Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Parceria: Governo do Amazonas e TJAM assinam acordo em prol dos direitos da pessoa idosa
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Parceria: Governo do Amazonas e TJAM assinam acordo em prol dos direitos da pessoa idosa
Governo do Amazonas

Parceria: Governo do Amazonas e TJAM assinam acordo em prol dos direitos da pessoa idosa

9 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Acordo implementa projeto “Um Convívio sem violência”, que atua no atendimento e reeducação de agressores da pessoa idosa

Visando a proteção dos direitos da pessoa idosa, o Governo do Amazonas e o Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM) assinaram, nesta segunda-feira (11/11), o Acordo de Cooperação Técnica para a implementação do projeto “Um Convívio sem violência”, que atuará no atendimento educacional para agressores de idosos em qualquer fase da instrução criminal.

Integrado ao programa “EnvelheSer 60+”, da Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC), o projeto implementa serviços de responsabilização e reeducação do agressor por meio de palestras, grupos reflexivos e outras atividades de conscientização, além de atendimento psicossocial e acompanhamento dos casos de forma especializada.

A implantação visa contribuir para resolução de conflitos intrafamiliares, promover habilidades de comunicação não violenta, além de ferramentas práticas para lidar com situações de estresse, frustração e conflito, visando substituir os padrões comportamentais agressivos.

Foto: Divulgação/ Tribunal de justiça

Os encontros já ocorrem desde junho deste ano, em parceria com a delegacia Especializada de Crime Contra Idoso (DECCI), e agora será expandido com o TJAM. Ao todo, já foram realizados 18 encontros no ano, com mais de 40 familiares acompanhados e 244 pessoas alcançadas com palestras e abordagens educativas.

De acordo com a secretária executiva adjunta da pessoa idosa, Franciane Alves, o objetivo não será punir o agressor, mas conduzi-lo por um caminho de auto responsabilidade, colaborando para a construção de relações familiares saudáveis e livres de violência contra a pessoa idosa.

“Pretendemos começar as ações ano que vem, seguindo o plano de trabalho em conjunto com o TJAM. Além dos encontros terapêuticos, a equipe pretende debater e estimular a reflexão sobre temas que envolvem os direitos e bem-estar do idoso”, acrescentou a secretária.

O prazo de vigência deste Acordo de Cooperação será de 12 (doze) meses a partir da assinatura, podendo vigorar por prazo indeterminado, caso haja manifestação dos órgãos.

Foto: Divulgação/ Tribunal de justiça

EnvelheSer 60+

Coordenado pela Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), o programa atualiza as políticas e assistência para o público, por meio de serviços de apoio à REDE de atendimento e enfrentamento à violência contra a pessoa idosa.

A iniciativa tem três eixos de atuação: atendimento às vítimas de violência e garantia de direitos; prevenção, enfrentamento à violência e interiorização das políticas; promoção da saúde, bem-estar e autonomia financeira.

Por meio dessas diretrizes são implementados os projetos sociais, com serviços de orientação jurídica; técnico de enfermagem; aula de hidroginástica; aulão de dança; linhas de crédito do Empreender no Envelhecer; a Gincana Violeta, que estimula o bem-estar do idoso por meio de brincadeiras e dinâmicas físicas; o ‘Capacidoso’, que reforça os mecanismo de auxílio e combate à violência contra a pessoa idosa para a REDE de proteção local; entre outros.

O post Parceria: Governo do Amazonas e TJAM assinam acordo em prol dos direitos da pessoa idosa apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonascapaGoverno do AmazonasProjetos sociaisViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeito David Almeida anuncia mega-ação de limpeza
Próximo artigo Visita técnica da Controladora-Geral do Rio Grande do Norte

Mais notícias desta categoria

No Dia do Cardiologista, Hospital Francisca Mendes destaca a ampliação do acesso à cirurgia cardíaca minimamente invasiva

6 horas atrás

Governo do Amazonas inicia envio de 60 viaturas para reforçar segurança no interior do estado

8 horas atrás

Exploração e exposição de crianças e adolescentes na internet: PC-AM alerta sobre o crime e orienta a população sobre formas de denúncia

8 horas atrás

Bioeconomia: Ciama realiza Diálogo Participativo em Careiro

8 horas atrás

Governador Wilson Lima propõe carta conjunta de governadores para a COP30 e alerta para entraves no licenciamento da BR-319

9 horas atrás

Primeira edição do ‘Banzeiro Cabôco’ leva música regional ao Largo de São Sebastião

9 horas atrás

Governo do Amazonas abre matrículas para mulheres nos núcleos fixos do Formando Campeões

9 horas atrás

UEA e SSP-AM promovem conferência para debater inovação em Segurança Pública do Amazonas

9 horas atrás

Sefaz divulga sorteados da Nota Fiscal Amazonense do mês de Agosto

10 horas atrás

Amazonas Filarmônica e Coral do Amazonas apresentam ‘Requiem’, de Dvořák, no Teatro Amazonas

10 horas atrás

Sine Amazonas divulga 309 vagas de emprego para esta quinta-feira

11 horas atrás

Mais de 8 mil pessoas participaram da programação do Amazonas Green Jazz Festival 2025

12 horas atrás
Governador Wilson Lima afirma que COP em Belém será importante para mostrar ao mundo as prioridades da Amazônia
Governo do Amazonas reforça segurança pública no interior com novas viaturas
Governo do Amazonas e Unicef realizam Encontro Estadual ‘Zelar e Proteger’ para fortalecer rede de proteção infanto-juvenil
Serviço aéreo da SSP-AM resgata bebê com bronquiolite aguda grave em comunidade rural em Manaus
Amazonas sedia 14ª reunião do Conselho Nacional de Secretários de Justiça, Cidadania e Administração Penitenciária do Brasil
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?