Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Para Motta, objetivo da reforma administrativa é um Estado mais leve com serviço melhor
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Para Motta, objetivo da reforma administrativa é um Estado mais leve com serviço melhor
Nacional

Para Motta, objetivo da reforma administrativa é um Estado mais leve com serviço melhor

4 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

09/06/2025 – 12:29  

Reprodução YouTube

Motta cobrou do governo maior critério na distribuição do BPC

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu a aprovação da reforma administrativa para que o Estado seja mais leve, mais barato e que os serviço público seja prestado com maior qualidade. Segundo ele, o objetivo não é perseguir servidor e sim instituir a meritocracia e o uso das tecnologias que o setor privado já usa para enxugar seus custos.

Motta participou de evento promovido pelo jornal Valor Econômico nesta segunda-feira (9), em São Paulo.

Hugo Motta criou no mês passado um grupo de trabalho, coordenado pelo deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), para apresentar um texto sobre a reforma.

Segundo o presidente, as saídas já são conhecidas, e o debate é importante para saber o que é viável ou não de ser aprovado pelo Congresso. Uma proposta de reforma administrativa apresentada pelo governo Bolsonaro chegou a ser aprovada em comissão especial na Câmara, mas o texto não chegou a ser analisado pelo Plenário.

“Vai depender do caminho a ser seguido, ainda não há esse modelo [se proposta de emenda à Constituição ou projeto de lei]. Esse debate se dará pelos próximos meses. Até o final de junho e início de julho vamos ter um texto e vamos ver o que fazer. Penso que os debates se darão sempre pensando nas consequências de tomadas de cada decisão”, ponderou.

Motta quer um engajamento maior de todos os setores para que essa agenda seja adotada pelo Parlamento.

“Nós funcionamos com apelo popular. Reconheço todas as dificuldades de tocar essa agenda adiante, mas é preciso uma mobilização, porque esse engajamento é necessário para enfrentar esse problema que não foi enfrentado”, disse Motta.

Veto ao BPC
Segundo Motta, um dos debates acerca do gasto primário que precisam ser enfrentados é em relação ao Benefício da Prestação Continuada (BPC). No final do ano passado, entrou em vigor a Lei 15.077/24, que restringe o acesso ao BPC, que garante um salário mínimo por mês a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda.

O presidente Lula vetou trecho da proposta que excluía as pessoas com deficiência leve da lista de elegíveis a receber o benefício. O veto deve ser analisado na próxima sessão do Congresso Nacional.

Motta afirmou que não existe hoje nenhum filtro mínimo para a concessão do benefício e há uma distorção da sua finalidade. Ele cobrou que o governo também participe desse debate, uma vez que o BPC, nos últimos anos, tem aumentado exageradamente.

“Estamos caminhando para que esse benefício seja maior que o Bolsa Família: 6 milhões de pessoas são atendidas pelo BPC, com o custo de R$ 120 bilhões. O Bolsa Família atende 50 milhões de pessoas, e custa R$ 170 bilhões. Há uma distorção da forma como esse benefício está sendo distribuído”, afirmou o presidente.

“Que o governo coloque a sua cara nesse enfrentamento. Ninguém é contra o BPC, mas que ele seja distribuído a quem tem direito. Não é normal um crescimento desse”, cobrou Motta.

Pisos constitucionais
Motta defendeu ainda mudanças no pisos constitucionais nas áreas de saúde e educação. Ele reconheceu se tratar de uma área sensível, mas afirmou que é preciso debater essa questão.

O presidente afirmou que muitos municípios acabam tendo escassez de recursos na área da saúde e recursos sobrando na da educação. Ele propôs que, em vez de cada área ter um mínimo para aplicação de recursos, como é atualmente, haja uma junção dos índices para as duas áreas.

“A junção dos índices para os municípios, com 40% para as duas áreas e uma trava para aplicabilidade nos recursos na ponta, esse maior equilíbrio entre os índices melhoraria a aplicabilidade dos recursos”, afirmou.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Wilson Silveira

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Audiência na Câmara debate o projeto do governo que amplia a isenção do IR
Próximo artigo Ministro do Turismo participa de audiência na Câmara para apresentar planos para o setor

Mais notícias desta categoria

Audiência discute garantias do processo penal brasileiro

52 minutos atrás

Comissão aprova permissão para pequena empresa ceder créditos a receber da administração pública

3 dias atrás

Comissão aprova projeto que prevê pelo menos 20% da propaganda do governo para mídia regional

3 dias atrás

Câmara terá semana de votação de projetos sobre educação, diz Hugo Motta

3 dias atrás

Comissão aprova criminalização de acorrentamento contínuo ou cruel de cães e gatos

3 dias atrás

Relator alerta para aumento de custos para micro e pequenas empresas com fim da escala 6 por 1

3 dias atrás

Comissão aprova proposta de combate às chamadas telefônicas automáticas abusivas

3 dias atrás

Comissão debate Programa Nacional de Rastreabilidade de Produtos Agrotóxicos

3 dias atrás

Comissão aprova a conservação de equipamentos de uso coletivo como diretriz da política urbana

3 dias atrás

Comissões de Saúde e do Esporte debatem agenda legislativa sobre obesidade

3 dias atrás

Comissão de Finanças debate proposta de desapropriação da empresa aeroespacial Avibras

3 dias atrás

Comissão debate impactos da violência do Estado nas comunidades periféricas

3 dias atrás
Seminário debate atualização dos limites da tabela do Simples Nacional
Comissão debate programas sociais das Forças Armadas voltados ao esporte
Comissão aprova estabilidade temporária ao trabalhador que doa órgão ou tecido
Relator propõe ampliar licença-paternidade com pagamento pelo INSS; ouça
Comissão debate exigências para acesso ao crédito rural
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?