Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Operação Cheia 2025: Em cinco meses, Governo do Amazonas alcança mais de 1.700 comunidades com ajuda humanitária
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Operação Cheia 2025: Em cinco meses, Governo do Amazonas alcança mais de 1.700 comunidades com ajuda humanitária
Governo do Amazonas

Operação Cheia 2025: Em cinco meses, Governo do Amazonas alcança mais de 1.700 comunidades com ajuda humanitária

4 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Iniciada pelo governador Wilson Lima, em abril, Operação já garantiu o envio de 970 toneladas em alimentos

Foto: Arquivo/SECOM

Com cinco meses de atuação da Operação Cheia 2025, o Governo do Amazonas, por meio da Defesa Civil do Estado, alcançou até o momento mais de 1.700 comunidades ribeirinhas com ajuda humanitária. Coordenada pelo governador Wilson Lima, a operação foi iniciada, em 16 de abril, com o objetivo de diminuir os efeitos e impactos da enchente na vida da população.

Em mais de 150 dias, o Governo do Amazonas já enviou 970 toneladas em cestas básicas; 4.150 caixas d’água de 500 litros; 57 mil copos de água potável da Cosama, além de 10 kits purificadores do programa Água Boa e uma Estação de Tratamento Móvel (Etam) para os municípios de Humaitá, Manicoré, Apuí, Boca do Acre, NOVO Aripuanã, Borba, Careiro da Várzea, Anamã, Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tonantins, Carauari, Itamarati, Ipixuna, Juruá, Jutaí, Fonte Boa, Guajará, Coari, Uarini, Maraã, Beruri e Anori.

Foto: Arquivo/SECOM

O secretário de Estado de Defesa Civil, Francisco Máximo, destacou o empenho do Governo do Amazonas para reduzir os impactos das subidas dos rios na vida da população amazonense residente não só nas sedes dos municípios, mas em comunidades ribeirinhas em todas as regiões do estado.

“Foram cinco meses de intenso trabalho do Governo do Amazonas, sob a coordenação do governador Wilson Lima, para garantir que a ajuda chegasse a quem mais precisava. Esse resultado só foi possível graças ao empenho das equipes da Defesa Civil e de todos os órgãos parceiros que não mediram esforços para reduzir os impactos da cheia na vida da população amazonense”, destacou o coronel Francisco Máximo.

Foto: Alex Pazuello/SECOM

Panorama e monitoramento

De acordo com os decretos municipais, dos 62 municípios amazonenses, 43 estão em Situação de Emergência, 12 em Alerta, um em Atenção e seis em Normalidade. Até o momento, 139.976 famílias foram afetadas em todo o Amazonas, aproximadamente, 559.886 pessoas impactadas diretamente. As nove calhas de rios do Amazonas já estão em processo de vazante.

O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil, atua com monitoramento constante da cheia, com levantamento realizado de forma contínua pelo Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil do Estado.

O monitoramento é realizado pelo Comitê de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais no Amazonas, formado por 33 secretarias, órgãos e entidades estaduais, auxiliado pelo Comitê Técnico-Científico, responsável por orientar cientificamente o Comitê Permanente na tomada de decisões.

O post Operação Cheia 2025: Em cinco meses, Governo do Amazonas alcança mais de 1.700 comunidades com ajuda humanitária apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo Presente: SES-AM estende atendimento no bairro Novo Aleixo
Próximo artigo UGPE apresenta ao MPAM o projeto da nova sede da instituição, com estrutura ampla, moderna e sustentável

Mais notícias desta categoria

Polícia do Amazonas prende suspeito de roubo qualificado que feriu criança de 8 anos em Alvarães

12 horas atrás

Sine Amazonas oferece 146 vagas de emprego para segunda‑feira 12/01 com atendimento presencial na Galeria+ e postos

12 horas atrás

Projeto Idoso em Movimento da Sejusc registra 139 mil atendimentos a partir dos 45 anos em 2025

12 horas atrás

Agricultores familiares recebem orientações da Sepror para legalização da Asplamam em Manaquiri

12 horas atrás

Polícia Civil apreende 12 toneladas de pirarucu seco perto de Itacoatiara e prende duas pessoas

1 dia atrás

Homem de 21 anos é preso por violência doméstica contra companheira de 19 anos em Novo Aripuanã durante a madrugada

1 dia atrás

Apreensão de entorpecentes e arma de fogo após suspeito fugir no bairro Jorge Teixeira, em Manaus

1 dia atrás

Polícia Militar prende homem por posse de entorpecentes e arma de fogo no bairro Compensa em Manaus

1 dia atrás

Matriculas PCD no Amazonas começam em 12 de janeiro e prioridade vale até 13 de janeiro

1 dia atrás

Governo do Amazonas divulga cronograma do Prosai Parintins com entrega de CRDs e 504 moradias em 2026

3 dias atrás

Governo do Amazonas convoca 110 agricultores pelo Programa de Aquisição de Alimentos em seis municípios

3 dias atrás

Amazonas sanciona nova Política Estadual de Turismo e institui marco legal que substitui norma de 1973

3 dias atrás
Governo do Amazonas abre inscrições para o Programa Centelha 3 Amazonas com apoio a 47 projetos e bolsas
Governo do Amazonas realiza Sorteio Especial da Nota Fiscal Amazonense com R$ 154 mil em prêmios
Oficina em Manaus capacita profissionais para oferecer Implanon na atenção primária e beneficia 103 mulheres
Procon-AM divulga itens que escolas não podem exigir nas listas de material escolar
Prato Cheio promove palestras sobre alimentação e saúde mental em unidades do Amazonas ao longo de janeiro
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?