Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Novembro Azul: FCecon reabilita pacientes oncológicos com incontinência urinária
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Novembro Azul: FCecon reabilita pacientes oncológicos com incontinência urinária
Gestão Estadual

Novembro Azul: FCecon reabilita pacientes oncológicos com incontinência urinária

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 11 de novembro de 2020
5 Min Lidos
Compartilhar
A FCecon atende pacientes oncológicos com queixa de perda involuntária de urina e oferece tratamento para conter a incontinência – FOTOS: Laís Pompeu/FCecon

Não poder sair tranquilo de casa e ter de se levantar várias vezes durante a noite para urinar é uma das constantes reclamações de quem sofre de incontinência urinária. O problema é muito comum em homens com cânceres urológicos e a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), oferece tratamento aos pacientes oncológicos.

O serviço é realizado pelo setor de Fisioterapia da FCecon, para onde os pacientes são encaminhados pela equipe médica quando identificada a incontinência urinária, que é qualquer perda involuntária de urina causada pelo descontrole do esfíncter, músculo que funciona como uma válvula que fecha a uretra.

Segundo o urologista da FCecon, Giuseppe Figliuolo, a incontinência urinária está relacionada a problemas neurológicos, como Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Parkinson, e a problemas na próstata, principalmente câncer.

“Após o tratamento do câncer de próstata, seja com cirurgia ou radioterapia, existe uma chance que varia entre 1% a 5% de ter sequela de incontinência urinária. Essa incontinência urinária pode ser tratada com fisioterapia e medicação”, explica o médico.

Tratamento – A FCecon atende pacientes oncológicos com queixa de perda involuntária de urina e oferece tratamento para conter a incontinência, oferecendo qualidade de vida a quem sofre do problema, conforme a fisioterapeuta da FCecon, Analuiza Loureiro Guerreiro, que atua na área de saúde pélvica e da mulher.

Entre as linhas de tratamento oferecidas, está a terapia comportamental, que consiste em orientar o paciente a modificar atitudes no dia a dia, como por exemplo, controlar a vontade de urinar. Ao sentir necessidade de utilizar o banheiro, este paciente aprende a fazer isso de forma tranquila e não apressada, realizando contração e relaxamento antecipatório ao desejo de urinar.

É realizado, ainda, o treinamento do assoalho pélvico, que aumenta a consciência corporal do paciente e melhora a resistência uretral. O serviço de Fisioterapia também utiliza a técnica de eletroestimulação, que, através da neuromodulação no nervo pudendo, traz respostas no reflexo uretral e na musculatura do assoalho pélvico.

“Com toda essa linha de tratamento, nós conseguimos melhorar a autoestima dos nossos pacientes, a qualidade de vida e, consequentemente, torná-los sociáveis novamente”, afirma Analuiza.

Dificuldades – O paciente Eli Rodrigues, de 78 anos, descobriu um câncer na bexiga em 1999. O tumor foi retirado, na FCecon, e Eli passou sete anos sem novas aparições da doença. Depois desse período, foram surgindo vários tumores e dificuldades ligadas ao sistema urinário e Eli soma 16 cirurgias na uretra, próstata e abdômen.

O paciente tem, atualmente, hiperplasia benigna, mais conhecida como ‘próstata aumentada’ e faz acompanhamento na Fundação Cecon. Ele luta há vários anos contra a incontinência urinária e diz que, por conta da dificuldade em segurar a urina, chegou a deixar de sair para lazer com seus amigos. Mas a maior dificuldade era perder noites de sono.

“Como tenho problema na próstata, ela é benigna, mas está grande, eu levantava 10, 12 vezes durante a noite para urinar. Não tinha qualidade de sono, praticamente de vida. Se eu estava na rua, eu tinha que procurar lugar para mictar”, conta o paciente.

Qualidade de vida – Eli iniciou o acompanhamento no Ambulatório da Fisioterapia da FCecon há quase 2 meses e já sente melhoras. “Tenho feito acompanhamento com a doutora Ana e respeitado os exercícios que ela me passa. Realmente tenho melhorado bastante. Hoje, tenho levantado de 3 a 5 vezes durante a noite (para urinar)”, afirma.

O tratamento para a incontinência vai continuar com novas fases e técnicas. Mas a fisioterapeuta Analuiza comemora a devolução da qualidade de vida ao paciente. “O nosso trabalho aqui, no Ambulatório da Fundação Cecon, é realizar a fisioterapia como um tratamento conservador, de baixo custo e com resultados bastante benéficos para esses pacientes”, destaca.

Tags:AcidentesEstado do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Manaus

Semana do Controle Social inicia reunindo usuários, gestores e trabalhadores do SUS, da zona Oeste

Por Redação Informe Digital
19 de novembro de 2024
ALEAMGestão Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

Por
18 de novembro de 2024
ALEAMGestão Estadual

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

Por
18 de novembro de 2024
AmazonasGestão Estadual

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

Por
18 de novembro de 2024
ALEAMGestão Estadual

Deputado Mário César Filho, presidente da CDC, anuncia nova edição da ‘Operação Limpa Nome’

Por
18 de novembro de 2024
ALEAMGestão Estadual

Projeto de Débora Menezes que cria alerta para resgate de pessoas desaparecidas é aprovado na Aleam

Por
18 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?