Durante o mês de outubro, as unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC’s) atenderão aos sábados por meio do programa “PAC Alternativo”. A ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) começará no dia 3 de outubro, abrindo os espaços de cidadania da zona leste da capital (PAC Leste e PAC São José) para a população.
O atendimento funcionará das 9h às 12h, com encaminhamento para Certidão de Nascimento e emissão de 1ª e 2ª vias de RG. Serão 100 senhas distribuídas em cada PAC. O objetivo da Sejusc é estender os serviços nas zonas mais populosas da capital. No dia 17 de outubro, as atividades se concentram na zona norte, nos PAC’s Sumaúma e Via Norte. Em seguida, no dia 31 de outubro, é a vez das zona oeste e centro-oeste por meio dos PAC’s Alvorada e Compensa.
O secretário William Abreu, titular da Sejusc, destacou a importância do PAC como serviço de cidadania do Governo do Estado para o cidadão amazonense. Ele acrescenta que o “PAC Alternativo”, assim como os serviços nos dias úteis, seguirá todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), como distanciamento e aferição de temperatura em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
De acordo com o secretário executivo de Cidadania da Sejusc, Joel Silva, o horário estendido nos PAC’s, aos sábados, é uma forma de suprir a demanda acumulada, enquanto as atividades ficaram suspensas.
“Sabemos que passamos alguns meses, quase três meses de pandemia com os PAC’s suspensos. Então, isso ocasionou realmente uma demanda bem acentuada. O PAC Alternativo vai justamente atender essas demandas reprimidas e também aquele público que não tem tempo nos dias úteis, de segunda a sexta, como operários e colaboradores que não conseguem nesses dias”.
Estreia – Ao todo, a Sejusc coordena 13 unidades do PAC, sendo nove na capital e quatro em outros municípios: Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru e Parintins. A primeira unidade do PAC foi inaugurada no dia 20 de março de 1998, no bairro São José, na zona leste. Desde 2006, quando os atendimentos passaram a ser quantificados, até dezembro de 2019, já foram realizados mais de 38 milhões de atendimentos em todo o Amazonas.