Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Parceria Cetam/Grupo Raio de Sol garante aula de corte e costura a mães de pacientes
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Parceria Cetam/Grupo Raio de Sol garante aula de corte e costura a mães de pacientes
Gestão Estadual

Parceria Cetam/Grupo Raio de Sol garante aula de corte e costura a mães de pacientes

5 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
Atualmente, cerca de 15 mães estão inscritas no curso de Qualificação Profissional Iniciação à Corte e Costura.

Mães de pacientes que fazem tratamento oncológico estão aprendendo a costurar graças à parceria entre o Centro de educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e o Grupo Raio de Sol. Fundada há 18 anos, a Organização Civil de Interesse Público (Oscip) tem o objetivo de dar assistência a crianças de baixa renda, acometidas de doenças do sangue. Elas fazem tratamento na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).

Por meio do Projeto Terceiro Setor, do Cetam, vem sendo ofertado o curso de Qualificação Profissional Iniciação à Corte e Costura. As aulas acontecem em uma sala localizada no prédio anexo do Hemoam, na avenida Constantino Nery, Chapada, zona centro-sul de Manaus. O curso iniciou dia 31 de agosto e vai até 23 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.

As 15 alunas inscritas carregam histórias de superação, fé e otimismo. Todas aproveitam as aulas para aprender e, de certa forma, também ocupar a mente, deixando um pouco de lado a preocupação com a doença que acomete seu familiar.

“Tenho um filho de 22 anos que é hemofílico e faz tratamento no Hemoam. Em 2017 perdi outro filho para a mesma doença. A costura me ajudará a conseguir uma renda extra”, conta a dona de casa Eleni Roque, de 42 anos, que realiza serviços de limpeza em embarcações para se manter.

Elizabeth da Silva, 38, também dona de casa, veio do município de São Gabriel da Cachoeira há seis anos em busca de cura para o filho, na época com 3 anos. Hoje, o menino tem 9 anos e está vencendo a leucemia. “O tratamento é demorado, e é preciso que a gente se mantenha na capital. Quis aprender a costurar para conseguir uma renda a mais”, ressalta ela, que sobrevive com um benefício que o filho recebe.

Talento de mães – O Grupo Raio de Sol tem um programa batizado “Talento de mães”, cujo objetivo é capacitar essas mulheres para que ajudem no sustento da família enquanto acompanham o parente no Hemoam”, explica Clarissa de Souza, 36, assistente social da Oscip. “A maior parte dos pacientes assistidos vem do interior do Amazonas”, informa, acrescentando que durante o primeiro ano de tratamento é dado esse suporte, extensivo à família.

A assistente social adianta que a direção do Grupo Raio de Sol, presidido por Wilmara Batista, pretende firmar futuras parcerias com o Cetam. Dentre os cursos que poderá solicitar estão Malharia, Moda praia, Moda Íntima e Moda Social, ministrados por Eliete dos Santos, 57, instrutora que vem ensinando as mães de pacientes a costurar.

“Todas são muito interessadas e já manifestaram o desejo de aprender mais sobre corte e costura”, diz Eliete.

Tags:Educação TecnológicaManausSão Gabriel da Cachoeira
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Policiais do 1º GPM detém homem em posse de armas e drogas em Alvarães
Próximo artigo Governador do AM visita obras de ampliação do Centro de Convenções Vasco Vasques

Mais notícias desta categoria

Amazonas avança na pecuária sustentável

1 dia atrás

Procon Manaus leva serviços ao Nova Esperança

1 dia atrás

Procon Manaus: Aumento na cesta básica em supermercados

2 dias atrás

Governo do Amazonas mantém serviços essenciais no feriado

2 dias atrás

#SouManaus: Prefeito David Almeida e entrega de kits

2 dias atrás

Análise da água: nova ferramenta para detectar metais pesados

2 dias atrás

Pró-Saeb: 36 mil alunos participam do simulado

2 dias atrás

Mudas de cacau: Idam distribui 9,6 mil em Lábrea

3 dias atrás

FVS-RCP: Fortalecendo a Gestão da Vigilância Sanitária

3 dias atrás

#SouManaus: David Almeida destaca festival cultural 2025

3 dias atrás

Redução de 29% em mortes no trânsito em Manaus

3 dias atrás

Inscrições Afeam para Palestras na Feira de Negócios

3 dias atrás
Pré-Vest UEA: Revisão Gratuita no 3º Aulão Interativo
Governo do Amazonas realiza captação e transporte de órgãos
FCecon realiza exames laboratoriais de alta qualidade
Mutirão da Cidadania: Emissão da Carteira de Identidade
Telessaúde: Inovações do Amazonas no Conass
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?