Nesta segunda-feira (05/06), dando continuidade às ações educativas, de conscientização e, principalmente, de segurança do trânsito durante o Festival Folclórico de Parintins, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) iniciou o curso de atualização de agente de trânsito para 34 servidores da Empresa Municipal de Trânsito e Transportes (EMTT), daquele município (distante 369 quilômetros da capital).
O curso acontece no Centro do Idoso Pastor Lessa, localizado na rua 24 de Janeiro, bairro Itaúna 2, nos períodos da tarde e noite, com carga horária de 32 horas e dividido em três módulos: Legislação (12h), Ética e Cidadania (4h) e Operação e Fiscalização de Trânsito, com aulas práticas e simulação de Blitz (16h).
De acordo com a agente de trânsito do EMTT, Luciana Souza, 33, ter o curso antes do festival folclórico ajuda neste período de maior demanda. “Sabemos que no momento do festival, a cidade toda fica mais caótica e ter esse curso de atualização, ajuda justamente nesse momento onde vamos precisar atuar”, disse ela.
As aulas serão ministradas durante cinco dias, pelas técnicas da Gerência de Educação para o Trânsito do Detran-AM, Leonice Reis e Delnandina Monteiro, além da agente de trânsito da fiscalização do departamento, Rosana Siqueira.
“Essa atualização é importante para esses agentes, para que eles saibam as normas mais atuais de trânsito, como observar os pontos específicos no momento da abordagem, visando sempre orientar e educar a população de Parintins”, declarou Rosana.
O objetivo do curso, conforme a Portaria n° 966, de 25 de junho de 2022, da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), é o aperfeiçoamento teórico e prático de todos os profissionais que executam atividades de fiscalização, operação e policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento nos órgãos.
Blitz
Ainda nesta segunda-feira, a equipe de Educação do Detran Amazonas promoveu uma blitz educativa, no centro da cidade, onde foram abordados pedestres, motoristas e tricicleiros, para conscientizá-los sobre a importância das regras de trânsito nas vias antes e durante o 53⁰ Festival Folclórico.
“Essa é a nossa primeira blitz educativa no município em parceria com o EMTT local, para que possamos passar à população toda a segurança e os cuidados que os mesmos devem ter no trânsito, principalmente visando proximidade do festival folclórico, onde a cidade acaba se movimentando muito mais”, finalizou Delnandina Monteiro.