Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Oficina em Manaus capacita profissionais para oferecer Implanon na atenção primária e beneficia 103 mulheres
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Oficina em Manaus capacita profissionais para oferecer Implanon na atenção primária e beneficia 103 mulheres
Governo do Amazonas

Oficina em Manaus capacita profissionais para oferecer Implanon na atenção primária e beneficia 103 mulheres

2 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Oficina na Maternidade Ana Braga treinou médicos e enfermeiros para inserir o implante subdérmico Implanon na REDE pública.

A Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) realizou, entre terça e esta quinta-feira (06 a 08/01), na Maternidade Ana Braga, uma oficina de capacitação profissional para a inserção do implante subdérmico contraceptivo Implanon na Atenção Primária à saúde. Trinta e três profissionais da capital e do interior participaram do treinamento e 103 pacientes receberam o implante durante a ação, conforme a coordenação do evento.

Detalhes da capacitação

A iniciativa foi promovida pela Coordenação Estadual da saúde da Mulher em parceria com o Centro Formador de Profissionais na Inserção de Métodos Contraceptivos Reversíveis de Longa Duração (Larc), do Ministério da saúde. O objetivo declarado é preparar profissionais da APS, incluindo médicos e enfermeiros, para ampliar a oferta do método e fortalecer a atenção integral à saúde sexual e reprodutiva.

Segundo a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, a qualificação visa combinar teoria e prática. “Estamos ampliando o acesso a métodos contraceptivos de longa duração na REDE pública de saúde. Essa oficina garante que os profissionais tenham não apenas o conhecimento teórico, mas também a prática necessária para a oferta, a entrevista qualificada e a inserção do implante. Esses profissionais serão multiplicadores nos seus territórios, fortalecendo o planejamento reprodutivo das mulheres”, afirmou a secretária.

O método

O Implanon é um implante subdérmico com ação contraceptiva por até três anos, sem necessidade de intervenções durante esse período. Após esse tempo, o dispositivo PODE ser retirado e, se houver interesse, um NOVO implante PODE ser inserido imediatamente pelo SUS. A fertilidade retorna rapidamente após a remoção.

A coordenadora estadual da saúde da Mulher da SES-AM, Aline Souza, informou que o método é destinado a mulheres em idade fértil, entre 15 e 49 anos, respeitando critérios clínicos e a livre escolha. “O implante está chegando ao SUS e já foi distribuído para Manaus e outros 11 municípios. A capacitação dos profissionais é fundamental para garantir o acesso seguro, qualificado e respeitoso, assegurando à mulher autonomia para decidir o momento de iniciar ou planejar sua vida reprodutiva”, destacou.

Programação e atendimento

A oficina seguiu formato com aula teórica pela manhã e prática à tarde. Na ocasião, 103 pacientes previamente identificadas, conforme os critérios estabelecidos para o método contraceptivo, receberam o implante durante a oficina.

Uma das pacientes atendidas, Deilly Maria, de 26 anos, descreveu o procedimento como simples e de curta duração. “A inserção é muito rápida e dura poucos minutos. Para mim, será muito positivo, pois não precisarei mais me preocupar com horários, como acontecia com o uso da minipílula. Agora, tenho mais segurança e tranquilidade no planejamento da minha vida reprodutiva”, completou.

Fotos do evento foram registradas por Francisco Mourão / SES-AM.

Assuntos nesse artigo:

#implanon, #implante, #implantesubdermico, #contraceptivo, #atencaoprimaria, #aps, #sesam, #ministeriodasaude, #maternidadeanabraga, #capacitacao, #profissionaisdesaude, #enfermeiros, #medicos, #saudedamulher, #planejamentoreprodutivo, #gestacoesnaoplanjadas, #autonomia, #confidencialidade, #larc, #Manaus

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus e Ufam firmam acordo para fortalecer agricultura familiar com unidades demonstrativas
Próximo artigo Prefeitura de Manaus reinaugura escola municipal João Alfredo com revitalização estrutural para mais de 480 alunos

Mais notícias desta categoria

Baile Inclusivo reúne pessoas com deficiência em Manaus e reforça acessibilidade e direito à cultura no Amazonas

11 horas atrás

Vigilância baseada em eventos comunitários é adotada como estratégia permanente no Amazonas após testes em 2025

11 horas atrás

Programa Prosamin+ do Amazonas é reconhecido no 7º Prêmio InovaInfra 2026 e terá premiação em 8 de abril em São Paulo

11 horas atrás

Operação Impacto lança Centro Cidadão para atender lojistas do Centro de Manaus até 10 de março

11 horas atrás

Escola em Manaus realiza palestra e dinâmica sobre bullying pessoa idosa e etarismo com o CECI Aparecida

11 horas atrás

UnLoc Idam/Itamarati e produtores discutem expansão da cultura do coco do murumuru no alto Rio Juruá

14 horas atrás

Residência médica no Amazonas lança quatro novos programas para formação de especialistas e amplia serviços

14 horas atrás

Sedecti apresenta proposta para ampliar e modernizar a aviação regional no Amazonas com base institucional e legal

15 horas atrás

Sedecti recebe Siam e empresários para apresentar projetos de bioeconomia e valorizar insumos do Amazonas

15 horas atrás

Governo do Amazonas institui comitê da bacia hidrográfica do igarapé do quarenta para ampliar governança hídrica no estado

15 horas atrás

Vacina contra a influenza passa a ser oferecida a toda população não vacinada no Amazonas até 31 de maio de 2026

15 horas atrás

Deepfakes de consumo com inteligência artificial aumentam golpes durante o Mês do Consumidor no Amazonas

15 horas atrás
Ipaam apreende caminhão com 12 estéreos de lenha sem Documento de Origem Florestal na AM-070 em Manacapuru
CTC/AM reforça monitoramento climático e projeta cheia dentro da normalidade em Manaus com dados do Labclim
Resgate aéreo do Dioa retira idoso indígena de 83 anos de comunidade na zona norte de Manaus em nove minutos
Concurso Sema Amazonas divulga locais de prova, cronograma e orientações para candidatos
Inscrições prorrogadas para o Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) da FCecon até 9 de março
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?