Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Participantes de debate listam avanços e desafios para a representação feminina na política brasileira
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Participantes de debate listam avanços e desafios para a representação feminina na política brasileira
Nacional

Participantes de debate listam avanços e desafios para a representação feminina na política brasileira

4 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

01/10/2025 – 20:07  

Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

Denise Pessôa: “As cotas representam conquistas e ressignificam a democracia”

Participantes de um debate na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados destacaram a importância das cotas femininas na política para a consolidação da democracia, mas ressaltaram o longo caminho para alcançar uma representação mais igualitária, especialmente em um contexto histórico de racismo, machismo e violência política.

“As cotas representam conquistas, ressignificam a democracia brasileira, impulsionam as novas gerações. A gente vê hoje um parlamento mais diverso, com mais mulheres, mais negros e negras. Mas a gente [mulheres] não chega nem a 30% aqui no Congresso”, lamentou a presidente da Comissão de Cultura, deputada Denise Pessôa (PT-RS), nesta quarta-feira (1º).

Atualmente, as 92 deputadas federais em exercício representam cerca de 18% do total de 513 deputados. O número é baixíssimo, na avaliação da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

“Isso é expressão de uma relação de poder, de subalternização das mulheres que predomina em uma sociedade com maioria de mulheres”, afirmou Jandira. “É um processo cultural, econômico e político. Por isso, temos que ter políticas afirmativas para aumentar a representação de mulheres.”

Histórico
A historiadora Natalia Pietra Méndez contextualizou o debate, lembrando que a aprovação da primeira lei de cotas, há 30 anos, é resultado de uma longa resistência das mulheres, incluindo as lutas das mulheres indígenas e negras contra sistemas patriarcais e racistas.

O marco legal das cotas femininas teve seu início em 1995, com a Lei 9.100/95, de autoria da então deputada Marta Suplicy (SP). Naquele momento, a lei estabeleceu a obrigatoriedade de 20% para candidaturas femininas nas eleições municipais.

Dois anos depois, a Lei 9.504/97 passou a prever o percentual mínimo de 30% e o máximo de 70% de candidaturas para cada gênero. Em 2009, a Minirreforma Eleitoral (Lei 12.034/09) tornou a regra obrigatória.

Desafios
Apesar da evolução legislativa, as debatedoras apontaram os desafios que ainda impedem a plena representação feminina na política. A pesquisadora e escritora Marisa Formolo Dalla Vecchia destacou que a cultura brasileira carrega em sua estrutura uma narrativa discriminatória, que naturalizou homens como líderes natos e mulheres como meras reprodutoras da cultura.

“Os partidos reproduzem as relações que a sociedade tem”, observou Marisa. “A nossa sociedade é patriarcal, machista, discriminatória, misógina, mas também é alternativa, também é possibilidade de transformação”, disse.

Sugestões
Para além das cotas, as participantes apresentaram sugestões para acelerar a igualdade na política. Jandira Feghali defendeu a reserva de cadeiras. “Vai valer para todos os poderes. Nenhuma cidade vai ficar sem vereadora e nenhum estado vai ficar sem deputada.”

Por sua vez, Marisa Formolo Dalla Vecchia sugeriu punições para os partidos que não garantirem o exercício do direito das mulheres. “Para ter equidade de cadeiras, é preciso equidade nas candidaturas. Enquanto não houver equidade, estaremos lutando ferrenhamente por um direito que está constituído.”

Já Natalia Méndez sugeriu, entre outras medidas, o investimento dos partidos políticos na formação de lideranças femininas e a abertura de espaço para que as mulheres estejam de fato no centro das eleições.

Expresso 168
O debate desta quarta – sobre  o tema “Cultura, Política e Mulheres: 30 anos da lei de cota para candidaturas femininas” – integrou o “Expresso 168”, espaço permanente de diálogo e fiscalização das políticas públicas, na forma de encontros com gestores, produtores e artistas de todas as linguagens para discutir a política cultural.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Ana Chalub

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Outubro Rosa: Governador Wilson Lima destaca importância das Carretas de Saúde na prevenção ao câncer de mama
Próximo artigo Macaé Evaristo defende criação de um Sistema Nacional de Direitos Humanos

Mais notícias desta categoria

Deputado defende aprovação em exame de proficiência como requisito para o exercício da medicina; assista

2 horas atrás

Projeto prevê registro automático para fertilizantes certificados pelos BRICS

3 horas atrás

Líder diz que governo vai encaminhar ao Congresso com urgência projeto que acaba com a escala 6×1

4 horas atrás

Projeto autoriza estados a legislar sobre desapropriação

5 horas atrás

Conselho de Ética reúne-se nesta terça-feira

6 horas atrás

Gás do Povo: medida aprovada prevê instalação de biodigestores para famílias de áreas rurais

17 horas atrás

Câmara aprova MP que cria o Programa Gás do Povo com botijão gratuito para famílias de baixa renda

18 horas atrás

Câmara votará acordo entre Mercosul e União Europeia na última semana de fevereiro, diz Motta

19 horas atrás

Durante abertura do ano legislativo, Alcolumbre defende diálogo e repúdio ao extremismo

22 horas atrás

Presidente da Câmara destaca prioridades legislativas e votações previstas para 2026

22 horas atrás

Fachin destaca papel do Congresso e metas do Judiciário

22 horas atrás

Prioridades do governo para 2026 incluem fim da escala 6×1 e projetos de segurança pública

22 horas atrás
Comissão aprova garantia de exame para detectar síndrome genética em bebês com histórico familiar

Governo aponta acordo Mercosul-União Europeia e votações de MPs como prioridades; assista
Comissão propõe que atletas fiquem com 50% dos direitos de imagem em apostas esportivas
Oposição aponta derrubada de veto e instalação de CPMI do Banco Master como prioridades na retomada dos trabalhos
Projeto criminaliza indução a desafios perigosos que coloquem a vida em risco
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?