Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Operação Átria: Em 20 dias de ação, mais de 60 prisões por violência doméstica foram registradas no Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Operação Átria: Em 20 dias de ação, mais de 60 prisões por violência doméstica foram registradas no Amazonas
AmazonasGestão EstadualPolícia

Operação Átria: Em 20 dias de ação, mais de 60 prisões por violência doméstica foram registradas no Amazonas

Por
Última atualização: 22 de março de 2024
4 Min Lidos
Compartilhar

Nesse período, os órgãos do Estado atuam de forma integrada com foco na redução de crimes contra mulheres. Foto: (Divulgação/SSP-AM)

Com objetivo de combater os crimes de violência doméstica no Amazonas, a Operação Átria realizou 61 prisões, incluindo mandados de prisão, descumprimento de medidas protetivas de urgência e averiguações do disque-denúncia.

Com o empenho integrado das Forças de Segurança e órgãos das esferas municipal e federal, juntamente com representação da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e Defensoria Pública, a operação também tem papel importante nas áreas educativas, com palestras em escolas e faculdades.

A titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM), delegada Débora Mafra, destacou quais casos podem ser denunciados como crime de violência doméstica e qual a característica de cada um.

“O crime de violência doméstica pode ser caracterizado por cinco tipos de violência. Esses crimes ocorrem por meio de violência moral, física, psicológica, patrimonial e sexual praticados contra as mulheres. Todos eles podem ser denunciados e a vítima pode contar com o trabalho da delegacia da mulher”, explicou a delegada.

Procedimentos policiais

Em 20 dias, 1.570 procedimentos policiais foram realizados em ações integradas realizadas no âmbito da Operação Átria. As vítimas de violência doméstica registraram 708 Boletins de Ocorrência (BOs). No período, as autoridades de polícia judiciária solicitaram 264 medidas protetivas de urgência e quatro medidas cautelares.

Ao todo, foram concluídos 138 inquéritos policiais, que foram remetidos à Justiça.

A delegada ressalta, ainda, que as vítimas podem contar com uma rede de apoio após a denúncia dos casos de violência doméstica às autoridades. Além disso, os procedimentos de polícia judiciária realizados na DECCM visam à proteção das mulheres que procuram as unidades de polícia.

“Quando a mulher chega à delegacia para registrar o Boletim de Ocorrência (B.O), ela está entrando em uma rede de apoio psicológico e de assistência social contra as vítimas de violência doméstica. São serviços oferecidos por órgãos do Estado, como o aplicativo Alerta Mulher, que garante a segurança das mulheres por meio de sistema de georeferenciamento 24h por dia”, ressaltou Mafra.

Além disso, a titular da DECCM afirmou que o Ronda Maria da Penha atua na fiscalização de medidas protetivas de urgência e visitas solidárias às vítimas.

Prevenção

Além das atividades de fiscalização e repressão, também foram realizadas 145 palestras de prevenção, orientação e conscientização da importância das denúncias dos casos de violência doméstica. Além disso, mais de 7 mil pessoas foram alcançadas com ações de panfletagem.

Operação Átria

Durante o mês de março, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) coordena ações no âmbito da Operação Átria, que atua com foco no combate a crimes praticados contra mulheres. No Amazonas, as ações são realizadas sob a coordenação da SSP-AM, com o apoio das Forças de Segurança e de outros órgãos estaduais.

No dia 8 de março, cinco homens suspeitos de crimes de tentativa de homicídios e cárcere privado foram presos, durante o dia D da operação.

   

Tags:DenúnciasEstado do AmazonasFiscalizaçãoManauspoliciaPolíciaPrisãoSegurança PúblicaViolênciaViolência doméstica
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

EstadosPolícia

Operação Cheia 2025: Governador Wilson Lima acompanha o envio de ajuda humanitária para municípios do Madeira

Por biblia
17 de abril de 2025
Governo do Amazonas

Equipe de wrestling brilha e delegação amazonense chega a nove medalhas nos Jogos da Juventude 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Feirão Amazonas Meu Lar gerou R$ 55 milhões em vendas de unidades habitacionais com subsídio estadual, até o momento

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Seas tem programação dedicada ao Dia da Consciência Negra nos Centros de Convivência

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação dá início à aplicação das provas do Sadeam 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?