Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Orla da Ponta Negra terá rampa de acesso à praia
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Orla da Ponta Negra terá rampa de acesso à praia
Gestão EstadualGestão Municipal

Orla da Ponta Negra terá rampa de acesso à praia

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Uma rampa de 160 metros começa a ser construída na orla do complexo turístico da Ponta Negra, na zona Oeste. O prefeito de Manaus, David Almeida, e o titular da Secretaria Municipal de infraestrutura (Seminf), Heliatan Botelho, anunciaram, na manhã desta quarta-feira, 12/6, o início dos trabalhos. 

O canteiro de obras, isolado por um tapume, recebe uma retroescavadeira. Os materiais começam a ser descarregados pela equipe de construção e engenharia.

O prefeito David Almeida afirmou que essa é uma política afirmativa de inclusão. “Trata-se de uma ação fantástica de inclusão. Além da rampa, o Fundo Manaus Solidária adquire cadeiras anfíbias, para fornecer às pessoas que vierem se banhar, adentrar o rio”, destaca. 

O prefeito anunciou ainda outras intervenções para este perímetro da orla. “Também vamos aqui, nesta área, fazer um estacionamento exclusivo para que as pessoas que têm carro possam adentrar e acessar rapidamente a rampa. Ao lado do Corpo de Bombeiros, vamos ter banheiros adaptados para que possamos fazer essa integração”, acrescenta. 

O equipamento terá 160 metros de comprimento por 2,70 metros de largura, ligando o final do calçadão até o rio. Será construído em duas etapas: durante a cheia e, posteriormente, na seca, quando receberá uma extensão até a área permitida para banho. A estrutura será em concreto armado e instalada a 15 centímetros acima da areia da praia.

O secretário da Seminf, Heliatan Botelho, estimou um prazo para o término da primeira etapa do projeto. “A gente prevê a conclusão da obra em 60 dias, se o clima favorecer, afinal, estamos trabalhando com concreto. Vale ressaltar que a rampa vai contar também com faixa tátil, para que os deficientes visuais também possam ter acesso”, explica.

Esses acessos, tanto escadarias quanto rampas, são feitos nas praias urbanas de várias capitais do país, para garantir a segurança e mobilidade aos frequentadores. As rampas vêm sendo instaladas para que todas as pessoas possam desfrutar das praias.

“Essa era uma luta de muitos anos. A gente já vinha lutando para que essa rampa fosse construída dando acessibilidade até chegar na água. E graças à gestão do prefeito David, agora vai se tornar realidade”, relata Gisele Lima, de 42 anos, mãe do Eli Gabriel, de 14 anos. 

“Quanto mais acessibilidade a cidade tiver, melhor para as crianças, para os idosos, para os cadeirantes, para as pessoas com comorbidades, com deficiência. Nós sabemos que toda política pública é de fundamental importância para as crianças e para nós que somos pais”, complementou Gisele.

Cadeiras flutuantes 

Assim que a obra for entregue, dez cadeiras estarão disponíveis na orla para uso de pessoas com deficiência.

“A Seminf vem com a obra e nós, da Manaus Solidária, entramos com o apoio das cadeiras. As Pessoas com Deficiência (PcDs) vão vir aqui com a sua própria cadeira, vão adentrar na cadeira flutuante, caso queiram ter acesso até o rio, e vão poder ir até lá tomar o banho de rio e retornar para deixar a cadeira. Então, é uma cadeira que vai ficar disponível para todo e qualquer cadeirante que queira ter o acesso até o rio”, assegura o diretor-presidente do Fundo Manaus Solidária, Emerson Castro.

— — —

Texto – Alessandra Taveira/Seminf

Fotos – Márcio Melo/Seminf e Antonio Pereira/Casa Civil

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjBuNJZ

   

Tags:BombeirosDavid AlmeidaManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sine Manaus oferta 294 vagas de emprego nesta quinta-feira, 13/6
Próximo artigo Prefeitura de Manaus atende mais de 400 ruas com sinalização viária e amplia segurança no trânsito

Mais notícias desta categoria

Estratégias de Vendas para Mulheres com ChatGPT

16 horas atrás

Pioneiras da Polícia Militar: Uma Inspiração Histórica

19 horas atrás

Prêmio IGMA reconhece Manaus em gestão pública

23 horas atrás

Kart: A oportunidade esportiva no Amazonas

1 dia atrás

Habitacional Mário Haddad: Entrega Confirmada e Importante

2 dias atrás

Pronto atendimento – Nova Era na Saúde em Manaus

2 dias atrás

Tafenoquina: O combate revolucionário à malária

2 dias atrás

Mulheres vítimas de violência: segurança essencial

2 dias atrás

Centro Integrado de Atenção à Criança em Manaus

2 dias atrás

Pop Rua Jud AM: Cidadania e Cuidado em Manaus

3 dias atrás

Circuito da Mulher – Ações da Prefeitura de Manaus

3 dias atrás

Projeto de Niemeyer: Transformação em Encontro das Águas

3 dias atrás
Obras no Centro de Manaus: Transformação Social
Aesop – Fortalecendo a Vigilância em Saúde no Amazonas
Circuito da Alegria: Diversão Para Todos na Zona Norte
Prosamin+ se Destaca na Premiação Internacional
Cetam oferece 67.200 vagas em cursos gratuitos online
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?