Oficinas em CECFs e Ceci do Amazonas confeccionam máscaras e adereços para bailes de Carnaval, visando socialização e saúde emocional.
Os Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) e do Idoso (Ceci), administrados pela SEAS, estão realizando oficinas de máscaras e adereços ao longo desta semana em unidades de Manaus, conforme a programação das mesmas. Na manhã desta terça-feira (10/02), o Centro Estadual de Convivência da Família Maria de Miranda Leão, no bairro Alvorada, reuniu os Grupos de Convivência Mas Ativo e Estimulando a Memória para confeccionar peças com papelão e EVA que serão usadas no baile de Carnaval.
Atividades e materiais
As oficinas utilizam papelão e EVA para revestir, decorar e dar acabamento aos adereços. As produções incluem máscaras e tiaras destinadas aos bailes programados nas unidades. Segundo a instrutora Conceição Fontes, as máscaras produzidas serão usadas no baile do Miranda Leão, na próxima quinta-feira (12/02), a partir das 14h.
Participantes e objetivos
Os grupos que participaram são formados por envelhecentes e idosos entre 50 e 80 anos. A instrutora afirmou que as atividades buscam valorizar a cultura popular e estimular a criatividade, a coordenação motora, a autoestima, além de promover a saúde emocional e a socialização entre os participantes.
No auge dos seus 80 anos, a frequentadora Clarice de Souza é uma das participantes mais antigas do CECF Miranda Leão. Ela disse considerar o centro como sua “segunda casa” e informou que vai ao local pela manhã e só sai à tarde, às terças e quintas feiras, porque participa dos dois Grupos de Convivência. Dona Clarice também participa de alongamento, palestras, feiras, passeios e oficinas como a de confecção das máscaras.
Outras unidades e programação de bailes
O Centro de Convivência do Idoso (Ceci-Aparecida) também realizou, nesta terça-feira, Oficina Carnavalesca com o Grupo de Convivência Estimulo Mais, produzindo máscaras e tiaras. A programação foi realizada na parte da tarde com outros grupos e busca promover expressão criativa, participação ativa e convívio em grupo de forma lúdica e inclusiva.
Os itens produzidos nas oficinas serão usados no baile do Ceci, em parceria com o CECF Magdalena Arce Daou, no bairro Santo Antonio, no dia 11 de fevereiro, das 13h às 18h. A programação do evento inclui dança, concurso de máscara, desfile de fantasia e escolha de rei e rainha do Carnaval.
Abrangência e gestão
As atividades nas unidades sociais são coordenadas pela Secretaria de Estado da assistência social e Combate à fome (SEAS). Os sete centros, distribuídos em várias zonas de Manaus, têm como objetivo a integração de famílias e comunidades de todas as idades, com foco em usuários em situação de vulnerabilidade social.
Assuntos nesse artigo:
#oficinas, #mascaras, #carnaval, #cecf, #ceci, #SEAS, #centroestadualdeconvivenciadafamilia, #mirandaleao, #masativo, #estimulandamemoria, #conceicaofontes, #claricedesouza, #ceciaparecida, #magdalenaarcedaou, #santoantonio, #alvorada, #Manaus, #assistenciasocial, #saudeemocional, #socializacao


