Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
Gestão Estadual

Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário

3 horas atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Operação Dardanário chega a Manaus e Cuiabá. A polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e a polícia Civil do Mato Grosso (PC-MT) deflagraram na quarta-feira (12/11) a Operação Dardanário. Esse esforço conjunto visa cumprir 18 medidas cautelares relacionadas a crimes de estelionato, em especial fraudes eletrônicas que afetaram um idoso de 69 anos. As investigações começaram em 2023, quando a vítima, residente em Várzea Grande (MT), caiu em um golpe ao tentar comprar um veículo utilitário esportivo em uma plataforma online. O idoso foi enganado e fez um pagamento de R$ 33 mil pelo automóvel fictício.

A operação foi coordenada pela delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc). O delegado Henrique Brasil, que atua na Dercc, revelou detalhes sobre o golpe. Ao longo das investigações, ficou claro que o valor pago pela vítima foi transferido para cinco contas bancárias pertencentes a pessoas em Manaus, inclusive a conta da mulher do golpista com quem o idoso negociou. Essa triangulação de contas foi fundamental para o desmantelamento da fraude. Durante a operação, foram cumpridas cinco medidas em Manaus. A equipe apreendeu cinco celulares, R$ 1,9 mil em espécie, cartões bancários e um vasto acervo de provas que demonstram a prática de outros golpes.

O crime se aprofundou quando o idoso, acreditando na negociação, entrou em contato com o suposto vendedor de um veículo que, segundo o golpista, estava na cidade de Tangará da Serra (MT). Essa pessoa, que se apresentou como sobrinho do vendedor, também acabou se tornando vítima. Ele recebeu a informação de que um carro estava à venda e foi até o local, mas ao realizar a transação, acabou sendo enganado.

Após os pagamentos, o suposto sobrinho não recebeu o dinheiro combinado. Foi nesse momento que ele percebeu que havia caído em um golpe e rapidamente reportou o ocorrido à polícia. As ações da PC-AM e PC-MT visaram não apenas o cumprimento das medidas cautelares, mas também a proteção de outros possíveis alvos de fraudes similares.

Durante as investigações, foi identificado que o cérebro por trás da fraude era um homem de Cuiabá, considerado o autor intelectual do golpe. A PC-AM está focada em garantir que os responsáveis pela operação sejam levados à justiça. As autoridades também solicitaram bloqueio de contas e sequestro de valores para recuperar parte do montante que foi vítima do crime.

A Operação Dardanário reflete o compromisso das polícias em enfrentar e prevenir crimes cibernéticos. A ajuda à vítima inicial foi uma das prioridades da investigação, assim como a busca por garantir que outros não sejam prejudicados. A dinâmica do golpe expõe a vulnerabilidade de pessoas, especialmente idosos, que podem ser alvos de criminosos na internet.

Nesse cenário, a colaboração entre as polícias de diferentes estados é crucial. A articulação entre a PC-AM e a PC-MT foi fundamental para o sucesso das investigações e prisões, que visam não apenas a recuperação de valores, mas também a responsabilização dos envolvidos. Com novos crimes sendo constantemente descobertos, o trabalho das forças de segurança se torna ainda mais vital para proteger os cidadãos.

Os cidadãos devem estar sempre atentos e reportar qualquer comportamento suspeito para as autoridades. O caso mostra como fraudes eletrônicas podem afetar diretamente a vida de pessoas inocentes. A Operação Dardanário é um alerta para todos sobre a importância da segurança digital e da prevenção contra crimes cibernéticos.

Tags:Amazonascapa
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Deputado diz que é preciso manter penas mais duras contra o crime organizado; ouça
Próximo artigo Comissão aprova projeto que permite trocar candidato a vice ou a suplente até a véspera da eleição

Mais notícias desta categoria

Proesc: 5 Anos de Avanços na Educação em Manaus

2 horas atrás

REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida

4 horas atrás

COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável

15 horas atrás

Ação de Cidadania: Direitos em Parintins

23 horas atrás

Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose

1 dia atrás

Governo do Amazonas: Parceria com Banco Mundial

1 dia atrás

Câncer de próstata: cuide-se desde a infância

1 dia atrás

Vistoria garante novas vagas de carga e descarga

2 dias atrás

Prefeitura avança na regularização fundiária em Manaus

2 dias atrás

Cigás testa protocolos de segurança em simulado de emergência

2 dias atrás

Inscrições para o 8º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia

2 dias atrás

Prefeitura remove 7,5 toneladas de cabos obsoletos

3 dias atrás
Amazonastur brilha na WTM Londres com parcerias
Cuia de Sabores: Transformando a Alimentação Infantil
Detran-AM promove conscientização no Ponta Negra
Dia da Malária: Inovações e desafios no controle
Governador Wilson Lima: Combate ao Desmatamento Urgente
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?