Campanha tem por objetivo conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce

Foto: Divulgação / CHS
O Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), unidade do Complexo Hospitalar Sul (CHS), está promovendo palestras e exames preventivos voltados às servidoras que atuam no local. As ações, com foco na saúde das trabalhadoras do SUS, integram a Campanha Outubro Rosa da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM). O objetivo é a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo do útero.
A Campanha Outubro Rosa no CHS, teve início na segunda-feira (13/10) e segue até o fim do mês, com palestras e exames preventivos voltados às profissionais que atuam no complexo. A unidade também está realizando blitz educativa, com a distribuição de folders informativos para pacientes e acompanhantes.
Na segunda e terça-feira (13 e 14/10) o Ambulatório do IMDL (térreo) ofereceu exames preventivos (Papanicolau), em parceria com a unidade básica de saúde (UBS) Almir Pedreira. Foram realizados 71 preventivos e 86 sorologias de HIV, hepatite e sífilis. Até esta quarta-feira (15/10), 106 colaboradoras fizeram mamografia. Os exames seguem até 31 de outubro.


A coordenadora de Enfermagem Materno-Infantil do IMDL, Gracimar Fecury, destacou que a intenção da campanha interna é olhar para quem está na linha de frente das unidades de saúde. “Nós estamos cuidando de quem cuida. A intenção é sensibilizar as colaboradoras para que elas também façam o preventivo, o exame de mamografia, que elas se olhem, se cuidem, e sejam parte desse movimento de prevenção”, afirmou.
O ponto alto da campanha será o Workshop saúde da Mulher, no dia 20 de outubro, a partir das 9h, no 2º andar do IMDL. O evento terá palestras com a ginecologista Andresa Mota de Melo, que abordará a Prevenção do Câncer de Colo do Útero (9h30), seguida pela mastologista Irian Evelyn Cordeiro Rabelo, que falará sobre a Prevenção do Câncer de Mama (10h15).