Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Órgãos ambientais na RDS do Uatumã apreendem madeira e embargam serraria irregular
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Órgãos ambientais na RDS do Uatumã apreendem madeira e embargam serraria irregular
Governo do Amazonas

Órgãos ambientais na RDS do Uatumã apreendem madeira e embargam serraria irregular

2 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Operação flagrou irregularidades como falta de licença ambiental e depósito de madeira sem Documento de Origem Florestal

FOTO: Divulgação/Ipaam

Uma operação conjunta realizada na terça-feira (08/07) pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) e Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) da polícia Militar resultou na apreensão de madeira nativa serrada e no embargo de uma serraria que operava sem licença ambiental no entorno da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, situada nos municípios de São Sebastião do Uatumã e Itapiranga (distantes respectivamente, 247 e 227 quilômetros de Manaus).

O Ipaam é o órgão responsável pela fiscalização ambiental nas Unidades de Conservação estaduais, incluindo as áreas de maior risco de exploração ilegal. Na primeira etapa da ação, foram apreendidos dez metros cúbicos de madeira nativa serrada, cujo responsável não foi identificado. O material foi destinado de imediato à Defesa Civil do município de Itapiranga.

O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destacou que as ações de fiscalização são fundamentais para combater a exploração ilegal de recursos naturais.

FOTO: Divulgação/Ipaam

“Mesmo diante de tentativas de ocultação da autoria das infrações, seguimos firmes no nosso compromisso de proteger as florestas e assegurar o uso sustentável dos recursos ambientais”, afirmou.

“Além de coibir práticas ilegais, nosso trabalho busca orientar a população sobre a importância do uso responsável dos recursos naturais e os prejuízos causados pela extração irregular de madeira”, acrescentou Picanço.

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, com o trabalho articulado e intersetorial do Governo do Amazonas, a fiscalização e a coibição de práticas ambientais ilegais são fortalecidas nas Unidades de Conservação.

“Essa operação demonstra a importância da atuação conjunta entre os órgãos ambientais e as forças de segurança do Estado. Estamos conseguindo ampliar a nossa capacidade de resposta e fortalecer a presença do poder público em áreas sensíveis à pressão por exploração ilegal. É assim que avançamos no combate a esses crimes e garantimos a proteção da floresta e das comunidades que dependem dela”, frisou o secretário.

Mais fiscalização

FOTO: Divulgação/Ipaam

Em ato contínuo, por solicitação da polícia Civil, a equipe fiscalizou uma serraria de desdobro secundário localizada no entorno da RDS do Uatumã, que funcionava sem a devida licença ambiental. No local, foram encontrados mais 11 metros cúbicos de madeira nativa sem Documento de Origem Florestal (DOF).

A equipe lavrou dois autos de infração, totalizando R$ 13,3 mil, sendo um pela ausência de licença ambiental de funcionamento e outro pelo armazenamento de madeira sem o DOF. Também foram expedidos um termo de embargo/interdição e um termo de apreensão da madeira.

No caso da serraria, o infrator tem 20 dias para quitar os valores das multas ou apresentar defesa, conforme previsto na legislação ambiental vigente, estabelecida pelo decreto Federal nº 6.514/08.

FOTO: Divulgação/Ipaam

Denúncias sobre crimes ambientais podem ser feitas de forma anônima pelo WhatsApp da Gerência de Fiscalização Ambiental do Instituto: (92) 98557-9454.

A operação reforça o monitoramento permanente realizado pelos órgãos ambientais em áreas de maior risco de exploração ilegal, evidenciando o compromisso do Governo do Amazonas com a preservação do patrimônio natural do Estado.

O post Órgãos ambientais na RDS do Uatumã apreendem madeira e embargam serraria irregular apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Lei cria o Dia do Conselheiro Comunitário de Segurança
Próximo artigo Prefeitura de Manaus realiza 2ª reunião do Comitê da Gastronomia em preparação à candidatura da cidade à Rede de Cidades Criativas da Unesco

Mais notícias desta categoria

Festival Olhar do Norte 2025: Mostra Olhinho apresenta produções para o público infantojuvenil

37 minutos atrás

Dia do Árbitro Esportivo: Governo do Amazonas destaca amazonense que integra quadro da Fifa

2 horas atrás

UGPE apresenta Prosamin+ a consultores da Finatec que atuam no Plano Municipal de Saneamento Básico

17 horas atrás

Governo do Amazonas discute desenvolvimento territorial de fronteira em São Gabriel da Cachoeira

18 horas atrás

“Eu fiquei tão emocionada e feliz”, diz moradora do bairro Novo Israel sobre reinauguração do Prato Cheio

19 horas atrás

Prato Cheio: Moradores aprovam mudança do restaurante popular do Novo Israel

19 horas atrás

Sine Amazonas divulga 399 vagas de emprego para esta quinta-feira

20 horas atrás

FVS-RCP capacita profissionais para prevenção à violência no Amazonas

20 horas atrás

Setembro Verde: Governo do Amazonas fiscaliza gratuidade no transporte intermunicipal para PcDs

20 horas atrás

UGPE promove campanha contra abandono e maus-tratos aos animais, em áreas do Prosamin+

22 horas atrás

Governador Wilson Lima reinaugura restaurante Prato Cheio do bairro Novo Israel

22 horas atrás

Sefaz divulga sorteados do mês na Nota Fiscal Amazonense

22 horas atrás
Hemoam e UEA lançam edital para mestrado em Ciências Aplicadas à Hematologia
Espetáculo ‘Regionalidades – Parte 2’ celebra diversidade cultural no palco do imponente Teatro Amazonas
Delegação amazonense chega a Brasília para os Jogos da Juventude 2025
Governo do Amazonas implanta mais de 2,9 mil pontos de iluminação de LED em Maués
Governo do Amazonas reforça integração no combate ao crime transnacional no CCPI Amazônia
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?