Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Outubro Rosa: Centros de Convivência se destacam como espaço de acolhimento para mulheres em tratamento de câncer
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Outubro Rosa: Centros de Convivência se destacam como espaço de acolhimento para mulheres em tratamento de câncer
Governo do Amazonas

Outubro Rosa: Centros de Convivência se destacam como espaço de acolhimento para mulheres em tratamento de câncer

2 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Nos espaços, mulheres que tiveram o diagnóstico de câncer de mama encontram acolhimento e inclusão

Foto: Juliana Siqueira/SEAS

Os Centros de Convivência da Família e do Idoso, do Governo do Amazonas, são espaços de acolhimento e fortalecimento de vínculos. No Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, mulheres que enfrentam ou enfrentaram a doença compartilham suas histórias e como os Centros de Convivência promovem apoio emocional, inclusão social e a ressignificação de suas histórias, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar das participantes.

É o caso de Itelvina Barreiros, de 50 anos, que está em tratamento de um câncer de mama, desde 2024. Assim que foi liberada pelos médicos, ela conheceu o projeto Mais Vida e o grupo de convivência “Criative-se”, no Centro de Convivência da Família e do Idoso (Ceci) Aparecida. Foi lá, por meio das atividades promovidas pelo projeto e pelo grupo, que encontrou acolhimento.

“Fui muito bem recebida e acolhida pelas equipes. Comecei a fazer hidroginástica para recuperar o movimento dos braços e o grupo me ajudou a reencontrar a alegria que eu havia perdido enquanto fazia o tratamento, que é muito difícil”, declarou.

Foto: Juliana Siqueira/SEAS

Dona Valdiza dos Santos, de 72 anos, frequentadora do Ceci Aparecida, já havia lidado com o câncer em alguns órgãos até que, em 2022, ela descobriu estar com câncer de mama.

“Eu sentia uma tristeza profunda e não sabia de onde vinha. Até que me aconselharam a procurar o Ceci, que oferece várias atividades para pessoas da minha idade. No Ceci, participo do grupo de convivência Mentes Ativas e, quando percebi, também participava do coral e de cursos oferecidos pelo centro. São atividades que me fazem feliz, me botam em contato com pessoas da minha idade. Faz muita diferença”, afirmou.

Eliana Gorete, de 63 anos, recebeu o diagnóstico de câncer de mama em 2009. O tratamento, que contou com cirurgia e sessões de quimioterapia e radioterapia, durou 11 anos. Em 2020, após o processo de tratamento e recuperação, ela foi convidada a participar do projeto Mais Vida no CECF Magdalena Arce Daou e participa das atividades desde então.

Foto: Juliana Siqueira/SEAS

“Como o próprio nome diz, esse projeto nos dá mais vida. Aqui, nós interagimos com outras pessoas durante as atividades, somos bem acolhidos, e isso faz a diferença na nossa saúde emocional e física. Meu conselho para quem está nesse processo ou já finalizou o tratamento é que não fique em casa, parado. O projeto realmente faz a diferença na nossa vida”, declarou.

A prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama são fundamentais para aumentar as chances de cura. O diagnóstico precoce depende, principalmente, da atenção às mudanças nas mamas, do autoexame e da realização de exames de rotina, como a mamografia, que permite identificar a doença em estágios iniciais, quando o tratamento é mais eficaz.

A secretária de Estado da assistência social e Combate à fome (SEAS), Kely Patrícia, destacou a importância dos centros de convivência na vida de mulheres que enfrentam o câncer de mama, com a realização de atividades acolhedoras e de estimulo a elas, além da disseminação de informações sobre a doença, para o diagnóstico precoce.

“Os centros de convivência têm um papel fundamental na vida das pessoas, porque são espaços de acolhimento, fortalecimento de vínculos e reconstrução de histórias. Histórias como essas reafirmam a importância desse trabalho e o quanto ele transforma realidades todos os dias”, afirmou a secretária.

O Ceci Aparecida e o CECF Magdalena Arce Daou são dois dos sete centros de convivência administrados pela SEAS em Manaus e atuam no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Os aparelhos sociais oferecem diversos serviços e atividades, para crianças, adolescentes, adultos e idosos, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos participantes, através do esporte, lazer, cultura, capacitação profissional, além de sessões de fisioterapia realizadas pelos técnicos do Projeto Mais Vida.

O post Outubro Rosa: Centros de Convivência se destacam como espaço de acolhimento para mulheres em tratamento de câncer apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Grêmios estudantis das escolas estaduais da capital se mobilizam para participar do Saeb 2025
Próximo artigo Polícia Civil divulga imagem de homem que desapareceu após sair de casa na zona sul de Manaus

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas autoriza obras do Asfalta Amazonas em Pauini com investimento de R$ 7 milhões

45 minutos atrás

SSP-AM faz operação em sucatarias de Manaus para apurar comércio irregular de fios de cobre

48 minutos atrás

Mobilização no HPS Platão Araújo reforça doação de sangue e coleta 39 bolsas em quatro horas

52 minutos atrás

Forestur aprova novo Plano Estadual de Turismo com metas de crescimento até 2035 e define agenda para 2026

4 horas atrás

Governo do Amazonas realiza devolução de motocicletas e entrega mais de 100 veículos a proprietários após operação no rio Madeira

4 horas atrás

Projeto Capoeiragem realiza evento sociocultural em Parintins com entrega de certificados, aulão e roda aberta no dia 29/11

4 horas atrás

SES-AM realiza I Encontro Estadual de Gestão do Trabalho em Manaus e lança Sistema Conexão DGTES

4 horas atrás

Circuito Natalino é aberto em 27/11 com concerto do Coral do Amazonas e da Filarmônica na Catedral de Manaus

5 horas atrás

Projeto Imortais da Negritude mobiliza escola estadual de Manaus em apresentações sobre personalidades negras

5 horas atrás

Receita Federal assume emissão do CNPJ a partir de 1º de dezembro e altera fluxo de registro empresarial

5 horas atrás

Sine Amazonas disponibiliza 134 vagas de emprego com atendimento presencial nesta sexta-feira

6 horas atrás

Primeiro Fórum Amazonense de Prova Pericial reúne especialistas e amplia capacitação técnica no Amazonas

6 horas atrás
Troca de livros e gibis em Manaus incentiva leitura e circulação de obras no centro
Cosama lança campanha Fique em Dia com a Cosama para renegociação de dívidas com descontos e parcelamento até 31 de dezembro de 2025
Exposição Bernardo Ramos reúne moedas, cédulas e medalhas em Manaus e marca 125 anos do museu de numismática
Sepet-AM resgata 24 cães vítimas de maus-tratos em Manaus e pede adoção responsável
Amazonas estima 15 mil novos casos de câncer no triênio 2023-2025 e aponta os tipos mais prevalentes
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?