Unidades de ensino da Prefeitura de Manaus têm até 16 de março de 2026 para se inscrever na 21ª Obmep, via site oficial.
As unidades de ensino da Prefeitura de Manaus, coordenadas pela Secretaria Municipal de educação (Semed), podem se inscrever na 21ª edição da Olimpíada Brasileira de matemática das escolas Públicas (Obmep) até o dia 16 de março de 2026, exclusivamente pela internet, por meio do site http://www.obmep.org.br/. Podem participar escolas municipais que atendem estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
Participação e orientações
A Semed participa da Obmep desde 2005, ano de lançamento da competição. De acordo com a assessora pedagógica do componente curricular de matemática da Divisão de ensino fundamental (DEF) da Semed, Elissandra Rubim, é fundamental que as escolas fiquem atentas ao período de inscrições, uma vez que a avaliação representa uma oportunidade para acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes.
Segundo Elissandra Rubim, “Acreditamos que a participação na Obmep potencializa o interesse, a curiosidade e o espírito investigativo dos estudantes, além de contribuir significativamente para a melhoria do rendimento escolar em matemática”.
Fases da olimpíada e níveis
As provas serão realizadas em duas fases. A primeira, com questões objetivas, está prevista para junho deste ano. Já a segunda fase, com questões discursivas, ocorrerá em outubro de 2026. A olimpíada é organizada em dois níveis: estudantes do 6º e 7º anos e estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental.
Inscrição e acesso ao site
O procedimento de inscrição é feito exclusivamente pelo site oficial da Obmep: http://www.obmep.org.br/. A orientação da Semed é que as unidades de ensino concluam o cadastro dentro do prazo para garantir a participação dos estudantes.
Texto – Paulo Rogério/Semed
Foto – Eliton Santos/ Arquivo Semed
Assuntos nesse artigo:
#obmep, #Manaus, #Semed, #inscricoes, #escolasmunicipais, #6ao9ano, #ensinofundamental, #matematica, #provas, #junhodesteano, #outubrode2026, #21aedicao, #2005, #divisaodeensinofundamental, #elissandrarubim, #paulorogerio, #elitonsantos


