Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Novembro Azul: diagnóstico precoce de câncer evita amputação de pênis de pacientes
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Novembro Azul: diagnóstico precoce de câncer evita amputação de pênis de pacientes
Gestão Estadual

Novembro Azul: diagnóstico precoce de câncer evita amputação de pênis de pacientes

5 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos
Médico da FCecon, Giuseppe Figliuolo, durante cirurgia urológica. FOTO: Divulgação/SES-AM.

O diagnóstico precoce do câncer PODE evitar a circuncisão e/ou a penectomia – retirada parcial ou total – do pênis, que traz consequências físicas, sexuais e psicológicas ao homem. O câncer de pênis é causado pelo Papilomavírus Humano (HPV) de alto risco associado a outros fatores, como a fimose e a não higienização adequada, explica o urologista da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Giuseppe Figliuolo.

A população mais propensa a desenvolver esse tipo de doença é de homens com 50 anos ou mais. No Brasil, o câncer de pênis é mais comum nas regiões Norte e Nordeste, representando 2% de todos os tipos de câncer que atingem os homens, segundo o Ministério da saúde (MS).

Na FCecon, órgão vinculado à Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), são registrados em média 15 casos de câncer de pênis ao ano. Em 2017 e 2018, foram registrados, respectivamente, 8 e 13 casos. No Amazonas, a doença atinge principalmente homens entre 21 a 55 anos, devido à falta de informação e higiene.

Conforme o médico urologista, normalmente, as pessoas relacionam HPV apenas ao câncer de colo de útero. Todavia, esse vírus também causa o de pênis, ânus, vagina, vulva, orofaringe e boca. Ele alerta que o diagnóstico precoce é fundamental para evitar a evolução do tumor.

“O HPV oncogênico associado à fimose e não higienização (acúmulo de esmegma/secreção na glande do pênis) PODE levar ao desenvolvimento de lesões precursoras e, quando não tratadas em tempo hábil, ao aparecimento da doença. Dependendo da evolução do câncer, são indicadas a circuncisão – uma cirurgia menor – e a penectomia, sendo essa mais invasiva e traumática para o homem”, alerta Figliuolo.

Atividade sexual – O médico urologista frisa que é possível preservar o coto peniano, quando o câncer é diagnosticado na fase inicial e, assim, o homem consegue manter a atividade sexual. Ele diz que, nos casos avançados, com o comprometimento do pênis, é feita a amputação. “Hoje, entretanto, a maioria das cirurgias consegue preservar a haste peniana e a vida sexual do paciente”, pontua.

Pesquisas – A pesquisadora da FCecon, farmacêutica-bioquímica Valquíria Martins, pontua que atualmente na unidade hospitalar há cinco estudos sobre câncer de pênis, os quais visam compreender e propor soluções para o diagnóstico, prevenção e tratamento da doença no Amazonas. Ela diz que alguns desses trabalhos também tratam sobre a qualidade de vida de pacientes que passaram pela circuncisão ou penectomia.

“São pesquisas desenvolvidas tanto por pesquisadores vinculados à Diretoria de ensino e Pesquisa quanto por outros setores, por exemplo, o de Psicologia, que trabalha na qualidade de vida e tratamento do paciente que teve o pênis amputado. O conhecimento acumulado dessas pesquisas PODE ter grande impacto no delineamento de estratégias na prevenção e tratamento desta neoplasia”, pontua Martins.

Sintomas – São sinais de alerta: tumoração na glande (cabeça do pênis), na pele que encobre a glande, no corpo do pênis, secreção branca constante e aumento anormal do tecido da glande. Ao observar esses sintomas, o homem deve procurar avaliação de um médico urologista.

Diagnóstico – É feito através de análise clínica e biópsia – retirada de fragmento para análise patológica –, que determinará o tipo de câncer a ser tratado.

Tipos de câncer – Além do carcinoma de células escamosas, há outros tipos de câncer de pênis, como o melanoma (mais associado à pele – prepúcio) e o carcinoma basocelular (também de pele, mas de crescimento mais lento, que geralmente não se dissemina para outras partes do corpo).

Tags:Estado do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Pesquisa com apoio da Fapeam investiga uso de materiais de fontes renováveis para tratamento de queimadura
Próximo artigo Detran-AM recolhe quase 2 mil CNHs em operações de trânsito

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

2 dias atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

3 dias atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

4 dias atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

4 dias atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

4 dias atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

7 dias atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

7 dias atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

7 dias atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

7 dias atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

1 semana atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

1 semana atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

1 semana atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?