Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Operação ‘Máfia dos Caixões’ investiga ex-diretor financeiro por corrupção passiva
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Operação ‘Máfia dos Caixões’ investiga ex-diretor financeiro por corrupção passiva
Gestão Estadual

Operação ‘Máfia dos Caixões’ investiga ex-diretor financeiro por corrupção passiva

5 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos
Delegado Guilherme Torres, titular da delegacia Especializada em Combate à Corrupção (Deccor). FOTO: Alailson Santos/polícia Civil.

A polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da delegacia Especializada em Combate à Corrupção (Deccor), sob o comando da delegada-geral Emília Ferraz e coordenação do delegado Guilherme Torres, titular da Especializada, deflagrou a primeira fase da operação ‘Máfia dos Caixões’, que investiga ex-diretor financeiro de uma secretaria municipal por cobrar propinas em faturas emitidas no fornecimento de urnas funerárias de serviço público.

De acordo com o delegado Guilherme Torres, a ação policial aconteceu na manhã desta terça-feira (03/11), por volta das 6h, na Colônia Japonesa, bairro NOVO Aleixo, zona norte da capital. O principal alvo das investigações foi Maronilson Barros Monteiro, conhecido como ‘Mauro’, que se prevalecia da função que exercia, em uma secretaria municipal, para fazer cobranças indevidas de valores a empresários que forneciam urnas para a respectiva secretaria.

Segundo o delegado, o caso foi denunciado pelos empresários, ocasião em que um deles informou que não estava entregando as urnas há mais de três meses, pois ele e os outros fornecedores foram proibidos por ‘Mauro’, visto que os mesmos só poderiam receber pelas vendas das urnas se pagassem o valor da propina estipulado pelo ex-diretor.

“Por meio de denúncia feita ao Ministério Público e posteriormente repassada para nós, ‘Mauro’, o principal suspeito desse esquema criminoso, solicitava dos fornecedores das urnas populares, uma quantia de 10 a 20% do valor total da fatura para que o pagamento da mesma fosse liberado”, explicou Torres.

Conforme a autoridade policial, durante a operação, quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos na residência de Maronilson, onde foram recolhidos alguns aparelhos eletrônicos que irão passar por perícia.

“Não Podemos afirmar que existam mais pessoas envolvidas nesse esquema criminoso, o que Podemos dizer é que tudo ficará esclarecido, a partir das investigações. Vale ressaltar que essa é apenas a primeira fase da operação, pois a corrupção deve ser combatida tanto quanto o tráfico de drogas e os demais crimes, porque um crime num serviço desses, principalmente no momento em que estamos vivendo, a gente não PODE tolerar”, disse Guilherme.

Os mandados foram expedidos no dia 29 de outubro de 2020, pelo juiz André Luiz Nogueira Borges de Campos, da Central de Inquéritos.

Procedimentos – ‘Mauro’ será autuado por corrupção passiva e passará por depoimento nos próximos dias.

Tags:DenúnciasPolíciaPolícia Civil
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Conselho Estadual de Saúde reúne conselheiros e usuários para avaliação do manual do TFD
Próximo artigo Novas instalações de equoterapia da PM garantem mais qualidade de vida para famílias atendidas pelo projeto

Mais notícias desta categoria

Prosai Parintins: 1 Ano de Obras e Impactos Positivos

4 horas atrás

Estudo sobre mortalidade por Aids no Amazonas

8 horas atrás

Complexo Hospitalar Sul: Ensino e Pesquisa Avançados

9 horas atrás

Muros de arrimo e de limite: licenciamento é essencial

11 horas atrás

Armas de choque: proteção para mulheres no Amazonas

1 dia atrás

Festival cultural – O Mundo Encantado da Disney

1 dia atrás

IPVA 2026: Redução e Refis Anunciados por Wilson Lima

1 dia atrás

Festival Olhar do Norte 2025: Destaques Imperdíveis

1 dia atrás

Planejamento e orçamento para 2026 em Manaus

1 dia atrás

Governo Presente: SSP-AM oferece Carteira de Identidade

2 dias atrás

Sedurb destaca ações de habitação e saneamento na Afeam

4 dias atrás

Delegacia Virtual da Mulher: Atendimento e Proteção

4 dias atrás
Polícia Militar do Amazonas apreende drogas em Santa Isabel
Samu capacita servidores da educação em primeiros socorros
UEA inicia projeto de cibersegurança com IA
Governador Wilson Lima: Iluminação Pública em Canutama
Raízes do Investimento: Valorização do PIM no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?