Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: PC-AM lança site da Delegacia Virtual da Mulher para acelerar o acesso de mulheres em situação de violência à medidas protetivas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > PC-AM lança site da Delegacia Virtual da Mulher para acelerar o acesso de mulheres em situação de violência à medidas protetivas
Governo do Amazonas

PC-AM lança site da Delegacia Virtual da Mulher para acelerar o acesso de mulheres em situação de violência à medidas protetivas

1 mês atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Ferramenta permite solicitação on-line de medidas protetivas e disponibiliza conteúdos informativos sobre a Lei Maria da Penha

FOTO: Lyandra Peres/PC-AM.

A polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM), lançou, nesta sexta-feira (08/08), o site da delegacia Virtual da Mulher (DVM), uma plataforma criada para agilizar o acesso de mulheres em situação de violência às medidas protetivas de urgência e a informações sobre seus direitos. O site está disponível em: https://www.policiacivil.am.gov.br/dvm/.

O lançamento ocorreu durante cerimônia na sede da delegacia Geral da polícia Civil, no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.

Estiveram presentes o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga; a delegada Patrícia Leão, titular da DECCM Centro-Sul; a Secretária Executiva Adjunta de Políticas para as Mulheres da Secretaria de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC), Syrlan Picanço Ribeiro de Lima; a perita Sanmya Tiradentes, diretora do Departamento de polícia Técnico-Científica (DPTC); a deputada Alessandra Campelo, Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), além de outras autoridades.

FOTOS: Lyandra Peres/PC-AM.

A plataforma reúne conteúdos informativos sobre os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha, orientações sobre como identificar um ciclo de violência e explicações sobre medidas protetivas. O site possibilita que a vítima solicite, de forma on-line, a medida protetiva de urgência, sendo o pedido automaticamente encaminhado ao Poder Judiciário, sem a necessidade de deslocamento até uma delegacia física.

De acordo com o delegado-geral Bruno Fraga, a ampliação do atendimento às vítimas por meio de recursos tecnológicos representa um avanço significativo no enfrentamento à violência doméstica. Com o NOVO sistema, mulheres que antes sentiam vergonha ou constrangimento em procurar uma delegacia terão a possibilidade de registrar denúncias diretamente de suas casas.

“Qualquer ato covarde que atente contra a integridade física e psíquica das mulheres no estado do Amazonas será devidamente investigado. E agora, com esse avanço tecnológico, teremos braços ainda mais longos para alcançar essas vítimas e colocar os agressores atrás das grades”, afirmou Fraga.

FOTO: Lyandra Peres/PC-AM.

A delegada Patrícia Leão reforçou que a ferramenta facilitará o acesso das vítimas aos serviços policiais e permitirá uma atuação mais rápida diante das denúncias. “Nosso objetivo é garantir que cada mulher, ao buscar ajuda, seja acolhida com empatia, respeito e sensibilidade. O atendimento humanizado é essencial para que ela se sinta segura ao relatar a violência que sofreu e para que confie no processo de proteção e justiça”, enfatizou.

Patrícia também destacou a criação do projeto Integração de acolhimento e Resposta Ativa à Mulher em Risco (IARA), cujo nome indígena reflete a identidade regional do Amazonas. A iniciativa do Governo do Estado, por meio da PC-AM, busca utilizar recursos tecnológicos para ampliar o alcance do atendimento, especialmente para mulheres que vivem em áreas isoladas e de difícil acesso.

“O projeto IARA representa um avanço importante no combate à violência contra a mulher, ao oferecer uma plataforma digital segura e acessível, que possibilita o registro de denúncias e a solicitação de medidas protetivas de forma remota, facilitando o acesso à justiça”, explicou.

FOTO: Lyandra Peres/PC-AM.

Na ocasião, a Secretária Executiva Adjunta de Políticas para as Mulheres da Secretaria de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC), Syrlan Picanço Ribeiro de Lima, representou o governador do Amazonas, Wilson Lima, no evento. “Essas ações contribuem para a redução dos casos inaceitáveis de violência e reforçam que a polícia Civil não permitirá que agressores desafiem as instituições de segurança”, declarou.

Ela ainda ressaltou a importância de capacitar servidores para acolher as vítimas com sensibilidade e preparo.

A deputada Alessandra Campelo enfatizou que a ferramenta beneficiará especialmente mulheres que vivem no interior ou em comunidades afastadas. “Essa delegacia virtual será fundamental para que essas mulheres solicitem medidas protetivas de forma rápida. Ontem, essas medidas completaram 19 anos, junto com a Lei Maria da Penha”, destacou.

FOTO: Lyandra Peres/PC-AM.

Para Socorro Gamenha, representante da REDE de Mulheres Indígenas do Estado do Amazonas – MAKIRA ËTA, a DVM é de grande relevância para mulheres indígenas que vivem em territórios distantes, mas têm acesso à internet.

“É uma maneira de falarmos sobre as violências que acontecem e que muitas vezes não conseguimos denunciar por falta de meios para sair das comunidades e chegar aos centros dos municípios”, disse.

O post PC-AM lança site da Delegacia Virtual da Mulher para acelerar o acesso de mulheres em situação de violência à medidas protetivas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Cruzamento da avenida Autaz Mirim e rua Itajubá será interditado temporariamente, neste sábado, para obras do Gasoduto Norte-Leste
Próximo artigo Teatro Gebes Medeiros recebe releitura de ‘Medéia em versão cômica, ousada e provocadora

Mais notícias desta categoria

Governo Presente: SES-AM efetua mais de 1 mil atendimentos durante a semana, no Novo Aleixo

2 horas atrás

Carretas da Saúde iniciam atendimentos na zona leste de Manaus e em Itacoatiara

5 horas atrás

UGPE apresenta os avanços de um ano de execução do Prosai Parintins aos trabalhadores das obras

7 horas atrás

Projeto Vivência Cultural leva alunos da rede estadual a uma imersão em arte e cultura

7 horas atrás

Em um ano, Programa RecuperaFone recuperou mais de 6,5 mil celulares e registrou queda expressiva de roubos

7 horas atrás

FCecon é classificada como alto desempenho na segurança do paciente

7 horas atrás

Professora da rede estadual promove ação cultural com valorização da narrativa indígena e doação de livros em escolas públicas

10 horas atrás

‘Carrossel da Saudade’ celebra 46 anos com espetáculo da Amazonas Band no Largo de São Sebastião

10 horas atrás

Com apoio do Governo do Amazonas, Tefé sediará a 4ª edição do NASA Space Apps Challenge

10 horas atrás

Mania de Ler: Biblioteca Volante leva cultura e incentivo à leitura a crianças e adolescentes

10 horas atrás

Vigilância em Pauta: FVS-RCP lança nova edição de revista digital com conteúdo inédito e design renovado

11 horas atrás

Ipaam leva ações de educação ambiental a mais de 4 mil alunos em Eirunepé

11 horas atrás
Teatros da Amazônia: Legado do povo amazonense, Teatro Amazonas pode se tornar Patrimônio Mundial Cultural
Secretaria de Educação empossa novos diretores escolares aprovados em Processo Seletivo Simplificado
Qualificação: Seap certifica 60 internos em cursos profissionalizantes no CDPM II
Expoagro 2025: Sepror apresenta programação da 4ª edição do Festival Artistas da Terra
Faixa de 10 a 19 anos: Jovens lideram emissões da CIN no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?