Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Oposição critica decisão que altera o rito de impeachment de ministros do STF
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Oposição critica decisão que altera o rito de impeachment de ministros do STF
Nacional

Oposição critica decisão que altera o rito de impeachment de ministros do STF

2 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

03/12/2025 – 17:03  

Reprodução/TV Câmara

Entrevista de lideranças da oposição

Líderes da oposição na Câmara dos Deputados e no Senado criticaram a decisão liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, que alterou o rito de impeachment de ministros daquela Corte.

O ministro considerou que vários trechos da Lei do Impeachment, que é de 1950, não foram recepcionados pela Constituição de 1988 – entre eles, a possibilidade de qualquer pessoa apresentar pedido de impeachment. Conforme essa decisão, que ainda será analisada pelo Plenário do Supremo, a prerrogativa de denunciar ministro do STF caberia apenas ao procurador-geral da República.

Gilmar Mendes também aumentou o quórum necessário no Senado para a abertura de processo de impeachment contra ministros do STF (de maioria dos presentes para 2/3, ou seja, 54 votos) e excluiu a possibilidade de interpretar o mérito de decisões judiciais como conduta típica de crime de responsabilidade.

O líder da oposição na Câmara, deputado Zucco (PL-RS), afirmou que o ato de Gilmar Mendes confere uma proteção absoluta ao STF e retira o direito de qualquer brasileiro de denunciar os crimes de responsabilidade dos ministros do Supremo.

“Gilmar ultrapassa todos os limites, concentrando o poder e rasgando a Constituição. O que resta da democracia quando o direito de fiscalizar os Poderes é arrancado da mão do povo?”, questionou o parlamentar.

O líder da oposição no Senado, deputado Rogerio Marinho (PL-RN), disse que o ministro Gilmar Mendes legislou no lugar do Parlamento. Segundo Marinho, trata-se de uma blindagem aos ministros.

“Eles, os senhores do Olimpo, não praticaram a autocontenção e praticam uma blindagem, como se esse poder estivesse acima da lei. Quando votaram a ‘PEC da Blindagem’, a imprensa criticou, e espero que a imprensa critique essa tentativa de morte da democracia brasileira”, afirmou.

Lei do Impeachment
A suspensão dos dispositivos da Lei do Impeachment relativos ao afastamento de ministros do STF foi dada após decisão sobre ações de descumprimento de preceito fundamental (ADPFs) propostas pelo Solidariedade e pela Associação dos Magistrados Brasileiros.

Na decisão, Gilmar Mendes afirmou que o impeachment tem um papel importante no equilíbrio entre os Poderes, mas destacou que esse instrumento não PODE ser usado como forma de intimidação, sob pena de gerar insegurança jurídica e pressionar juízes a atuar de forma parcial ou alinhada a interesses políticos.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Wilson Silveira

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas prevê lançamento do PDIF Amazonas no primeiro semestre de 2026 com calendário definido pelo Niffam
Próximo artigo Comissão aprova proposta que define igualdade racial como direito fundamental na Constituição

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova novas regras para Empresa Simples de Crédito

2 dias atrás

Comissão aprova destinar parte de emendas para projetos educacionais ligados ao esporte

2 dias atrás

Comissão aprova criação de política para o tratamento do lipedema no SUS

2 dias atrás

Comissão aprova incluir arrendamento no campo em conceito de atividade rural

2 dias atrás

Comissão de Saúde aprova oferta gratuita de sensores de glicose pelo SUS

2 dias atrás

Comissão aprova programa de terapia com animais no SUS para pessoas com deficiência

2 dias atrás

Comissão aprova criação de política de assistência para pessoas com alergias

2 dias atrás

Comissão aprova dedução integral de gastos educacionais de pessoas com deficiência no Imposto de Renda

2 dias atrás

Comissão aprova projeto que obriga órgãos públicos a garantir acessibilidade

2 dias atrás

Comissão aprova programa para incentivar o uso de novas tecnologias no tratamento de água e esgoto

2 dias atrás

Orçamento 2026 é sancionado com veto a R$ 400 milhões em emendas

2 dias atrás

Comissão aprova possibilidade de concessão de empréstimo consignado para quem recebe auxílio-doença

2 dias atrás
Congresso Nacional retoma trabalhos no dia 2 de fevereiro
Comissão aprova direito a tratamento de câncer no estado onde mora o paciente
Comissão aprova criação de portal para centralizar informações sobre vagas de residência médica
Comissão aprova criação de medidas de prevenção ao suicídio em plataformas digitais
Projeto cria auxílio para familiares de policial morto em razão do trabalho
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?