Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Observatório apoiado pelo Governo do Amazonas qualifica professores e potencializa a educação do campo e indígena no Médio Purus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Observatório apoiado pelo Governo do Amazonas qualifica professores e potencializa a educação do campo e indígena no Médio Purus
Governo do Amazonas

Observatório apoiado pelo Governo do Amazonas qualifica professores e potencializa a educação do campo e indígena no Médio Purus

5 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Iniciativa, apoiada pela Fapeam, cria banco de dados, promove formação docente em comunidades no sul do Amazonas

Foto: Acervo da coordenadora da pesquisa, Claudina Azevedo Maximiano

Criar um observatório de educação do campo/floresta e indígena para diagnosticar a realidade educacional da região do Médio Purus foi o objetivo de uma pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa Amazônidas – Mulheres e Meninas na Ciência, edital n° 002/2021.

O projeto intitulado “Observatório em educação do Campo/Floresta e Indígena da Região do Médio Purus – OECFIMP”, coordenado pela doutora em Antropologia Social, Claudina Azevedo Maximiano, do Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), campus Lábrea, realizou levantamento de informações e criou um banco de dados dos municípios de Canutama, Lábrea e Pauini (distantes 619, 702 e 923 quilômetros de Manaus, respectivamente).

Além disso, o estudo promoveu ações de formação continuada para professores que atuam em salas multisseriadas, metodologia predominante nas escolas da região. A iniciativa foi constituída tendo como referência o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFAM, em parceria com as comunidades locais, instituições, movimentos sociais e as secretarias municipais de educação.

Segundo Claudina Maximiano, o Observatório surgiu para enfrentar os principais desafios educacionais identificados por professores e as dificuldades logísticas para acesso às comunidades.

Fotos: Acervo da coordenadora da pesquisa, Claudina Azevedo Maximiano

Entre as ações de destaque do projeto está o curso de aperfeiçoamento para professores das escolas indígenas e do campo/floresta, realizado por meio de oficinas práticas, construídas a partir da realidade vivenciada pelos educadores da região.

Parcerias e avanços

No município de Lábrea, o projeto fortaleceu suas ações por meio da parceria com organizações locais relevantes, como o Movimento de Professores Indígenas, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ampliando a participação comunitária e o alcance das iniciativas.

Apesar dos avanços, a pesquisadora destaca a necessidade de continuidade do Observatório e das ações de formação devido à escassez de licenciaturas específicas para as realidades indígenas e do campo/floresta. Os dados coletados foram organizados em um livro distribuído aos professores, que servirá como base para futuras intervenções e aprimoramento da educação local.

Apoio da Fapeam

A pesquisadora explica que o Observatório em educação do Campo/Floresta e Indígena da Região do Médio Purus (OECFIMP) representa um avanço para a educação nas comunidades rurais e indígenas do sul do Amazonas.

Ao articular pesquisa, formação docente e participação comunitária, o projeto promoveu a construção de soluções contextualizadas e a valorização dos saberes locais, contribuindo para um estudo adequado sobre a melhoria na qualidade do ensino e o fortalecimento das políticas públicas educacionais na região.

“A Fapeam é de fundamental importância para que possamos fazer pesquisa qualificada no Amazonas. Como equipe de pesquisadores, temos que manifestar nossa alegria de poder contar com uma fundação no Estado que nos possibilita avançar no processo de fazer ciência”, comentou a coordenadora.

Programa Amazônidas – Mulheres e Meninas na Ciência

O Programa é uma iniciativa do Governo do Amazonas, desenvolvida pela Fapeam, e integra o Movimento Mulheres e Meninas na Ciência. Seu objetivo é ampliar a representatividade feminina no campo da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) local, por meio da concessão de auxílio-pesquisa para despesas de capital, custeio e bolsas. A proposta é incentivar projetos de pesquisa, tecnologia e inovação como ação afirmativa, fortalecendo a liderança feminina nessas áreas.

O post Observatório apoiado pelo Governo do Amazonas qualifica professores e potencializa a educação do campo e indígena no Médio Purus apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo e bets acreditam que proibir apostas em lances individuais pode fortalecer o mercado ilegal
Próximo artigo Prefeito David Almeida acompanha entrega de pulseiras do #SouManaus Passo a Paço 2025 e alerta contra venda ilegal

Mais notícias desta categoria

Governador Wilson Lima entrega cadeiras de rodas e anuncia ações para o setor primário em Caapiranga

1 hora atrás

Telessaúde amplia atendimento no Amazonas e Caapiranga recebe duas telessalas do Saúde AM Digital e amplia acesso a consultas especializadas

1 hora atrás

Governo do Amazonas vistoria obras da estrada do Membeca e inaugura iluminação de LED em Caapiranga

2 horas atrás

Processo seletivo Pecit da Polícia Militar do Amazonas abre 44 vagas para creches em Manaus até 21 de janeiro

2 horas atrás

Ganhador do sorteio da Nota Fiscal Amazonense recebe R$ 50 mil e anuncia doação ao Gacc para apoiar crianças

2 horas atrás

Campeonato Amazonense terá jogos no Ismael Benigno e Carlos Zamith e Vila Olímpica oferece atividades comunitárias no fim de semana

2 horas atrás

Capacitação apresenta protocolo Não é Não para eventos de Carnaval no Amazonas

2 horas atrás

Secretaria do Amazonas anuncia 688 bolsas do Bolsa Mais Professores de R$ 2.100 para docentes da rede estadual

2 horas atrás

Concurso público do Ipaam abre inscrições para 140 vagas com provas em março de 2026

2 horas atrás

Capacitação em saúde mental reforça acolhimento e amplia segurança no atendimento do Centro de Saúde Mental do Amazonas

5 horas atrás

Capacitação em hemorragia pós-parto atualiza equipes do IMDL e SES-AM no Complexo Hospitalar Sul

5 horas atrás

Mestrado em hematologia do Hemoam recebe Nota 4 da Capes e abre caminho para doutorado

5 horas atrás
Ipaam amplia alcance da educação ambiental e atinge 64.600 pessoas em 2025
Conselhão Tarumã-Mirim é regularizado com aprovação do estatuto e amplia acesso a políticas públicas
Sine Amazonas anuncia 117 vagas de emprego para 16/01 com atendimento na Galeria+ e documentos exigidos
Atualização da NR-01 torna obrigatória inclusão de fatores psicossociais no GRO e amplia notificação de transtornos mentais relacionados ao trabalho
Paredão reduz em 75% os roubos de veículos no Amazonas e localiza mais de 1.409 veículos
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?