FOTO: Erlon Rodrigues/PC-AMDesde o início de 2021, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Programa de Prevenção, Revisão, Orientação, Vida, Independência, Dignidade e Amor (Pró-Vida), do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), já alcançou mais de 18 mil alunos, entre crianças e adolescentes, com palestras voltadas à prevenção e orientação acerca do uso de drogas, em escolas da capital e do interior do Estado.
Há 19 minutos
Por Agência Amazonas
Ao longo deste ano, foram realizadas mais de 50 palestras em escolas da capital e do interior do Estado
O delegado Paulo Mavignier, diretor do Denarc, destacou que esse número de alunos alcançados é muito importante, pois instruir os estudantes acerca das consequências negativas das drogas, é uma ação tão eficaz quanto a repressão desses crimes.
Tendo em vista o intenso combate à criminalidade desempenhado pelas Forças de Segurança do Amazonas, a PC-AM realizou mais de 50 palestras, com o intuito de orientar crianças e adolescentes que estão no ambiente escolar, para que tenham conhecimento sobre os males causados à sociedade pelo uso e envolvimento com substâncias entorpecentes.
O Pró-Vida existe há mais de 30 anos, trabalhando com jovens em situação de vulnerabilidade, para que não sejam levados pela facilidade que a vida no tráfico oferece. Nas palestras, crianças e adolescentes são apresentados ao trabalho investigativo e repressivo realizado pelo Denarc. Além disso, os pais e professores dos alunos também são envolvidos, pois são fundamentais nessa luta.
“Acreditamos que mesmo combatendo diariamente as drogas, elas ainda estão no seio da sociedade, sendo assim, a ação de maior eficácia é quando trabalhamos a ‘cabeça’ das crianças e adolescentes, para que quando os entorpecentes cheguem até eles, saibam se defender. Trabalhamos o eixo da prevenção, e não somente o eixo da repressão”, ressaltou Mavignier.
Em 2022, o programa irá continuar para atender mais alunos, pais e professores das diversas áreas da capital e demais municípios do interior do Amazonas.
“Queremos que esses adolescentes entendam que existem outras alternativas, antes de decidirem entrar para o mundo do crime, pois após estar nele a recuperação é muito mais difícil. Por isso tentamos envolver todos do ciclo de convívio, como pais e professores, para que seja realizado um trabalho em conjunto, pois, o papel da escola e da família também é informar, orientar, cuidar e proteger”, enfatizou Paulo Mavignier.
”Estamos prontos para levar informações necessárias à população, então, assim que solicitado, nós organizamos o nosso cronograma para atender a todos”, informou o delegado.
Como solicitar as palestras – O Denarc disponibiliza para a população o número (92) 3214-3702, caso os representantes das instituições de ensino queiram solicitar palestras nas escolas.
Link: https://we.tl/t-iH62IfOLhy
MATERIAL EM VÍDEO
Conteúdo: Sonora delegado Paulo Mavignier, diretor do Denarc.