Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Paralimpíadas 2024: representantes amazonenses sonham com medalha em Paris
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Paralimpíadas 2024: representantes amazonenses sonham com medalha em Paris
Governo do Amazonas

Paralimpíadas 2024: representantes amazonenses sonham com medalha em Paris

12 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Evento inicia no próximo dia 28 de agosto e segue até o dia 8 de setembro

FOTO: Julcemar Alves/Sedel.

Após Pedro Nunes nas Olimpíadas, agora é a vez de Maria de Fátima do halterofilismo e Elielton Lira do judô representarem a bandeira do Amazonas nas Paralimpíadas. Para alcançarem a tão sonhada vaga paralímpica, os paratletas receberam apoio do Governo do Amazonas por meio do Bolsa esporte Estadual e do projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024.

De acordo com secretário de Estado do Desporto e lazer (Sedel), Jorge Oliveira, aproximadamente 15 mil atletas estão no rol do Governo do Estado, e isso dá essa elevação para o alto rendimento, porque, desses atletas, foram selecionadas mais de mil passagens aéreas nos últimos anos.

“Dessas, nós tivemos mais de 300 campeões nacionais e internacionais, o que gerou o Bolsa esporte. 150 entraram nele, e nós tivemos ali aproximadamente oito atletas com chances reais para as Olimpíadas e Paralimpíadas. Isso colocou a Amazonas na rota Olímpica do país”, destaca o secretário.

Natural do município de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus), Maria de Fátima, de 30 anos, conheceu o esporte em 2017, e dois anos depois, encontrou o halterofilismo e decidiu dedicar-se a ele. Em seu currículo, ela traz conquistas como: o bronze no Parapan-Americano de Santiago 2023; a prata no 13th Fazza Dubai Parapowerlifting World Cup; além de terminar o ano de 2023 no topo do ranking nacional. Atualmente, é a quarta melhor do mundo. Nas Paralimpíadas, ela competirá na categoria até 67kg feminina.

“Peguei vários não, várias portas batidas na cara, mas eu falei assim, mesmo pegando não, , eu continuei, eu permaneci. E agora sim, agora com o Governo eu consegui. Treinar para as Paralimpíadas exige muito esforço e determinação. Um atleta ele gasta com transporte, com alimentação, com nutricionista, com suplemento. O apoio do governo foi fundamental para chegar até aqui”, completa Maria.

O outro amazonense representante do estado em Paris, é Elielton Lira, de 28 anos, que leva o nome do Amazonas ao topo esportivo mundial, pois ele é atualmente o segundo no ranking internacional da modalidade paralímpica, e encontrou no judô uma maneira de recomeçar. Aos 12 anos de idade, perdeu a visão após um acidente com arma de fogo, e em 2014 encontrou o esporte a qual se dedica até hoje, onde carrega uma prata na categoria até 60kg nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, e uma prata no Pan-Americano do Canadá 2022.

“Primeiramente me foi oferecido a estrutura que tem na Vila Olímpica, onde eu morei por seis anos. Então o Governo do Amazonas me ajudou bastante na oferta da estrutura e nas questões das passagens, pois sem elas não tinha como a gente participar das competições principais no judô”, afirma ele.

Calendário

Os jogos Paralímpicos de Paris 2024 ocorrem entre os dias 28 de agosto, quando acontecerá a abertura oficial, e 08 de setembro. Elielton Lira inicia sua busca pelo pódio no dia 5 de setembro, quando disputará na categoria J1 até 60kg. Já Maria de Fátima, competirá no dia 6 de setembro, na categoria feminina até 67kg.

Sonoras: Jorge Oliveira, secretário da Sedel; Elielton Lira, paratleta de judô; Maria de Fátima, paratleta de halterofilismo.

O post Paralimpíadas 2024: representantes amazonenses sonham com medalha em Paris apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AcidentesAmazonasGoverno do AmazonasManausTefé
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Série Encontro das Águas: ‘Oriente’ convida público a imersão no universo pop oriental
Próximo artigo Balanço da SES-AM mostra que os hospitais vêm recebendo pacientes com doenças que deveriam ser tratadas na Atenção Básica

Mais notícias desta categoria

Sect atende 208 famílias em mais uma etapa de regularização fundiária em Caburi, em Parintins

2 horas atrás

Governador Wilson Lima afirma que COP em Belém será importante para mostrar ao mundo as prioridades da Amazônia

2 horas atrás

Governo do Amazonas reforça segurança pública no interior com novas viaturas

3 horas atrás

Governo do Amazonas e Unicef realizam Encontro Estadual ‘Zelar e Proteger’ para fortalecer rede de proteção infanto-juvenil

3 horas atrás

Serviço aéreo da SSP-AM resgata bebê com bronquiolite aguda grave em comunidade rural em Manaus

3 horas atrás

Amazonas sedia 14ª reunião do Conselho Nacional de Secretários de Justiça, Cidadania e Administração Penitenciária do Brasil

3 horas atrás

Ipaam e UEA destacam que águas da Bacia do Tarumã-Açu estão dentro dos padrões, mas com qualidade em queda

6 horas atrás

Detran-AM inicia primeiro curso remoto alcançando 11 municípios do estado

6 horas atrás

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta terça-feira (12/08)

7 horas atrás

Encontro de saberes ancestrais e contemporâneos é tema de encontro apoiado pelo Governo do Estado

7 horas atrás

Educação do Amazonas é destaque no Prêmio MEC da Educação Brasileira

9 horas atrás

Busca Preço Amazonas agora tem aplicativo para celular

9 horas atrás
Governo do Amazonas executa elaboração de projeto para pavimentação do ramal do Km 15, na BR-174
Gavião-pedrês e filhotes de aracuã são resgatados em Manaus pelo Ipaam
Programação das Feiras de Produtos Regionais da ADS conta com duas edições especiais esta semana
Gêmeas siamesas separadas por cirurgia recebem acompanhamento do Programa Melhor em Casa
FCecon destaca avanços em 51 anos na homenagem recebida da Assembleia Legislativa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?