A avaliação, a maior da América Latina, é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada e é destinada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, divididos em 3 níveis. Em Roraima, 73.956 estudantes de 211 escolas participam da Olimpíada.
Escolas estaduais da Capital e Interior do Estado realizaram nesta terça-feira, 07, a prova da 1ª fase da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), que está na 17ª edição.
“A Olimpíada também busca contribuir para a qualidade da Educação Básica, promover a inclusão social e incentivar o aperfeiçoamento dos professores, principalmente os das escolas públicas”, destacou Gilson.
De acordo com o coordenador da OBMEP no Estado, Gilson de Souza Costa, a avaliação tem diversos objetivos dentre eles, estimular e promover o estudo da Matemática.
A classificação é feita de acordo com as maiores notas na prova da primeira fase. Os alunos são selecionados em ordem decrescente de nota até que seja preenchido o número total de vagas disponível para cada escola, por nível.
A Olimpíada é dividida em duas fases: a primeira com questões objetivas, e a segunda com seis questões discursivas de acordo com o grau de escolaridade do aluno.
Os alunos destaques, que são premiados com medalhas de ouro, prata ou bronze, também são convidados a participar do PicJr (Programa de Iniciação Científica) com incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.
“Nessa primeira fase a gente classifica 5% dos alunos. Na segunda fase a gente premia alunos, professores, escolas e Secretarias de Educação”, afirmou o coordenador.
A 2ª fase da OBMEP está prevista para ocorrer dia 08 de outubro e o resultado final no mês de dezembro. Para saber mais e acompanhar todas as fases da Olimpíada, acesse www.obmep.org.br.