Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Palestra sobre a utilização responsável dos recursos naturais
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Palestra sobre a utilização responsável dos recursos naturais
Gestão EstadualGestão Municipal

Palestra sobre a utilização responsável dos recursos naturais

10 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Gestores da REDE municipal de ensino da capital participaram, nesta quinta-feira, 14/11, da palestra “Utilização Responsável dos Recursos Naturais – Água e Energia”, promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed). O evento foi realizado no auditório Luiz Geraldo pontes Teixeira, na sede da Semed, localizada no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

Além dos gestores, a palestra contou com a presença de chefes de setores da Semed, da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) e dos representantes das concessionárias Águas de Manaus e Amazonas Energia.

A ação, organizada pelo Departamento de Engenharia e Transporte (DET) da Semed, integra o Plano de Combate ao Desperdício, que visa sensibilizar a comunidade escolar sobre o consumo responsável de água e energia nas unidades educacionais da REDE municipal.

O subsecretário de Administração e Finanças da Semed, Lourival praia, destacou a importância de otimizar os recursos financeiros da secretaria para garantir melhorias na educação. Ele citou como exemplo o simples controle da temperatura do ar-condicionado, que PODE reduzir em até 15% o valor da conta de energia.

“Precisamos ser mais eficientes na gestão administrativa das nossas contas públicas. Quanto mais economizarmos, mais recursos teremos para investir no pagamento de professores, na infraestrutura da educação e na aquisição de materiais pedagógicos. Para alcançar essa eficiência, é fundamental trabalhar com equipamentos de qualidade e adotar uma cultura administrativa voltada para a economia”, explicou.

O evento também contou com a participação de José Haroldo Bentes, analista do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Amazonas Energia. Durante sua palestra, ele enfatizou a importância dos profissionais da educação compreenderem melhor a questão dos recursos naturais e como isso PODE impactar diretamente na redução de custos nas escolas.

“Falamos sobre a matriz energética, a geração de energia e como Podemos aplicá-la de forma sustentável e eficiente. Também compartilhamos dicas práticas de economia de energia que podem ser implementadas tanto nas escolas quanto nas residências dos gestores e de toda a equipe da Semed”, destacou Bentes.

Anderson Rodrigues, gestor do Centro Integrado Municipal de ensino (Cime) Dra. Viviane Estrela Marques Rodella, localizado no bairro Lago Azul, zona Norte, ressaltou os benefícios da palestra para a realidade de sua escola, que atende mais de mil alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

“Este momento foi muito importante para a nossa escola, que atende muitas pessoas, incluindo crianças, servidores e a comunidade. A palestra nos ajudou a ter uma maior consciência sobre o uso dos recursos dentro da escola. O objetivo é incentivar os servidores a buscar alternativas para reduzir custos, para que possamos redirecionar esses recursos para outros investimentos na escola e na secretaria como um todo”, afirmou Rodrigues.

A palestra reforçou a importância de práticas sustentáveis no ambiente escolar, com o objetivo de promover uma gestão mais eficiente dos recursos públicos e garantir que os recursos economizados possam ser aplicados em melhorias na infraestrutura e no atendimento educacional.

— — —

Texto – Paulo Rogério/Semed

Fotos – Eliton Santos/Semed

Disponíveis em – https://www.flickr.com/gp/195351499@N06/Sy8YVeY7wa

   

Tags:Educação InfantilManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura realiza plenária itinerante do Conselho Municipal de Educação para discutir avanços e desafios do PME
Próximo artigo Pesquisa para melhorar travessia na avenida das Torres

Mais notícias desta categoria

Raízes do Investimento: Valorização do PIM no Amazonas

6 horas atrás

Carnaval na Floresta: seminário do Governo do Amazonas

11 horas atrás

Gincana de Robótica: Apoio do Governo do Amazonas

12 horas atrás

#SouManaus Passo a Paço 2025: Recorde de Público em Manaus

1 dia atrás

Levantamento de Aedes aegypti em Manaus começa hoje

1 dia atrás

Inscrições para a 2ª Feira de Negócios e Inovação

1 dia atrás

Programa RespirAR: Fisioterapia para Saúde e Reabilitação

1 dia atrás

#SouManaus impulsiona R$ 150 milhões na economia

2 dias atrás

SouManaus: O Festival Imperdível de 2023

2 dias atrás

Amazonas avança na pecuária sustentável

5 dias atrás

Procon Manaus leva serviços ao Nova Esperança

5 dias atrás

Procon Manaus: Aumento na cesta básica em supermercados

5 dias atrás
FVS-RCP: Fortalecendo a Gestão da Vigilância Sanitária
#SouManaus: David Almeida destaca festival cultural 2025
Redução de 29% em mortes no trânsito em Manaus
Inscrições Afeam para Palestras na Feira de Negócios
Vestibular – Recorde de inscrições da UEA em 2025
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?