Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Oficinas do Circuito +Cultura fomentam capacitação profissional no Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Estados > Oficinas do Circuito +Cultura fomentam capacitação profissional no Amazonas
EstadosGestão Estadual

Oficinas do Circuito +Cultura fomentam capacitação profissional no Amazonas

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Projeto, que entra na fase final nesta semana, oferece oficinas gratuitas

Circuito +Cultura

Mais de 30 profissionais especializados realizaram 21 oficinas de capacitação ao longo do Circuito +Cultura. O projeto da Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa, entrou na reta final, e se destacou pela promoção gratuita de apresentações artísticas e oficinas nos últimos três meses. Representantes da classe artística relatam experiências positivas da ação que fomentou a indústria cultural no estado.

Foram realizadas oficinas de incentivo ao empreendedorismo cultural, direcionadas ao segmento teatral, arte circense, dança, fotografia, literatura e à criação de projetos destinados a editais de cultura.

O secretário em exercício de Cultura e economia criativa, Candido Jeremias, reforça a importância do projeto, que explora diversas linguagens artísticas.

“A procura pelas oficinas confirma o interesse do público no campo das artes e da cultura”, disse o secretário. “As oficinas têm o propósito de capacitar aqueles que buscam qualificação para atuar na indústria cultural, como protagonistas ou parte de um corpo técnico, direção de espetáculos, produção, execução de projetos contemplados por editais, entre outras possibilidades”, enfatiza.

Na grade de programação, destaque para a oficina “Por Onde Começo? – A Presença do Ator em Cena”, ministrada pela atriz Julia Montezuma, no Centro Cultural Palácio da justiça.

“O incentivo das oficinas, além de movimentar o cenário cultural, de trazer mais informação, gera uma difusão de conhecimentos para quem está começando ou aqueles que buscam um NOVO olhar, uma nova linguagem, nova técnica e um NOVO texto. As oficinas são muito válidas para troca entre quem participa e quem ministra”, disse Julia.

O interesse do público também se voltou às oficinas de “Escrita Criativa para Submeter a Editais Culturais” e de “Criação de Portfólio”. Ministradas pelos produtores culturais Ariel Kuma, Dayo do Nascimento e Dante Abner, as capacitações tiveram como público-alvo as pessoas trans, não binárias, LGB+ e racializadas.

“Os participantes se sentem representados na professora ou na pessoa que está produzindo, enquanto pessoa trans, e vê ali a possibilidade de construir um diálogo, aproximar as vivências desse ensino necessário para que todas as pessoas acessem editais”, explica Ariel Kuma.

Próximas oficinas

Completando três meses de realização, as oficinas de capacitação do Circuito +Cultura seguem com programação até o final deste mês.

Na terça e na quarta-feira (18 e 19/10), o Palacete Provincial, na Praça Heliodoro Balbi (antiga Praça da polícia), Centro, recebe a oficina de formação e capacitação teatral, “Corpo, Xamanismo e Performance Arte”, das 14h às 17h. A formação é voltada para pessoas a partir de 16 anos.

Também na terça e na quarta-feira, no Palácio Rio Negro, na avenida Sete de Setembro, Centro, as atividades formativas seguem com a oficina de interpretação “A Poesia de Corpo em Cena”. Os participantes devem ter a partir de 15 anos.

O Centro Cultural Palácio da justiça, na avenida Eduardo Ribeiro, Centro, recebe a oficina “Iluminação Cênica para Iniciantes”, a ser realizada de 25 e 27 de outubro. A idade recomendada para os participantes é de 16 anos.

Todas as oficinas são gratuitas e a participação é por ordem de chegada.

O post Oficinas do Circuito +Cultura fomentam capacitação profissional no Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:EmpreendedorismomanchetePolícia
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Atendimentos estão suspensos no laboratório Distrital Leste
Próximo artigo Serviços estratégicos para garantir o maior Boi Manaus de todos os tempos

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

3 dias atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

3 dias atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

4 dias atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

4 dias atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

4 dias atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

7 dias atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

7 dias atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

7 dias atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

7 dias atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

1 semana atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

1 semana atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

1 semana atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?