Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Parlamentares e atletas querem aprovação de projeto que garante continuidade de incentivos ao esporte
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Parlamentares e atletas querem aprovação de projeto que garante continuidade de incentivos ao esporte
Nacional

Parlamentares e atletas querem aprovação de projeto que garante continuidade de incentivos ao esporte

9 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

11/03/2025 – 19:59  

Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Atletas, ex-atletas e deputados em entrevista coletiva sobre o projeto

Deputados da bancada do esporte, atletas e ex-atletas defenderam a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 234/24, que garante incentivos e benefícios fiscais permanentes para o fomento do esporte brasileiro. Eles se reuniram nesta terça-feira (11) com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta.

O texto, na prática, revoga a Lei de incentivo ao esporte, que permite que recursos provenientes de renúncia fiscal sejam aplicados em projetos das diversas manifestações desportivas e paradesportivas, por meio de doações e patrocínios. A lei estabelece que esses benefícios sejam revistos a cada cinco anos e, por se tratar de uma lei ordinária, PODE ser alterada por maioria simples dos votos. Já o projeto de lei complementar dá uma maior perenidade aos incentivos, pois há necessidade de maioria absoluta para eventuais mudanças na legislação.

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) afirmou que há urgência de se votar a proposta. Segundo ele, é importante ampliar o incentivo ao esporte e garantir mais recursos financeiros ao setor. “Vai ser um PLP simples, em diálogo com o governo”, disse Silva.

Ele ressaltou que a proposta tem o apoio de parlamentares governistas e de oposição. “O deputado Luiz Lima (PL-RJ), que é de direita, e o deputado Felipe Carreras (PSB-PE), que é de esquerda, apoiam esse projeto”, citou.

Para Luiz Lima, os incentivos de renúncia fiscal para o esporte devem ser os mesmos que existem para o setor cultural, como previsto na Lei Rouanet. Atualmente, pessoas jurídicas podem deduzir até 4% do imposto devido para incentivo a produções culturais; já para o esporte, a legislação atual prevê até 2%.

“esporte e cultura são pilares da educação. O Oscar alcançou uma audiência nos EUA de 16 milhões, já a final do Superbowl, 56 milhões. esporte é UNIÃO. esporte é o maior movimento humano que une as pessoas. Eu não vi nenhum projeto de cultura que una desde a pontinha da direita à pontinha da esquerda, e o esporte consegue essa façanha”, disse Lima.

Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Ana Moser defendeu a aprovação do projeto

A ex-ministra dos esportes e ex-jogadora de vôlei Ana Moser afirmou que a reforma tributária aprovada PODE colocar em risco a Lei de incentivo ao esporte, já que está previsto, em caso de déficit fiscal, que benefícios fiscais não poderiam ser renovados, o que prejudicaria os incentivos, que precisam ser renovados a cada cinco anos.

“Tivemos a mobilização dos parlamentares para lutar pela tramitação dessa lei e para que tenhamos perenidade dos benefícios e, também, para ter ampliação do percentual de incentivo para as empresas contribuírem com projetos esportivos”, defendeu Ana Moser.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Pierre Triboli

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Para Hugo Motta, investimento no esporte garante retorno à sociedade
Próximo artigo Grupo Nova Vida visita espaço de convivência e lazer na sede da Semulsp

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova evento não competitivo em via pública sem aval de confederação

2 dias atrás

Debatedores apontam cenário crítico para continuação das atividades das usinas Angra 1 e 2

2 dias atrás

Cancelada audiência sobre qualidade da arbitragem no futebol brasileiro

2 dias atrás

Comissão de Saúde debate política nacional de cuidado integral às pessoas com Parkinson

2 dias atrás

Comissão discute qualidade da arbitragem no futebol brasileiro

2 dias atrás

Comissão aprova obrigatoriedade de exame pré-operatório antes de procedimentos estéticos

2 dias atrás

Conselho de Ética ouve deputados e testemunhas sobre ocupação do Plenário

2 dias atrás

Comissão aprova ampliação de transparência e controle social sobre a qualidade do transporte público

2 dias atrás

Comissão debate falta de energia elétrica nos municípios brasileiros

2 dias atrás

Comissão discute violência contra a população em situação de rua

2 dias atrás

Comissão aprova jornada reduzida para trabalhadores de frigoríficos

2 dias atrás

Comissão aprova criação de 45 cargos de tecnologia da informação para TRT de Brasília

2 dias atrás
Comissão aprova obrigação de selo de origem em produtos exportados
CPMI do INSS convoca Romeu Zema e rejeita chamar Lulinha e Jorge Messias
Comissão aprova multa para grande empresa que atrasa pagamento a fornecedor
Alcolumbre diz que pedirá parecer jurídico da Câmara e do Senado sobre decisão de Gilmar Mendes
Congresso aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026 com meta de superávit
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?