Há 55 minutos
Por Agência Amazonas
Na primeira fase, o programa Trabalhando a Liberdade revitalizou a Vila Olímpica de Manaus e os estádios Carlos Zamith e Ismael Benigno
FOTOS: Rudson Renan/FaarO Governo do Amazonas entregou a Vila Olímpica de Manaus e o estádio Carlos Zamith revitalizados para valorização do esporte no estado. A ação em parceria da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) e da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) foi executada pelos internos do programa Trabalhando a Liberdade, que também já revitalizou o estádio Ismael Benigno.
“Essa parceria intersecretarias é uma determinação do governador Wilson Lima importante, pois, além de trazer recursos financeiros, ajuda na ressocialização dos internos de volta à sociedade. Foi graças a esse trabalho de hombridade que hoje estamos com dois estádios revitalizados, o Zamith e a Colina, além da Vila Olímpica, que é o grande coração do esporte amazonense”, disse Jorge Oliveira, diretor-presidente da Faar.
O titular da Seap apontou que o programa trabalha as pessoas para o benefício da sociedade. “Foi nos dada a responsabilidade de criar o programa Trabalhando a Liberdade, que começa desde a capacitação dos internos, preparando-os profissionalmente, para, após isso, por meio de parcerias intersecretarias, fornecer serviços a essas pessoas”, disse o secretário Paulo César.
A parceria entre Faar e Seap começou em agosto de 2021, levando Pessoas Privadas de Liberdade (PPLs), dos regimes aberto e semiaberto, para exercerem trabalhos remunerados pelo Estado, sendo capacitados para o serviço por meio de cursos especializados.
Coronel Paulo César (à esq.), titular da Seap, e Jorge Oliveira, diretor-presidente da Faar. FOTOS: Rudson Renan/FaarNa Vila Olímpica de Manaus, que ocupa uma área de 250 mil metros quadrados, os 50 trabalhadores do programa realizaram ações nas áreas dos prédios administrativos, refeitórios, banheiros, praça das bandeiras, pintaram de gradis, muros e calçadas, além de serviços de manutenção, como limpeza e roçagem no complexo esportivo.
No estádio Carlos Zamith, o trabalho foi de pinturas na área externa e interna do estádio como arquibancadas, salas administrativas, banheiros e os vestiários.
Um dos internos que estão envolvidos no projeto é Samnyson Souza, que participou do descerramento da placa inaugural no momento da inauguração na Vila Olímpica. “É uma mudança de vida, pois através do trabalho nós conseguimos a dignidade e superamos as dificuldades. Eu só tenho a agradecer ao Governo e a toda a equipe da Seap e da Faar pela chance de voltar a trabalhar”, disse.
Agora inicia-se a segunda fase da ação de cooperação entre as secretarias, os trabalhadores do programa Trabalhando a Liberdade seguem as atividades para a revitalização do Ginásio de Ginástica do Amazonas e o Ginásio Poliesportivo Renné Monteiro, que tem a previsão de conclusão para 90 dias.
FOTOS: Rudson Renan/FaarFOTOS: Rudson Renan/Faar