Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Novo boletim epidemiológico ampliado atualiza cenário da Covid-19 no Amazonas nesta quarta-feira
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Estados > Novo boletim epidemiológico ampliado atualiza cenário da Covid-19 no Amazonas nesta quarta-feira
EstadosPolícia

Novo boletim epidemiológico ampliado atualiza cenário da Covid-19 no Amazonas nesta quarta-feira

Por biblia
Última atualização: 7 de setembro de 2023
4 Min Lidos
Compartilhar


Há 19 horas

Por Matheus Gil

Documento está disponível no site da FVS-RCP

FVS-RCP
Foto: Anne Alves/FVS-RCP

Um novo boletim epidemiológico ampliado atualiza o cenário da Covid-19 no Amazonas, nesta quarta-feira (06/09). O documento está disponível no site da FVS-RCP (www.fvs.am.gov.br) e compreende as Semanas Epidemiológicas (SE) 27 a 35 de 2023, que equivale ao período de 2 de julho a 2 de setembro deste ano, com destaque para o período de 21 dias que compreende de 13 de agosto a 2 de setembro.

Conforme o boletim ampliado, de 2 de julho a 2 de setembro, o Amazonas registrou 826 casos de Covid-19. Já no período de 21 dias de destaque, a quantidade de casos confirmados para a doença no estado foi de 55 para 159 casos semanais.

Nesse período de 21 dias, foram confirmados casos em 11 municípios do estado: Manaquiri, Barcelos, Iranduba, Coari, Manaus, Tefé, Manacapuru, Tabatinga, Rio Preto da Eva, Careiro e Itacoatiara. De 2 de julho a 2 de setembro, a maioria dos casos foram registrados em adultos (20 a 59 anos), com 69% dos casos, seguido de pessoas jovens menores de 20 anos, com 16%.

Ainda de 2 de julho a 2 de setembro, foram registradas 47 hospitalizações por Covid-19 no Amazonas, sendo 36% em idosos na faixa etária de 60 anos ou mais. Entre os hospitalizados, 47% apresentaram pelo menos um fator de risco para a doença, como cardiopatias, hipertensão e doença renal crônica.

Dos 47 pacientes hospitalizados, 38 possuíam idade contemplada para vacinação contra a doença, que é de 6 meses ou mais. Desses 38, 26% não tinham tomado nenhuma dose da vacina contra a Covid-19. Ainda de 2 de julho a 2 de setembro, houve o registro de um óbito por Covid-19 no Amazonas, em pessoa com idade de 60 anos ou mais com esquema vacinal desatualizado.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o dado é um alerta para a necessidade de enfatizar, mais uma vez, a importância da vacinação.

“O esquema vacinal contra a Covid-19 está disponível pelas secretarias municipais de saúde para quem tem idade de 6 meses ou mais. É importante que os municípios fortaleçam, ainda mais, a educação em saúde e a importância das pessoas se vacinarem. Todos devem verificar o esquema vacinal e verificar se precisam atualizá-lo”, ressalta Tatyana.

Para quem está com sintomas gripais, como tosse, coriza, febre, dor de garganta, diarreia, mialgia e/ou dor de cabeça, a orientação é buscar atendimento em um serviço de saúde mais próximo, evitar contato com outras pessoas e, se for sair de casa, usar máscara protegendo boca e nariz, além de manter a higiene das mãos.

Cobertura vacinal

A cobertura vacinal do esquema primário no Amazonas contra a Covid-19 é de 78,4%, considerando a população de 6 meses ou mais. Manaus apresenta cobertura de 92,3%. Dos 61 municípios do interior do estado, 13 apresentam cobertura primária maior que 80%, 30 apresentam cobertura primária entre 50% a 80%, e 18 apresentam cobertura primária abaixo que 50%.

Vigilância Genômica

O monitoramento epidemiológico das linhagens circulantes pelo vírus SARS-CoV-2, da Covid-19, no Amazonas é realizado por meio de sequenciamento genético desde março de 2020, por meio de rastreio e contenção de novas variantes. De 2 de julho a 2 de setembro, a Vigilância Genômica destaca a circulação predominante da sublinhagem GK.1, da Ômicron.

Tags:BarcelosCareiroCoariIrandubaItacoatiaraManacapuruManaquiriManausRio Preto da EvaTabatingaTefé
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

EstadosPolícia

Operação Cheia 2025: Governador Wilson Lima acompanha o envio de ajuda humanitária para municípios do Madeira

Por biblia
17 de abril de 2025
Governo do Amazonas

Equipe de wrestling brilha e delegação amazonense chega a nove medalhas nos Jogos da Juventude 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Feirão Amazonas Meu Lar gerou R$ 55 milhões em vendas de unidades habitacionais com subsídio estadual, até o momento

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Seas tem programação dedicada ao Dia da Consciência Negra nos Centros de Convivência

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação dá início à aplicação das provas do Sadeam 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?