Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Parlamentares do BRICS querem reforma das instituições internacionais e uma governança global justa
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Parlamentares do BRICS querem reforma das instituições internacionais e uma governança global justa
Nacional

Parlamentares do BRICS querem reforma das instituições internacionais e uma governança global justa

9 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

05/06/2025 – 16:27  

Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Declaração conjunta do 11º Fórum Parlamentar dos BRICS

Declaração conjunta aprovada na sessão de encerramento do 11º Fórum Parlamentar do BRICS defende o multilateralismo, uma governança global justa, equitativa e inclusiva e a reforma das instituições internacionais para refletirem melhor as vozes e os interesses dos países em desenvolvimento. “Defendemos uma ordem mundial baseada no respeito mútuo, na igualdade e na cooperação internacional”, diz o documento final do encontro.

O documento sugere a diversificação de meios de interação entre os legislativos dos países do bloco, como fóruns para jovens parlamentares e encontros temáticos, além de garantir como evento anual regular a reunião de mulheres parlamentares do BRICS.

Segundo o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), a declaração é uma importante mensagem política para os chefes de Estado e Governo que se reunirão no Rio de Janeiro para a cúpula dos BRICS em julho e também para a comunidade internacional. “É uma mensagem clara em favor da cooperação, do multilateralismo, da inclusão e do desenvolvimento sustentável para todos”, disse Motta no encerramento do evento.

Comércio internacional
O documento defende a necessidade de reformar as instituições multilaterais que formam os sistemas financeiro, comercial e monetário internacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial. “Essas reformas abrangem a revisão das participações acionárias no Banco Mundial, o realinhamento de cotas do FMI e o aumento da representação dos países em desenvolvimento em posições de liderança nas instituições financeiras internacionais”, afirma o texto.

saúde
Ações para enfrentar doenças tropicais negligenciadas e outras que afetam desproporcionalmente o sul global foram defendidas no documento final. O termo sul global engloba países que possuem desafios semelhantes de desenvolvimento econômico e social a despeito de contextos culturais heterogêneos entre si.

“Incentivamos esforços conjuntos para melhorar o acesso tempestivo, equitativo e irrestrito a serviços essenciais de saúde de qualidade, bem como a medicamentos, vacinas e tecnologias relevantes que sejam seguros, eficazes, de qualidade e acessíveis para todos”, disseram os participantes, em relação ao acordo de pandemias, criado para coordenar respostas mais equitativas e eficazes em futuras emergências sanitárias, com base nas lições aprendidas durante a pandemia da COVID-19.

Inteligência artificial
O avanço da inteligência artificial (IA) deve ser tratado, de acordo com o documento, a partir de marcos legais e regulatórios e políticas que assegurem transparência e ética no uso seguro da tecnologia.

“Ao defender os direitos e interesses da humanidade, ressaltamos a importância de uma inteligência artificial centrada no ser humano, orientada para o desenvolvimento, inclusiva, confiável, segura, protegida, imparcial, ética e voltada para o bem comum”, defendem os países signatários.

O texto defende que os benefícios da IA devem ser compartilhados de forma a promover a inovação, reduzir a exclusão digital e apoiar o desenvolvimento sustentável.

Clima
A colaboração entre parlamentos será importante para padronização contábil das emissões de carbono e para desenvolver mercados de carbono transparentes e justos, de acordo com os participantes.

O texto também reconhece a importância dos esforços legislativos para viabilizar ações de restauração de ecossistemas, conservação da biodiversidade, fortalecimento de infraestrutura resiliente a desastres, entre outros desafios ambientais.

“As pessoas em situações vulneráveis devem ser incluídas e consideradas no planejamento de políticas e nos processos decisórios relativos à resposta a esses eventos e seus efeitos adversos”, afirmam os parlamentares.

Segurança
O documento traz uma antiga reivindicação do governo brasileiro, a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas. “Essa reforma deve torná-lo mais justo, equitativo, democrático, representativo, eficaz e eficiente, refletindo melhor as realidades atuais e os anseios da comunidade internacional”, escreveram os parlamentares. O texto tem críticas ao terrorismo citando diretamente os ataques em regiões do norte da Índia em abril.

A declaração conjunta será repassada aos chefes de Estado e Governo dos países como contribuição para a XVII Cúpula de Líderes do BRICS, que acontece no Rio de Janeiro nos dias 6 e 7 de julho.

O documento é assinado por representantes de dez países (Brasil, África do Sul, China, Emirados Árabes, Egito, Etiópia, Índia, Indonésia, Irã, Rússia). A Arábia Saudita, membro do bloco, não enviou delegação para o evento. O próximo fórum parlamentar acontecerá na Índia em 2026.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Geórgia Moraes

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Saúde atualiza situação das arboviroses no Amazonas nesta quinta-feira
Próximo artigo Prefeitura de Manaus intensifica sinalização viária no bairro Tancredo Neves e amplia revitalização urbana pela cidade

Mais notícias desta categoria

Projeto cria Fundo para Acolhimento de Animais para financiar abrigos

4 dias atrás

Projeto endurece regras para condenados por crimes sexuais contra crianças

4 dias atrás

Projeto dispensa audiência de custódia em caso de maus-tratos a animais

4 dias atrás

Projeto aumenta pena de importunação sexual na frente de criança

4 dias atrás

Projeto aumenta pena para exploração sexual infantil em fronteiras

4 dias atrás

Proposta eleva pena de estupro com lesão grave ou morte para 40 anos

4 dias atrás

Projeto destina 20% dos royalties de petróleo da foz do Amazonas para SUS e enfermagem

4 dias atrás

Projeto cria sistema de rastreabilidade para combater adulteração de bebidas destiladas

4 dias atrás

Projeto anistia multas ambientais aplicadas a produtores rurais no Acre

4 dias atrás

Projeto anistia multas ambientais aplicadas a produtores rurais no Acre

4 dias atrás

Projeto prevê até dez anos de prisão para quem dopar outra pessoa sem consentimento

4 dias atrás

Plenário pode votar pedido de urgência para acelerar projeto sobre concorrência nos mercados digitais

4 dias atrás
Projeto obriga emissoras de rádio e televisão a divulgarem agenda de votações da Câmara
Deputadas integram comitê para monitorar Pacto Nacional contra o Feminicídio; assista
Projeto obriga condomínios a denunciar casos de maus-tratos a animais
Projeto tipifica crime de sabotagem em redes de telecomunicações
Projeto tipifica crimes de falsificação e de comercialização ilícita de cigarros
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?