime de chuvas registrado à época, conforme dados divulgados pela Embrapa Soja.

“Para prevenir possíveis prejuízos aos sojicultores, a Secretaria de Defesa Agropecuária adotou um período limitado de 100 dias corridos para os calendários de semeadura em todos os estados produtores de soja. O propósito é evitar epidemias severas da doença durante a safra”, esclarece Cláudio.

No Amazonas, os municípios de Humaitá, Lábrea e Canutama estão entre os principais produtores de soja. O estado não possui casos registrados da praga Ferrugem Asiática.

Tags:CanutamaEstado do AmazonasHumaitáLábrea
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

EstadosPolícia

Operação Cheia 2025: Governador Wilson Lima acompanha o envio de ajuda humanitária para municípios do Madeira

Por biblia
17 de abril de 2025
Governo do Amazonas

Ajuda humanitária: Governo do Amazonas distribui quase 4 mil cestas básicas em Unidades de Conservação

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Seas tem programação dedicada ao Dia da Consciência Negra nos Centros de Convivência

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Manaus

Semana do Controle Social inicia reunindo usuários, gestores e trabalhadores do SUS, da zona Oeste

Por Redação Informe Digital
19 de novembro de 2024
ALEAMGestão Estadual

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

Por
18 de novembro de 2024
Manaus

Prefeitura de Manaus e TJAM iniciam tratativas para agilizar processos envolvendo pessoas idosas

Por Redação Informe Digital
18 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?