Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Operação reforça ações de combate ao desmatamento e queimadas ilegais em Apuí
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Operação reforça ações de combate ao desmatamento e queimadas ilegais em Apuí
Gestão Estadual

Operação reforça ações de combate ao desmatamento e queimadas ilegais em Apuí

5 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos
Operação Curuquetê 2 – Foto: Michell Melo/SECOM

O município de Apuí (a 408 quilômetros de Manaus) tem sido o ponto focal de atuação da segunda fase da Operação Curuquetê 2, do Governo do Amazonas. Desde o fim de semana até esta terça-feira (18/08), representantes de órgãos ambientais e de segurança pública da esfera estadual acompanharam as atividades em campo, para aprimorar as ações do Estado contra o avanço do desmatamento e queimadas na região.

Fizeram parte da comitiva representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). O objetivo principal foi propor alternativas para melhorar a atuação integrada no município, segundo explica a secretária adjunta de Gestão Ambiental da SEMA, Christina Fischer.

“O Governo do Amazonas está preocupado em buscar soluções para conter o desmatamento e as queimadas no sul do estado, tanto com o aprimoramento das ações de comando e controle ambiental quanto com o avanço do ordenamento territorial e incentivo à bioeconomia. Com o reconhecimento de campo, cada órgão deve desenvolver propostas, a partir dos seus próprios pontos de vista e área de atuação”, explicou.

Operação Curuquetê 2 – Foto: Michell Melo/SECOM

No sábado (15/08), uma reunião para alinhamento operacional das ações foi realizada no Centro Multifuncional de Apuí, junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Exército Brasileiro e entidades da sociedade civil. Já no domingo (16/08), a comitiva seguiu os trabalhos em campo coordenados pelo Ipaam, com apoio do Batalhão Ambiental da polícia Militar e do 54º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) de Humaitá.

Suporte tecnológico – A Operação Curuquetê 2 teve início no dia 16 de junho. No início de agosto, equipes do Estado iniciaram a segunda fase de atuação, voltada principalmente para Apuí. O município lidera o ranking de queimadas no estado, com mais de 1,8 mil focos de calor registrados em 2020.

No dia a dia, as equipes de fiscalização em campo trabalham com informações georreferenciadas, previamente analisadas pelo corpo técnico da SEMA, em Manaus. As informações apontam a localização dos principais polígonos de desmatamento em Apuí, considerados como áreas vulneráveis para a ocorrência de queimadas ilegais, de acordo com o gerente de Fiscalização do Ipaam, Raimundo Chuvas.

“Esse é um trabalho contínuo e que exige bastante das equipes. Há muitas dificuldades para chegar aos locais onde esses crimes ocorrem, mas com os pontos georreferenciados, conseguimos a localização exata, otimizando o tempo e agindo de forma mais assertiva onde precisamos Agir”, informou ele, ao ressaltar a aplicação de mais de R$ 15,4 milhões em multas, em 10 dias de atuação integrada.

Integração, comando e controle – Todo o trabalho conta com o apoio estratégico, tático e operacional da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas. Para o secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança, Coronel Hermes Macedo, é preciso que os órgãos do Estado atuem de forma ainda mais integrada também nas questões ambientais.

“As operações que o Governo de Estado tem realizado ao longo desta gestão, têm sido focadas em integração. Essa missão tem como objetivo unir os órgãos para facilitar as operações em todos os caminhos”, disse Macedo. Ele também acrescentou que as operações, no âmbito da Curuquetê, farão parte do sistema integrado de comando e controle da SSP-AM.

“Nosso sistema de comando e controle, que é o que nós estamos adotando nessa operação, é inovador. É uma metodologia que o Estado entendeu que é a mais correta, tendo um colegiado específico de instituições que fazem parte desse processo, com a SEMA sendo a nossa líder situacional de planejamento, o Ipaam atuando na coordenação em campo e as outras estruturas agregando com apoio”, concluiu.

A Operação Curuquetê 2 conta ainda com suporte do Corpo de Bombeiros do Amazonas, Defesa Civil e polícia Civil do Estado. O enfrentamento às queimadas conta com a atuação do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo), do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), por meio da Operação Verde Brasil 2, além de brigadistas municipais.

Operação Curuquetê 2 – Foto: Michell Melo/SECOM
Tags:ApuíBombeirosFiscalizaçãoGoverno do AmazonasHumaitáManausmeio ambientePolíciaPolícia CivilPolícia MilitarSegurança Pública
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Programa Ciência na Escola seleciona 515 projetos de escolas estaduais do Amazonas
Próximo artigo Bombeiros completam mais de 20h de combate ao incêndio em porto da capital

Mais notícias desta categoria

Prosai Parintins: 1 Ano de Obras e Impactos Positivos

46 minutos atrás

Estudo sobre mortalidade por Aids no Amazonas

5 horas atrás

Complexo Hospitalar Sul: Ensino e Pesquisa Avançados

6 horas atrás

Muros de arrimo e de limite: licenciamento é essencial

7 horas atrás

Armas de choque: proteção para mulheres no Amazonas

22 horas atrás

Festival cultural – O Mundo Encantado da Disney

1 dia atrás

IPVA 2026: Redução e Refis Anunciados por Wilson Lima

1 dia atrás

Festival Olhar do Norte 2025: Destaques Imperdíveis

1 dia atrás

Planejamento e orçamento para 2026 em Manaus

1 dia atrás

Governo Presente: SSP-AM oferece Carteira de Identidade

2 dias atrás

Sedurb destaca ações de habitação e saneamento na Afeam

4 dias atrás

Delegacia Virtual da Mulher: Atendimento e Proteção

4 dias atrás
Polícia Militar do Amazonas apreende drogas em Santa Isabel
Samu capacita servidores da educação em primeiros socorros
UEA inicia projeto de cibersegurança com IA
Governador Wilson Lima: Iluminação Pública em Canutama
Raízes do Investimento: Valorização do PIM no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?