Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Oito de Março: mulheres representam mais de 70% do quadro de servidores da Educação
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Estado > Oito de Março: mulheres representam mais de 70% do quadro de servidores da Educação
Governo do Estado

Oito de Março: mulheres representam mais de 70% do quadro de servidores da Educação

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 8 de março de 2022
5 Min Lidos
Compartilhar

Professora Isabel Saraiva..FOTOS: Paulo Silveira/Seduc-AMNesta terça-feira (08/03), é comemorado o Dia Internacional da Mulher, data em que se celebram as inúmeras conquistas obtidas pelo público feminino ao longo dos anos. A Secretaria de Estado de Educação e Desporto destaca o papel primordial das mulheres para a educação no Amazonas, representando pouco mais de 70% do quadro de 35.786 servidores. São 18.678 profissionais de carreira e cerca de 6,3 mil terceirizadas.
Há 12 minutos
Por Agência Amazonas

Na capital e no interior, são mais de 25 mil mulheres atuando

Dentre as funções mais desempenhadas por mulheres em Manaus, onde se inclui a sede, são 6.101 professoras; 1.149 merendeiras; 512 assistentes técnicas, 500 auxiliares de serviços gerais, 473 pedagogas e 272 apoio específico à educação.

Na capital, são 9.007 mulheres atuando em prol da educação, dentre educadoras, pedagogas, assistentes técnicos, cargos comissionados e de apoio específico à educação. No interior, o número de mulheres também é superior ao de homens. São 9.671 profissionais distribuídas entre os 61 municípios do Amazonas.

Além das profissionais do quadro da Seduc, atuam na rede estadual cerca de 6,3 mil mulheres em funções terceirizadas, com funções diversas nas áreas de engenharia, serviços gerais, alimentação, manutenção, tecnológica, entre outras.

No interior, a sequência é a mesma, com 12.997 professoras; 2.474 mulheres no cargo de merendeira; 1.077 atuando como serviços gerais; 887 são assistentes técnicas; 832 são pedagogas e 411 estão em cargos de apoio específico à educação.

Isabel Saraiva é uma dessas profissionais que teve a sua trajetória mudada por meio da educação, e hoje se dedica a impactar os seus alunos da mesma forma. Nascida em Teresina (PI), a futura doutora é fruto do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e conta que, apesar dos poucos incentivos, conseguiu superar barreiras e continuar firme nos estudos.

Inspiração

Isabel Saraiva é uma dessas profissionais que teve a sua trajetória mudada por meio da educação.FOTOS: Paulo Silveira/Seduc-AMIsabel Saraiva é uma dessas profissionais que teve a sua trajetória mudada por meio da educação.FOTOS: Paulo Silveira/Seduc-AMEste expressivo número representa mulheres que a cada dia levam a educação a milhares de estudantes. E é na sala de aula que estas profissionais acreditam que, por meio do conhecimento, muitas histórias podem ser transformadas.

A educadora atualmente integra o time de professores que levam a educação aos lugares mais longínquos do estado. O Ensino Presencial Mediado por Tecnologia, implantado em julho de 2007, vem sendo ampliado, a cada ano, para atender as demandas das comunidades rurais do Amazonas.

“Eu perdi alguns anos devido a alguns problemas, e para recuperar esse período, resolvi investir na EJA. Tive pouquíssimos estímulos de que conseguiria avançar nos estudos, porque existe um estigma muito grande: se você faz a EJA, você não vai conseguir seguir os seus estudos, porém eu não aceitei isso, pois eu acredito que quem determinaria aonde eu ia chegar seria eu”, confessa a docente.

Após anos de muita luta, Isabel Saraiva deixa uma mensagem importante para os alunos: “Hoje, instigo os jovens, digo a eles que existe vida após o Ensino Médio, que assim como eu, muitos jovens podem ascender socialmente. Hoje eu tenho uma vida muito confortável, graças a Deus, e tudo isso por conta dos estudos”, conclui.

“Em 2011, ao chegar ao Amazonas, após ser aprovada no concurso, eu resolvi fazer o teste para o Centro de Mídias do Amazonas (Cemeam), e assim foi. Ainda é uma experiência incrível, porque hoje o que a gente faz aqui é normal, mas há 10 anos, isso era extraordinário, era pioneirismo”, reflete Isabel.

Tags:GovernadorGoverno do Amazonasgoverno do estadoManausWilson Lima
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Governo do Amazonas moderniza iluminação pública na área externa do Complexo Hospitalar Sul

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
13 de dezembro de 2024
Governo do Amazonas

Equipe de wrestling brilha e delegação amazonense chega a nove medalhas nos Jogos da Juventude 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Ajuda humanitária: Governo do Amazonas distribui quase 4 mil cestas básicas em Unidades de Conservação

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Feirão Amazonas Meu Lar gerou R$ 55 milhões em vendas de unidades habitacionais com subsídio estadual, até o momento

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Seas tem programação dedicada ao Dia da Consciência Negra nos Centros de Convivência

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?