Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Oposição rebate campanha contra o Congresso nas redes sociais; governistas criticam desigualdade social
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Oposição rebate campanha contra o Congresso nas redes sociais; governistas criticam desigualdade social
Nacional

Oposição rebate campanha contra o Congresso nas redes sociais; governistas criticam desigualdade social

7 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

08/07/2025 – 21:12  

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Sessão do Plenário da Câmara

Repercutiu no Plenário da Câmara, na sessão desta terça-feira (8), a disseminação de vídeos nas redes sociais, produzidos por inteligência artificial, que acusam o Congresso Nacional de proteger os ricos em detrimento dos pobres. Deputados de partidos de oposição rebateram as acusações, enquanto deputados aliados do governo defenderam uma mudança na lógica tributária do País.

O deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB), vice-líder da oposição, criticou o que chamou de ação “criminosa e covarde” contra o Congresso. “Nos últimos dias, o Congresso Nacional vem sendo atacado de forma sorrateira”, disse. Segundo ele, estão sendo usadas desinformações contra deputados. “Falaram aí que um deputado tem, por mês, um gabinete de R$ 350 mil. Queria saber que deputado é esse. Falaram isso diversas vezes”, afirmou.

Segundo o deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM), o governo Lula usa a narrativa de “pobres contra ricos”, achando que o povo vai concordar. “O governo prometeu colocar o pobre no Orçamento, mas colocou o pobre para pagar mais imposto”, disse.

O deputado Sanderson (PL-RS), também vice-líder da oposição, afirmou que são os pobres os mais impactados pelo aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). “Quando eles aumentam o IOF, estão jogando toda a conta desse aumento tributário para os pobres. E mentem para a população mais carente, dizendo que a estão protegendo, quando, na verdade, estão atacando-a”, declarou.

Para o deputado Rodrigo Estacho (PSD-PR), afirmar que o IOF afeta apenas os ricos é uma falácia. “Se você é uma pessoa mais simples e vai financiar um carro ou uma moto para trabalhar, você vai pagar IOF. Se for fazer um empréstimo pessoal no banco, seja consignado ou não, também pagará IOF”, declarou.

Ricos x pobres
O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) afirmou que a divisão entre ricos e pobres não foi criada por uma votação ou por campanhas nas redes sociais. “Essa divisão entre ricos e pobres já existe no País. Temos 1% de ricos e 99% de trabalhadores. A divisão está na brutal desigualdade econômica e social do nosso País”, disse o parlamentar.

Para o deputado Valmir Assunção (PT-BA), a decisão da Câmara de suspender o aumento do IOF foi equivocada. “O povo brasileiro, através das redes sociais, rechaçou a Câmara Federal, o Congresso Nacional, justamente porque o Congresso está trabalhando de costas para o povo brasileiro”, afirmou.

A deputada Carol Dartora (PT-PR) afirmou que a decisão do Plenário de revogar os decretos do Poder Executivo que aumentavam o IOF foi grave. “Com essa revogação, perde o Brasil. O Brasil que tem fome, o Brasil que tem sede de direitos”, disse. Segundo ela, o governo buscava arrecadar R$ 30 bilhões com a tributação, destinados à saúde, à educação e à assistência social.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Wilson Silveira

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Deputado apresenta relatório preliminar da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026
Próximo artigo Congresso dará colaboração para trazer mais eficiência à administração pública, diz Motta

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova aumento de pena para crimes contra agentes de segurança

23 horas atrás

Vinte e quatro medidas provisórias aguardam votação no Congresso

23 horas atrás

Morre o ex-deputado e ex-ministro Raul Jungmann

23 horas atrás

Comissão aprova prazo de até 120 dias para banco formalizar contratos do Minha Casa, Minha Vida

1 dia atrás

Comissão do Esporte aprova inclusão de rodeios e turfe em apostas online

1 dia atrás

Comissão aprova novas regras para Empresa Simples de Crédito

5 dias atrás

Comissão aprova destinar parte de emendas para projetos educacionais ligados ao esporte

5 dias atrás

Comissão aprova criação de política para o tratamento do lipedema no SUS

5 dias atrás

Comissão aprova incluir arrendamento no campo em conceito de atividade rural

5 dias atrás

Comissão de Saúde aprova oferta gratuita de sensores de glicose pelo SUS

5 dias atrás

Comissão aprova programa de terapia com animais no SUS para pessoas com deficiência

5 dias atrás

Comissão aprova criação de política de assistência para pessoas com alergias

5 dias atrás
Comissão aprova regra para contratação de aprendizes e pessoas com deficiência pela administração pública
Comissão aprova isenção de contribuição previdenciária para faculdades com bolsas pelo Prouni
Comissão aprova diretriz para modernização sustentável de pontos de ônibus
Projeto prevê uniformização mínima para matrícula de imóveis em cartórios
Lei cria Comitê Gestor do IBS e define regras do imposto criado pela reforma tributária
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?