Forças de segurança do Amazonas iniciaram, em 13/02, a Operação Carnaval 2026 para reforçar a segurança durante o feriado que vai até 17/02.
As Forças de Segurança do Amazonas deram início, nesta sexta-feira (13/02), às ações da Operação Carnaval 2026 no estado do Amazonas. A operação, coordenada pela SSP-AM, envolve a PMAM, a PC-AM e o Detran-AM e se estende até terça-feira (17/02), com atuação na capital e no interior. As medidas incluem patrulhamento, fiscalização de trânsito e ações investigativas, além do emprego de tecnologia de monitoramento.
Desdobramento e efetivo
A PMAM mobilizou cerca de 4 mil policiais militares para prevenir crimes, manter a ordem pública e proteger os foliões nos locais de maior concentração de pessoas ao longo do calendário de eventos do Carnaval. Serão usados policiamento a pé, motorizado de quatro e duas rodas, patrulhas ciclísticas, patrulhamento turístico e modalidades especializadas.
O comandante-geral da PMAM, Klinger Paiva, explicou como será a atuação integrada: “É mais uma operação estratégica que a polícia Militar tem um planejamento, junto com os outros órgãos de segurança, trabalhando de forma integrada e coordenada. Essa operação inicia, hoje, a fase mais importante. Damos ênfase maior no policiamento a pé e em patrulhas nas áreas de maior movimentação nos principais eventos. A gente acredita que teremos mais um carnaval exitoso como é a marca deste governo.” alunos soldados e cadetes em formação também estarão em estágio operacional supervisionado.
Tecnologia e coordenação
A SSP-AM ativou o Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICCL), no Sambódromo, para reunir efetivos das Forças de Segurança e representantes de órgãos estaduais, municipais e federais das áreas de Defesa Social e saúde. Conforme a secretaria, o monitoramento dos eventos será realizado por câmeras em todo o perímetro.
A PC-AM disponibilizará, em frente à delegacia-Geral (DG), a delegacia Móvel com efetivo de escrivães, investigadores e delegados para reforçar o atendimento aos foliões.
Prisões e proteção a crianças e adolescentes
Em ações integradas com a PMAM e com o apoio da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (SEAI), a PC-AM já prendeu 45 pessoas com mandados de prisão em aberto pelo crime de roubo, tanto na capital quanto em municípios do interior. Delegacias da capital serão reforçadas com policiais em sobreaviso para possíveis diligências.
O delegado-geral adjunto, Guilherme Torres, afirmou que serão realizadas ações específicas para garantir a segurança e os direitos de crianças e adolescentes durante o Carnaval: “Nesse Carnaval, a gente vai reforçar o combate à violência contra criança e adolescente. Graças ao investimento do Governo do Amazonas, especialmente na contratação, o chamamento de novos policiais, delegados, investigadores, escrivães e peritos. Então, a gente espera que tenha um excelente carnaval.”
Trânsito e fiscalização
O Detran-AM já mobilizou equipes de fiscalização e de educação para o trânsito nas ruas. Conforme o diretor-presidente David Fernandes, haverá pontos estratégicos na cidade para reduzir acidentes e mortes no trânsito. “Álcool e direção não combinam e a população precisa entender a respeitar as medidas, principalmente o limite de velocidade para que a gente não tenha tragédia. A equipe do Detran atua em conjunto, nas operações feitas em conjunto com a polícia Civil, com a polícia Militar e com a Secretaria de saúde, que está participando das fiscalizações, orientando os condutores”, explicou.
A operação reúne policiamento, tecnologia e fiscalizações integradas para atuar em áreas de maior fluxo de público durante o feriado, com equipes distribuídas na capital e no interior e monitoramento centralizado no CICCL.
Assuntos nesse artigo:
#operacaocarnaval2026, #sspam, #pmam, #pcam, #detranam, #ciccl, #sambodromo, #amazonas, #policiamentoape, #policiamentomotorizado, #delegaciamovel, #mandadosdeprisao, #roubo, #criancas, #adolescentes, #transito, #fiscalizacao, #klingerpaiva, #guilhermetorres, #davidfernandes


