Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Oropouche: Amazonas apresenta redução de casos seguida de estabilidade da doença e FVS-RCP fortalece prevenção
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Oropouche: Amazonas apresenta redução de casos seguida de estabilidade da doença e FVS-RCP fortalece prevenção
Governo do Amazonas

Oropouche: Amazonas apresenta redução de casos seguida de estabilidade da doença e FVS-RCP fortalece prevenção

1 ano atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

A fundação intensifica enfrentamento à doença junto às Secretarias Municipais de saúde

FOTO: Divulgação/MS

O Amazonas apresenta redução de casos de Febre do Oropouche desde o fim do mês de maio, seguida de estabilidade de casos da doença, saindo de cinco casos registrados para nenhum caso na primeira semana de agosto. A Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) segue fortalecendo a prevenção contra a doença.

Instituição vinculada à Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES-AM), a FVS-RCP destaca para a adoção de medidas de prevenção como estratégia para o enfrentamento à Febre do Oropouche, junto às Secretarias Municipais de saúde de forma integrada à ação da população.

De janeiro a 25 de julho de 2024, o Amazonas registrou 3.177 casos de Febre do Oropouche, por meio de critério laboratorial. Os dados da doença são divulgados mensalmente pela FVS-RCP, via informe epidemiológico. Desde janeiro deste ano, a FVS-RCP intensifica o enfrentamento à doença por meio de alertas epidemiológicos, notas técnicas destinadas a profissionais de saúde e campanhas de educação em saúde para fortalecer a prevenção.

“O enfrentamento da febre do Oropouche no Amazonas tem sido realizado de forma integrada. A ocorrência da doença na região amazônica segue sendo estudada por pesquisadores de todo o país. Enquanto isso, fomos destaques, em março e junho, no monitoramento em cenário nacional voltado para estratégias de vigilância e controle em todo o estado”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Em resposta ao aumento dos casos e à necessidade de reforço na vigilância, o Governo do Amazonas, em parceria com a FVS-RCP, entregou, ainda em março, 20 veículos e 125 pulverizadores para apoiar o enfrentamento da febre do Oropouche e outras arboviroses, como dengue e malária, em municípios do interior do estado.

Esse investimento de aproximadamente R$ 5 milhões ocorreu para ampliar a capacidade de resposta e controle em áreas remotas. Além disso, a FVS-RCP tem se dedicado à investigação de novos casos e à atualização contínua dos dados epidemiológicos em colaboração com o Ministério da saúde.

“Paralelamente, estamos intensificando o monitoramento de gestantes e recém-nascidos, visando um acompanhamento rigoroso para minimizar os riscos associados à infecção nesse grupo”, destaca a gerente de Doenças Transmissíveis no Departamento de Vigilância Epidemiológica, Lilian furtado.

Além disso, a FVS-RCP participa de reuniões semanais com o Ministério da saúde e demais estados brasileiros para avaliar e discutir estratégias de enfrentamento à doença. Não foram registradas anomalias congênitas e/ou abortos nas pacientes que contraíram pelo vírus Oropouche durante a gestação no Amazonas.

Ação contínua

Além do monitoramento contínuo e detalhado dos casos, a FVS-RCP tem promovido a capacitação de profissionais e a troca de experiências com outras regiões afetadas. Entre as iniciativas recentes, está a participação da FVS-RCP no 1º Simpósio sobre a Febre do Oropouche – Bahia 2024, onde foram compartilhadas experiências e estratégias de controle do Amazonas com outros estados.

A FVS-RCP também tem investido na capacitação de profissionais locais. Em abril de 2024, a Fundação sediou o curso “Biologia dos Arbovírus e Vetores da Febre do Oropouche”, em Manaus. Este treinamento ocorreu para aprimorar as habilidades dos profissionais da saúde pública, na identificação e controle eficaz da Febre do Oropouche.

Oropouche e prevenção

O Oropouche é uma doença causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes) do gênero Orthobunyavirus, da família Peribunyaviridae. A transmissão do Oropouche é feita principalmente pelo inseto conhecido como Culicoides paraensis (maruim). Depois de picar uma pessoa ou animal infectado, o vírus permanece no inseto por alguns dias. Quando o inseto pica uma pessoa saudável, PODE transmitir o vírus.

Os sintomas são parecidos com os da dengue: dor de cabeça intensa, dor muscular, náusea e diarreia. Alguns pacientes apresentam irritação na pele espalhada pelo corpo. Devido à similaridade com outras arboviroses, principalmente dengue e chikungunya, o diagnóstico laboratorial é fundamental para o diagnóstico em conjunto com critérios clínico-epidemiológicos.

Não existe tratamento específico e os pacientes devem permanecer em repouso, com tratamento sintomático e acompanhamento médico. Em casos de sintomas suspeitos, a recomendação é procurar ajuda médica e informar sobre a exposição potencial à doença.

Para prevenção, a recomendação inclui evitar o contato com áreas de ocorrência e/ou minimizar a exposição às picadas dos vetores; usar roupas que cubram a maior parte do corpo; manter a limpeza de terrenos e de locais de criação de animais; recolhimento de folhas e frutos que caem no solo; e uso de telas de malha fina em portas e janelas.

O post Oropouche: Amazonas apresenta redução de casos seguida de estabilidade da doença e FVS-RCP fortalece prevenção apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasGoverno do AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior ‘Não Mate a Mata’: espetáculo celebra história do maestro e compositor Adelson Santos no Teatro Amazonas
Próximo artigo Governo do Amazonas divulga boletim sobre a estiagem no estado, nesta segunda-feira (19/08)

Mais notícias desta categoria

Secretaria das Cidades e Territórios oferece título definitivo para imóveis e amplia acesso a créditos e ordenamento territorial no Amazonas

2 horas atrás

Oficina em Manaus reúne estados da Região Norte para fortalecer ouvidorias do SUS e ampliar escuta qualificada

2 horas atrás

Na Black Friday consumidores enfrentam aumento de golpes digitais com QR codes adulterados e perfis falsos

2 horas atrás

Surpresa em dobro: Sejusc beneficia mãe de gêmeas com kits bebê

3 horas atrás

Gestante em Manaus recebeu dois kits bebê da Sejusc ao se tornar mãe de gêmeas

3 horas atrás

48ª DIP de Maués opera em plantão 24 horas e reforça policiamento na Festa do Guaraná nos dias 28, 29 e 30 de novembro

3 horas atrás

PC-AM envia efetivo policial, viaturas e equipamentos para reforçar a segurança na 43ª Festa do Guaraná, em Maués

3 horas atrás

Corpo de Bombeiros celebra 27 anos com expansão histórica, reforço de efetivo e novas estruturas

4 horas atrás

Governo do Amazonas anuncia maior ciclo de investimentos no Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas e amplia presença no interior em 2025

4 horas atrás

Pleapo e conselhos estaduais aprovam subcomissão e definem execução com orçamento garantido para 2026 no Amazonas

17 horas atrás

Setor Primário: Conselhos estaduais destacam avanços e desafios para 2026

17 horas atrás

Governo do Amazonas amplia obras do Asfalta Amazonas em 17 municípios do interior

18 horas atrás
Alunos do 6º ano apresentam mais de 50 kamishibais autorais na culminância do projeto multiletramento
Criatividade e bilinguismo marcam culminância do Projeto Kamishibai na EETI Djalma Batista
Ligue 180: Central de atendimento à mulher no Amazonas registrou mais de 2,2 mil atendimentos em 2025
Ligue 180 completa 20 anos e registra 2.230 atendimentos no Amazonas entre janeiro e outubro
Projeto Arapaima Ativo da Escola Estadual José Mota disputa final nacional do Solve For Tomorrow com biofiltro de pirarucu transformando resíduos em água potável
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?