Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Novembro Azul: FCecon reabilita pacientes oncológicos com incontinência urinária
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Novembro Azul: FCecon reabilita pacientes oncológicos com incontinência urinária
Gestão Estadual

Novembro Azul: FCecon reabilita pacientes oncológicos com incontinência urinária

5 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos
A FCecon atende pacientes oncológicos com queixa de perda involuntária de urina e oferece tratamento para conter a incontinência – FOTOS: Laís Pompeu/FCecon

Não poder sair tranquilo de casa e ter de se levantar várias vezes durante a noite para urinar é uma das constantes reclamações de quem sofre de incontinência urinária. O problema é muito comum em homens com cânceres urológicos e a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), oferece tratamento aos pacientes oncológicos.

O serviço é realizado pelo setor de Fisioterapia da FCecon, para onde os pacientes são encaminhados pela equipe médica quando identificada a incontinência urinária, que é qualquer perda involuntária de urina causada pelo descontrole do esfíncter, músculo que funciona como uma válvula que fecha a uretra.

Segundo o urologista da FCecon, Giuseppe Figliuolo, a incontinência urinária está relacionada a problemas neurológicos, como Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Parkinson, e a problemas na próstata, principalmente câncer.

“Após o tratamento do câncer de próstata, seja com cirurgia ou radioterapia, existe uma chance que varia entre 1% a 5% de ter sequela de incontinência urinária. Essa incontinência urinária PODE ser tratada com fisioterapia e medicação”, explica o médico.

Tratamento – A FCecon atende pacientes oncológicos com queixa de perda involuntária de urina e oferece tratamento para conter a incontinência, oferecendo qualidade de vida a quem sofre do problema, conforme a fisioterapeuta da FCecon, Analuiza Loureiro Guerreiro, que atua na área de saúde pélvica e da mulher.

Entre as linhas de tratamento oferecidas, está a terapia comportamental, que consiste em orientar o paciente a modificar atitudes no dia a dia, como por exemplo, controlar a vontade de urinar. Ao sentir necessidade de utilizar o banheiro, este paciente aprende a fazer isso de forma tranquila e não apressada, realizando contração e relaxamento antecipatório ao desejo de urinar.

É realizado, ainda, o treinamento do assoalho pélvico, que aumenta a consciência corporal do paciente e melhora a resistência uretral. O serviço de Fisioterapia também utiliza a técnica de eletroestimulação, que, através da neuromodulação no nervo pudendo, traz respostas no reflexo uretral e na musculatura do assoalho pélvico.

“Com toda essa linha de tratamento, nós conseguimos melhorar a autoestima dos nossos pacientes, a qualidade de vida e, consequentemente, torná-los sociáveis novamente”, afirma Analuiza.

Dificuldades – O paciente Eli Rodrigues, de 78 anos, descobriu um câncer na bexiga em 1999. O tumor foi retirado, na FCecon, e Eli passou sete anos sem novas aparições da doença. Depois desse período, foram surgindo vários tumores e dificuldades ligadas ao sistema urinário e Eli soma 16 cirurgias na uretra, próstata e abdômen.

O paciente tem, atualmente, hiperplasia benigna, mais conhecida como ‘próstata aumentada’ e faz acompanhamento na Fundação Cecon. Ele luta há vários anos contra a incontinência urinária e diz que, por conta da dificuldade em segurar a urina, chegou a deixar de sair para lazer com seus amigos. Mas a maior dificuldade era perder noites de sono.

“Como tenho problema na próstata, ela é benigna, mas está grande, eu levantava 10, 12 vezes durante a noite para urinar. Não tinha qualidade de sono, praticamente de vida. Se eu estava na rua, eu tinha que procurar lugar para mictar”, conta o paciente.

Qualidade de vida – Eli iniciou o acompanhamento no Ambulatório da Fisioterapia da FCecon há quase 2 meses e já sente melhoras. “Tenho feito acompanhamento com a doutora Ana e respeitado os exercícios que ela me passa. Realmente tenho melhorado bastante. Hoje, tenho levantado de 3 a 5 vezes durante a noite (para urinar)”, afirma.

O tratamento para a incontinência vai continuar com novas fases e técnicas. Mas a fisioterapeuta Analuiza comemora a devolução da qualidade de vida ao paciente. “O nosso trabalho aqui, no Ambulatório da Fundação Cecon, é realizar a fisioterapia como um tratamento conservador, de baixo custo e com resultados bastante benéficos para esses pacientes”, destaca.

Tags:AcidentesEstado do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Servidores conhecem projeto que transformará Policlínica Gilberto Mestrinho em referência para pacientes do interior
Próximo artigo Delegacia do Idoso visitou mais de 800 residências após denúncias de violência contra pessoas da terceira idade

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

1 semana atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

1 semana atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

1 semana atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

1 semana atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

2 semanas atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

2 semanas atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

2 semanas atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

2 semanas atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

2 semanas atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

2 semanas atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

2 semanas atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

2 semanas atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?