Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Oito de Março: mulheres representam mais de 70% do quadro de servidores da Educação
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Estado > Oito de Março: mulheres representam mais de 70% do quadro de servidores da Educação
Governo do Estado

Oito de Março: mulheres representam mais de 70% do quadro de servidores da Educação

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos
Pers. Isabel Saraiva 1 300x200 1

Professora Isabel Saraiva..FOTOS: Paulo Silveira/Seduc-AMNesta terça-feira (08/03), é comemorado o Dia Internacional da Mulher, data em que se celebram as inúmeras conquistas obtidas pelo público feminino ao longo dos anos. A Secretaria de Estado de Educação e Desporto destaca o papel primordial das mulheres para a educação no Amazonas, representando pouco mais de 70% do quadro de 35.786 servidores. São 18.678 profissionais de carreira e cerca de 6,3 mil terceirizadas.
Há 12 minutos
Por Agência Amazonas

Na capital e no interior, são mais de 25 mil mulheres atuando

Dentre as funções mais desempenhadas por mulheres em Manaus, onde se inclui a sede, são 6.101 professoras; 1.149 merendeiras; 512 assistentes técnicas, 500 auxiliares de serviços gerais, 473 pedagogas e 272 apoio específico à educação.

Na capital, são 9.007 mulheres atuando em prol da educação, dentre educadoras, pedagogas, assistentes técnicos, cargos comissionados e de apoio específico à educação. No interior, o número de mulheres também é superior ao de homens. São 9.671 profissionais distribuídas entre os 61 municípios do Amazonas.

Além das profissionais do quadro da Seduc, atuam na rede estadual cerca de 6,3 mil mulheres em funções terceirizadas, com funções diversas nas áreas de engenharia, serviços gerais, alimentação, manutenção, tecnológica, entre outras.

No interior, a sequência é a mesma, com 12.997 professoras; 2.474 mulheres no cargo de merendeira; 1.077 atuando como serviços gerais; 887 são assistentes técnicas; 832 são pedagogas e 411 estão em cargos de apoio específico à educação.

Isabel Saraiva é uma dessas profissionais que teve a sua trajetória mudada por meio da educação, e hoje se dedica a impactar os seus alunos da mesma forma. Nascida em Teresina (PI), a futura doutora é fruto do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e conta que, apesar dos poucos incentivos, conseguiu superar barreiras e continuar firme nos estudos.

Inspiração

Isabel Saraiva é uma dessas profissionais que teve a sua trajetória mudada por meio da educação.FOTOS: Paulo Silveira/Seduc-AMIsabel Saraiva é uma dessas profissionais que teve a sua trajetória mudada por meio da educação.FOTOS: Paulo Silveira/Seduc-AMEste expressivo número representa mulheres que a cada dia levam a educação a milhares de estudantes. E é na sala de aula que estas profissionais acreditam que, por meio do conhecimento, muitas histórias podem ser transformadas.

A educadora atualmente integra o time de professores que levam a educação aos lugares mais longínquos do estado. O Ensino Presencial Mediado por Tecnologia, implantado em julho de 2007, vem sendo ampliado, a cada ano, para atender as demandas das comunidades rurais do Amazonas.

“Eu perdi alguns anos devido a alguns problemas, e para recuperar esse período, resolvi investir na EJA. Tive pouquíssimos estímulos de que conseguiria avançar nos estudos, porque existe um estigma muito grande: se você faz a EJA, você não vai conseguir seguir os seus estudos, porém eu não aceitei isso, pois eu acredito que quem determinaria aonde eu ia chegar seria eu”, confessa a docente.

Após anos de muita luta, Isabel Saraiva deixa uma mensagem importante para os alunos: “Hoje, instigo os jovens, digo a eles que existe vida após o Ensino Médio, que assim como eu, muitos jovens podem ascender socialmente. Hoje eu tenho uma vida muito confortável, graças a Deus, e tudo isso por conta dos estudos”, conclui.

“Em 2011, ao chegar ao Amazonas, após ser aprovada no concurso, eu resolvi fazer o teste para o Centro de Mídias do Amazonas (Cemeam), e assim foi. Ainda é uma experiência incrível, porque hoje o que a gente faz aqui é normal, mas há 10 anos, isso era extraordinário, era pioneirismo”, reflete Isabel.

Tags:GovernadorGoverno do Amazonasgoverno do estadoManausWilson Lima
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Tabatinga SJPC Em Tabatinga, programação da Semana Justiça pela Paz em Casa terá, além das audiências judiciais, júris para casos de feminicídio e evento com mulheres indígenas
Próximo artigo Pesquisadora Ingrid Reis FOTO Tacio Melo Secom 2 300x200 1 Mulheres na ciência: pesquisadora coordena acervo genético com 2,5 mil espécies de microorganismos da Amazônia

Mais notícias desta categoria

AMTUR FITUR FOTO ANAYRA BENEVIDES 3

Amazonas na Feira Internacional de Turismo de Madri

2 anos atrás
FURTO 14a E 30a CICOM 768x1024 6

Três homens foram detidos por furto durante o fim de semana em Manaus

3 anos atrás
6a CICOM SIMULACRO E DROGAS 1024x768 6

Em Manaus, PM prende dois homens e apreende dois adolescentes com entorpecentes

3 anos atrás
FORCA TATICA ARMA 5

Policiais da Força Tática prendem dois homens e apreende adolescente na zona norte de Manaus

3 anos atrás

Rocam prende dois homens com armas e drogas em Manaus e na Região Metropolitana

3 anos atrás

Mais de 65 quilos de drogas são apreendidos durante operação Hórus em Tabatinga

3 anos atrás

Estudo avalia o desempenho produtivo da cafeicultura no Amazonas

3 anos atrás

Atendimento 190 recebe reforço de novos profissionais

3 anos atrás

Resíduos de sementes do guaraná podem servir como alternativa na produção do etanol

3 anos atrás

Batalhão Ambiental intensifica operação Pantera nas rodovias e na orla de Manaus

3 anos atrás

Boletim: Amazonas atualiza cenário da Covid-19 neste domingo (24/07)

3 anos atrás

JEA’s 2022: Estudante da rede estadual conquista medalha de ouro na modalidade de Natação Infantil

3 anos atrás

Agentes da SSP-AM apreendem sete quilos de drogas no Porto de Manaus

Paciente ganha festa de aniversário em novo projeto de humanização do Hemoam

UEA realiza Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia de 27 a 29 de julho

Procon-AM alerta que instalação de ‘medidores aéreos’ de energia está proibida no Amazonas

JEAs 2022: gêmeos de Boa Vista do Ramos vencem concorrentes e se classificam para vôlei de praia em jogos nacionais

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?