Por iniciativa do presidente da Frente Parlamentar Brasil/Amazonas/China da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado estadual João Luiz (Republicanos), o Núcleo de Relações Internacionais do Amazonas (Nuriam) foi criado no Poder Legislativo.
O núcleo tem objetivo de integração com entidades públicas em todas as esferas, além de integrar entidades privadas e acadêmicas, inclusive com as Universidades Federal do Amazonas (Ufam) e do Estado do Amazonas (UEA) para fortalecer internacionalmente o Amazonas.
“O Nuriam é um projeto estratégico e inovador que visa impulsionar o desenvolvimento do nosso estado e fortalecer a competitividade internacional. Este núcleo terá como objetivo primordial diagnosticar, estudar, debater, propor e executar temas e ações de relevante interesse para o Amazonas no âmbito das relações internacionais”, disse o deputado João Luiz.
O parlamentar destacou que o Nuriam é de extrema importância para a Assembleia Legislativa, pois é um passo significativo para a construção de parcerias internacionais, atração de investimentos e a promoção do intercâmbio de conhecimento e tecnologia.
O núcleo é coordenado pelo deputado João Luiz, conta como vice-coordenador, o professor e presidente do Instituto Sociocultural Brasil/China (Ibrachina), Dr. Thomas Law, professor Neibe Araújo, como secretário-geral e o vice-presidente da Coordenação Nacional das Relações Brasil-China, Dr. Sóstenes Marchezine, como secretário-adjunto.
“Queremos estreitar as relações internacionais do Amazonas, abrir caminhos para um crescimento sustentável, e claro, ampliando oportunidades comerciais e tecnológicas para o estado do Amazonas”, finalizou o republicano.