O Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), vai levar atendimento médico para as comunidades ribeirinhas do Baixo Rio Branco. A caravana inicia a viagem nesta segunda-feira, dia 6.
As atividades serão executadas através da Operação Inverno 2022, uma iniciativa que conta com a atuação da Sesau, do Corpo de Bombeiros e da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social).
“Levar saúde de qualidade para a população roraimense sempre foi uma preocupação do nosso governador Antonio Denarium, não importando a localidade. Por isso, estaremos levando esta ação para o Baixo Rio Branco, atendendo as necessidades dos nossos ribeirinhos, que são pessoas que realmente necessitam desse cuidado mais especial”, ressaltou a secretária de Saúde, Cecília Lorenzon.
De acordo com o coordenador da Saúde Itinerante, Rafael Sena, a ação terá duração de nove dias, ou seja, estendendo-se até o dia 15 de junho. Na ocasião, os ribeirinhos receberão serviços como atendimentos clínico, ginecológico e cardiológico.
“Através deles [médicos], vamos levar atendimentos especializados, além de consultas clínicas também. Estaremos levando saúde para toda população das comunidades do Baixo Rio Branco”, destacou.
LOCALIDADES BENEFICIADAS
A região do Baixo Rio Branco possui atualmente cerca de 546 famílias ribeirinhas, divididas em 18 comunidades. Essas pessoas vivem basicamente das atividades da agricultura familiar, extrativismo e pesca.
A ação vai visitar as comunidades de Santa Maria do Boiacu, Santa Maria Velha, Sacai, Terra Preta, Lago Grande, Canauni, Itaquera, Remanso, Floresta, Panacarica, Caicubi, Sumaúma e Xixuau. A expectativa da Saúde Itinerante é que a ação atenda 1.200 pessoas.