Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Operação Estiagem: Em Autazes, Governo do Amazonas inicia primeira entrega de suplemento alimentar a pequenos pecuaristas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Operação Estiagem: Em Autazes, Governo do Amazonas inicia primeira entrega de suplemento alimentar a pequenos pecuaristas
Governo do Amazonas

Operação Estiagem: Em Autazes, Governo do Amazonas inicia primeira entrega de suplemento alimentar a pequenos pecuaristas

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Suplemento alimentar fornecido pela SEPROR é alternativa para nutrição do rebanho no período de seca

Foto: Isaac Maia/SEPROR

Com o objetivo de minimizar os impactos causados pela estiagem aos produtores rurais, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de produção rural (SEPROR), realizou nesta sexta-feira (25/10), no Distrito de NOVO Céu, em Autazes (distante 113 quilômetros de Manaus), a primeira entrega de suplemento alimentar para apoiar atividade da pecuária no Amazonas. Foram entregues 4 toneladas de farelo de soja a 100 criadores locais.

O evento foi realizado na sede da Associação dos Produtores Rurais do NOVO Céu e Autaz Mirim (Apcam), no município de Autazes.

A produtora rural Gelziane Maquine de NOVO Céu destacou a importância da chegada do insumo que vai contribuir para a alimentação dos seus gados e sua produção.

Foto: Isaac Maia/SEPROR

“Nesse período de estiagem que nós estamos passando, esses farelos de soja chegaram em um momento muito bom, onde nosso gado está passando dificuldade devido a estiagem e para nós produtores vai ajudar bastante na nossa produção”, ressaltou.

De acordo com o secretário da SEPROR, Daniel Borges, o suplemento alimentar deve beneficiar mais de 1 mil pecuaristas, que diante a diminuição das chuvas tem perdido a qualidade de suas pastagens por conta da estiagem.

“Essa é mais uma ação integrada do Governo do Amazonas para estarmos beneficiando aquelas pessoas que mais precisam neste momento difícil devido à estiagem. É um investimento necessário as famílias que vivem do campo”, ressalta Daniel Borges.

O insumo que chegará aos pequenos pecuaristas amazonenses foi anunciado pelo governador Wilson Lima durante a 46ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), após atender o pleito da Federação da agricultura e pecuária do Amazonas (Faea).

Foto: Isaac Maia/SEPROR

“Consideramos muito oportuna a iniciativa do Governo do Estado, através da SEPROR, de apoio a suplementação animal, principalmente porque isso representa um providencial auxílio para pequenos criadores que enfrentam dificuldades para a manutenção de seus rebanhos diante da estiagem severa”, disse o presidente da Faea, Muni Lourenço.

Com a ação em todo o Estado, a SEPROR entregará 1.112 toneladas de suplemento alimentar a pequenos pecuaristas de 12 municípios com um investimento de mais de R$ 1 milhão de reais.

Os municípios beneficiados são Manaus, Autazes, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Manaquiri, NOVO Airão, Manacapuru, Iranduba, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Itacoatiara e São Sebastião do Uatumã.

Foto: Isaac Maia/SEPROR

Sobre a suplementação

A suplementação para a produção da pecuária garante a ingestão ideal de sais, nutrientes e proteínas necessários para o desenvolvimento dos animais, principalmente em épocas de estiagem, ou pastagem avariada, contribuindo com o aumento da produção de carne e leite, melhorando a saúde do rebanho e diminuição da mortalidade, suprindo as deficiências das pastagens.

Critérios para recebimento

  1. Estar em um município afetado e reconhecido em estado de emergência
  2. Ser pecuarista afetado ou impactado pela seca
  3. Possuir Cartão do Produtor Primário
  4. Estar cadastrado na Adaf
  5. Ser assistido pelo Idam
  6. Possuir plantel de bovídeos de até 10 animais

O post Operação Estiagem: Em Autazes, Governo do Amazonas inicia primeira entrega de suplemento alimentar a pequenos pecuaristas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasAutazesCareiroCareiro da VárzeaGoverno do AmazonasIrandubaItacoatiaraManacapuruManaquiriManausNovo AirãoPresidente FigueiredoRio Preto da EvaSão Sebastião do Uatumã
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas atua em resgate de paciente durante operação estiagem
Próximo artigo Direito do idoso é pauta de palestra do MP do Amazonas em alusão ao Dia Nacional da Pessoa Idosa

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas alinha com Ministério a implementação da saúde da população negra em encontro institucional

3 horas atrás

Sedurb e UGPE reúnem cerca de 95 parceiros para apresentar avanços e resultados dos programas no Amazonas

3 horas atrás

Operação Carnaval 2026 mobiliza cerca de 4 mil policiais no Amazonas para reforçar a segurança pública

3 horas atrás

Projeto apoiado pela Fapeam investiga produção e descarte de resíduos sólidos nas escolas de Manaus

5 horas atrás

Governo do Amazonas confirma repasses e agenda completa do Carnaval na Floresta 2026 no Sambódromo de Manaus

5 horas atrás

Operação Águia mobiliza tropas especializadas para reforçar policiamento em áreas comerciais de Manaus durante pré-carnaval

5 horas atrás

Escolas de samba de Manaus mostram ensaios técnicos e inovações antes do Carnaval 2026

6 horas atrás

Governo do Amazonas anuncia reforço de segurança e investimentos para o Carnaval da Floresta 2026 em Manaus

6 horas atrás

Seinfra inicia manutenção de defensas no Rapidão Rodoanel Metropolitano de Manaus nos dias 07 e 08 de fevereiro

6 horas atrás

Programa de Assistência Familiar do Amazonas investe mais de R$ 23 milhões e compra mais de 2,3 mil toneladas em 2025

6 horas atrás

Voos diretos Manaus Caracas ampliam conectividade e reforçam turismo entre Amazonas e Venezuela a partir de fevereiro

6 horas atrás

Oficina do Conecti discute polos digitais e saberes tradicionais para o Plano Estadual de CT&I do Amazonas e amplia integração entre instituições

6 horas atrás
Imprensa Oficial do Estado do Amazonas celebra Dia Nacional do Gráfico e divulga produção de 1.641.689 impressos no biênio 2024 e 2025
Produção gráfica da Imprensa Oficial ultrapassa 1,6 milhão de impressos e marca o Dia Nacional do Gráfico
Programa Jovem Senador 2026 seleciona estudantes para semana de vivência legislativa em Brasília
Estudantes do Amazonas podem concorrer à vaga na Semana de Vivência Legislativa do Programa Jovem Senador
Adaf intensifica fiscalização no Porto da Ceasa para conter a mosca-da-carambola e coibir transporte irregular de frutos
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?