Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Papel da Cigás na transição energética do estado é destaque na Amazonas Óleo, Gás e Energia 2025
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Papel da Cigás na transição energética do estado é destaque na Amazonas Óleo, Gás e Energia 2025
Governo do Amazonas

Papel da Cigás na transição energética do estado é destaque na Amazonas Óleo, Gás e Energia 2025

7 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Evento teve início nesta terça-feira (18/03), no Centro de Convenções Vasco Vasques

Foto: Divulgação/Cigás

Por meio da expansão do uso do gás natural (GN) no estado, a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) segue contribuindo com a transição energética. Durante o primeiro dia de programação do Amazonas Óleo, Gás e Energia 2025, o diretor-presidente da concessionária, Heraldo Câmara, destacou o papel estratégico da Companhia, responsável pelos serviços públicos de distribuição e comercialização do combustível, nesse cenário.

Câmara destacou que cerca de 60% da energia elétrica consumida atualmente, na capital, possui como fonte de energia o GN. A troca de matriz energética para o gás natural desde o início da operação comercial da Companhia, em dezembro de 2010, até dezembro de 2023, demonstra o impacto positivo dessa fonte de energia.

De acordo com ele, mais de 6 milhões de toneladas de carbono equivalente ou gases de efeito estufa deixaram de ser emitidos na atmosfera em razão da substituição de combustível líquido pelo gás natural em usinas termelétricas (UTE’s), que geram energia elétrica para o estado.

Esse dado é resultado de estudo desenvolvido com base em metodologia prevista na Norma Brasileira de Mudanças Climáticas (NBR ISO 14064), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Outro impacto positivo, segundo Câmara, do uso de gás natural pelas UTE’s, foi a retirada de circulação das ruas da capital amazonense de 300 carretas que transportavam combustíveis líquidos para termelétricas. Isso permitiu a redução de emissão de gases de efeito estufa por parte dos veículos de grande porte. “Logo, a Cigás vem atuando há tempos nesse processo de transição energética e fortalecendo essa condição na medida da expansão da universalização do serviço”, ressaltou Câmara, esclarecendo ainda que, no caso do gás natural, o fornecimento é feito por REDE de gasoduto subterrânea de maneira contínua.

O secretário de Estado de Energia, Mineração e Gás, Ronney Peixoto, destacou o ambiente favorável do Amazonas nesse cenário da transição energética, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Governo do Estado, destacando ainda o papel da Cigás e sua parceria no Amazonas Óleo, Gás e Energia 2025.

Hoje a Cigás possui mais de 23,3 mil unidades consumidoras (UC’s) dos segmentos termelétrico, industrial, veicular, comercial, residencial e autogeração/liquefação.

Foto: Divulgação/Cigás

Participação da Cigás no evento

Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig), e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM), o tema central do evento é “Política Industrial, Tecnológica e Inovação para o Setor de Óleo, Gás e Energias do Estado do Amazonas”. Tem como objetivo disseminar conhecimentos sobre o setor energético, discutir desafios e oportunidades nas áreas de petróleo e gás, promover networking entre profissionais e empresas, apresentar tecnologias e inovações emergentes e incentivar investimentos no Amazonas.

A Cigás participará dos paineis “Perspectivas para a produção, transporte e distribuição de gás natural no Brasil e no Amazonas”, “Casos & Práticas ESG nas empresas de Óleo, Gás e Energia – perspectivas, desafios e lições aprendidas” e “Lideranças femininas em empresas de petróleo, gás e energia”. Também está com estande no espaço de exposição institucional e é presença confirmada na Rodada de Negócios.

O post Papel da Cigás na transição energética do estado é destaque na Amazonas Óleo, Gás e Energia 2025 apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Fapeam leva salão de CT&I e pesquisas no segmento de petróleo e gás em conferência no Vasco Vasques
Próximo artigo Sedurb destaca descarbonização promovida pelo Ilumina+ Amazonas, na conferência Óleo, Gás & Energia 2025

Mais notícias desta categoria

Outubro Rosa 2025: FCecon destaca avanço da nova lei estadual de acesso à mamografia

2 horas atrás

Outubro Rosa: Governador Wilson Lima destaca importância das Carretas de Saúde na prevenção ao câncer de mama

5 horas atrás

Saúde informa que não há registro de casos ou óbitos por intoxicação por metanol no Amazonas

6 horas atrás

Pé na Estrada: Mais de 300 pessoas idosas participam do projeto com uma imersão na natureza

6 horas atrás

Mutirão de cirurgias realizado pelo Governo do Amazonas colabora para a qualidade de vida da população

6 horas atrás

Expoagro 2025: Cursos profissionalizantes voltados ao setor primário se estendem até sexta-feira

7 horas atrás

Sine Amazonas divulga 115 vagas de emprego para esta quinta-feira

8 horas atrás

Governo do Amazonas conclui a modernização da iluminação pública de Anamã e Careiro da Várzea

8 horas atrás

Banzeiro Cabôco leva música regional ao Largo de São Sebastião nesta quinta-feira, com Bella Queiroz e Salomão Rossy

8 horas atrás

Expoagro 2025: ADS monta Polo Moveleiro com itens comercializados por trabalhadores do setor

9 horas atrás

‘A Onça e o Pajé’, álbum inspirado no imaginário amazônico, é inscrito na tentativa de entrar na lista do Grammy Awards

9 horas atrás

Sedecti promove workshop para construção do Plano de Bioeconomia do Amazonas

9 horas atrás
Policiamento especializado da SSP, PM e PC fortalece a segurança em Envira
Governador Wilson Lima vistoria obras do Hospital Veterinário e marca data da inauguração
Amazonas sedia Etapa Norte dos Seminários Regionais do Sistema Nacional de Auditoria do SUS
Expoagro 2025: Governo do Estado anuncia aporte de R$ 1 milhão para Plano de Agroecologia e Produção Orgânica
Sejusc encerra Semana Estadual da Pessoa Idosa com programação em Novo Airão
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?