Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Operação Cavalo de Tróia: PC-AM prende sete integrantes de grupo criminoso suspeito de aplicar golpes em idosos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Operação Cavalo de Tróia: PC-AM prende sete integrantes de grupo criminoso suspeito de aplicar golpes em idosos
Governo do Amazonas

Operação Cavalo de Tróia: PC-AM prende sete integrantes de grupo criminoso suspeito de aplicar golpes em idosos

4 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Prisões ocorreram em Manaus, Borba e Lábrea; Grupo vinha atuando há mais de três anos

FOTOS: Beatriz Sampaio e Erlon Rodrigues/PC-AM.

A polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 74ª delegacia Interativa de polícia (DIP) de Borba (a 151 quilômetros de Manaus), com o apoio do Departamento de polícia do Interior (DPI), deflagrou, nesta sexta-feira (07/11), a Operação Cavalo de Tróia, que resultou no cumprimento de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra sete integrantes de um grupo criminoso investigado por aplicar golpes em idosos beneficiários no interior do estado.

A ação teve como alvos um advogado de 35 anos, apontado como líder do grupo; sua esposa, uma estudante de Direito de 25 anos; outros três homens, de 19, 24 e 36 anos; e duas mulheres, de 33 e 34 anos, que atuavam como auxiliares. O grupo vinha agindo há cerca de três anos em municípios localizados na calha do rio Madeira. As prisões ocorreram nas cidades de Manaus, Borba e Lábrea (a 702 quilômetros da capital).

FOTOS: Beatriz Sampaio e Erlon Rodrigues/PC-AM.

O delegado Paulo Mavignier, diretor do DPI, destacou a efetividade da ação conjunta. “Foi uma operação exitosa, que retirou de circulação um grupo que fraudava financiamentos e empréstimos, cometendo diversas ações fraudulentas para obter benefícios indevidos”, afirmou.

De acordo com o delegado Jorge Arcanjo, os infratores realizavam mutirões e se apresentavam às vítimas, em sua maioria idosos de baixa renda, como advogados e assessores jurídicos, oferecendo supostos serviços para recuperar valores descontados de benefícios previdenciários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

“Após conquistar a confiança das vítimas, eles utilizavam documentos e biometria facial para abrir contas digitais fraudulentas, por meio das quais realizavam empréstimos consignados e transferiram os benefícios. Em alguns casos, ficavam com parte do valor; em outros, apropriaram-se de todo o dinheiro dos idosos”, informou o delegado.

FOTO: Beatriz Sampaio e Erlon Rodrigues/PC-AM.

As investigações tiveram início após o registro de boletins de ocorrência feitos por vítimas e por gerentes de agências bancárias que perceberam irregularidades.

Durante as diligências, foi identificado que o grupo tinha quase 4 mil ações protocoladas no Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM) contra instituições financeiras, alegando que os idosos haviam sido vítimas de estelionato, com o objetivo de obter cancelamentos de contas e indenizações indevidas.

“Eles buscavam indenizações por crimes que eles mesmos cometiam. Recebiam o dinheiro em nome do idoso na justiça, e as vítimas sequer tinham conhecimento. Além disso, havia cerca de 300 ações contra empresas de conectores de televisão, alegando que os produtos não chegavam junto aos aparelhos, o que os levava a falsificar notas fiscais, cupons e procurações”, detalhou Arcanjo.

FOTO: Beatriz Sampaio e Erlon Rodrigues/PC-AM.

Segundo o delegado, o grupo era altamente estruturado e possuía divisão de tarefas, com funções bem definidas entre os membros. Eles eram responsáveis pela falsificação de documentos, utilização de pontos comerciais como fachada e manutenção de um espaço dentro da sede do Sindicato Rural de Borba.

Esse local era utilizado como base para o aliciamento de aposentados, atividade conduzida por uma mulher de 39 anos, que indicava as próximas vítimas.

Diante da gravidade dos fatos, a polícia Civil representou à justiça pelos pedidos de prisão preventiva, quebra de sigilo telemático e bloqueio de ativos financeiros dos investigados.

Durante a deflagração da operação em Manaus, foram apreendidos cinco automóveis, modelos Kia Sorento, Fiat Toro Freedom, Fiat Mobi, Volkswagen Gol, Pajero TR4, Fiat Siena, além de três motocicletas.

O advogado, apontado como líder do grupo, foi preso em Lábrea junto com o comparsa de 36 anos. A esposa dele foi presa na zona norte de Manaus, juntamente com outras três pessoas.

Um dos suspeitos se apresentou voluntariamente, acompanhado de seu advogado, no 12º Distrito Integrado de polícia (DIP) de Manaus. A sétima investigada, de 39 anos, foi presa em Borba.

Procedimentos

Todos os presos irão responder pelo crime de estelionato e permanecerão à disposição da justiça.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas lança ‘O Mundo Encantado do Natal’ e reforça ações integradas de órgãos estaduais no período festivo
Próximo artigo Prefeitura de Manaus revitaliza rua do bairro Novo Aleixo

Mais notícias desta categoria

Hospital Público do Amazonas registrou 26.401 animais atendidos em cinco meses de funcionamento

1 hora atrás

Formatura de 500 novos policiais reforça Polícia Militar do Amazonas e amplia efetivo no estado

2 horas atrás

Baile Inclusivo reúne pessoas com deficiência em Manaus e reforça acessibilidade e direito à cultura no Amazonas

15 horas atrás

Vigilância baseada em eventos comunitários é adotada como estratégia permanente no Amazonas após testes em 2025

15 horas atrás

Programa Prosamin+ do Amazonas é reconhecido no 7º Prêmio InovaInfra 2026 e terá premiação em 8 de abril em São Paulo

15 horas atrás

Operação Impacto lança Centro Cidadão para atender lojistas do Centro de Manaus até 10 de março

15 horas atrás

Escola em Manaus realiza palestra e dinâmica sobre bullying pessoa idosa e etarismo com o CECI Aparecida

15 horas atrás

UnLoc Idam/Itamarati e produtores discutem expansão da cultura do coco do murumuru no alto Rio Juruá

18 horas atrás

Residência médica no Amazonas lança quatro novos programas para formação de especialistas e amplia serviços

18 horas atrás

Sedecti apresenta proposta para ampliar e modernizar a aviação regional no Amazonas com base institucional e legal

19 horas atrás

Sedecti recebe Siam e empresários para apresentar projetos de bioeconomia e valorizar insumos do Amazonas

19 horas atrás

Governo do Amazonas institui comitê da bacia hidrográfica do igarapé do quarenta para ampliar governança hídrica no estado

19 horas atrás
Prato Cheio lança programação de bem-estar, qualificação e inclusão social em março em Manaus e interior
ITB Berlin reúne profissionais de 190 países e amplia presença internacional do Amazonas na feira de turismo
Ipaam apreende caminhão com 12 estéreos de lenha sem Documento de Origem Florestal na AM-070 em Manacapuru
CTC/AM reforça monitoramento climático e projeta cheia dentro da normalidade em Manaus com dados do Labclim
Resgate aéreo do Dioa retira idoso indígena de 83 anos de comunidade na zona norte de Manaus em nove minutos
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?