Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Novas exposições na Galeria do Largo reforçam pluralidade da arte contemporânea amazonense
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Novas exposições na Galeria do Largo reforçam pluralidade da arte contemporânea amazonense
Governo do Amazonas

Novas exposições na Galeria do Largo reforçam pluralidade da arte contemporânea amazonense

1 mês atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Exposições serão inauguradas nesta quinta-feira (09/10), às 18h30, com entrada gratuita

FOTO: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

A Galeria do Largo recebe quatro novas exposições gratuitas, nesta quinta-feira (09/10), às 18h30, que compõem a programação de outubro. Sob curadoria do artista e pesquisador Cristovão Coutinho, as mostras “Cidade Dissimulada – Lucidez Artificial”, de Jáder Rezende, e a 9ª edição do Espaço Mediações, reúnem artistas de diferentes linguagens e trajetórias que dialogam com a ancestralidade, a arte urbana e as relações entre natureza e tecnologia. O espaço do Governo do Amazonas é administrado pela Secretaria de Cultura e economia criativa.

Na exposição individual Cidade Dissimulada – Lucidez Artificial, o artista Jáder Rezende apresenta obras que investigam a experiência humana na cidade contemporânea, marcada por contrastes entre aparência e essência. Por meio de técnicas híbridas e composições visuais que mesclam realidade e ilusão, o artista provoca o espectador a refletir sobre as formas de percepção e manipulação do espaço urbano.

De acordo com o curador Cristovão Coutinho, a proposta de Rezende provoca uma leitura crítica do cotidiano urbano: “Nos aproxima de uma agenda artística e mostra conduções de imagens proporcionadas pela AI em combinado de buscas autorais com o criador dos trabalhos da exposição, com 45 imagens oriundas desse advir da pessoa e a ferramenta digital, em que se aponta temas e sugestionamentos de ações humanas e lugares citadinos algoritmos”.

FOTO: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

Espaço Mediações

O Espaço Mediações, projeto contínuo da Galeria do Largo, chega a sua 9ª edição reunindo três artistas amazonenses que traduzem a pluralidade da produção contemporânea no estado: Tuniel Mura, Paulo Olivença e Vitor Maia. A mostra propõe um diálogo entre ancestralidade, natureza e espaço urbano.

Em “Ancestralidade me faz resistir”, o artista indígena Tuniel Mura resgata a memória ancestral do povo Mura por meio de 12 pinturas em telas de tecido de algodão cru, inspiradas no grafismo tradicional de sua etnia. O trabalho reafirma a identidade originária e a força simbólica da arte indígena.

Na instalação “Desnudes”, Paulo Olivença reflete sobre a tensão entre a natureza e o avanço tecnológico. A partir de troncos e vídeos gravados na floresta, o artista constrói uma narrativa sobre a coexistência e o conflito entre o ambiente natural e a “revolução tecnológica sufocante”.

FOTO: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

E Vitor Maia, com “Tinta (Des)Proibida”, leva o graffiti, a pichação e os lambes para o ambiente da galeria, questionando os limites entre arte e vandalismo, legalidade e resistência, e o papel da arte urbana como forma de expressão política e social.

Segundo o curador Cristovão Coutinho, o Espaço Mediações reafirma seu papel como vitrine da arte contemporânea local. “Ao unir propostas tão distintas, o Espaço Mediações reforça seu papel na cena cultural do Amazonas, valorizando a produção artística local e evidenciando a pluralidade de processos criativos”, destaca.

As exposições têm entrada gratuita e ficam abertas à visitação na Galeria do Largo (Espaço Cidade), localizada no Centro de Manaus, de terça a domingo, das 15h às 20h.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sine Amazonas divulga 190 vagas de emprego para esta quinta-feira
Próximo artigo Estudantes da Escola Estadual Francisco Albuquerque protagonizam a 1ª Mostra da Feira Científica

Mais notícias desta categoria

Comitiva do Idam apresenta experiências de assistência técnica e extensão rural durante a COP30 em Belém-PA

1 hora atrás

Amazonas mobiliza municípios contra avanço das arboviroses

2 horas atrás

FVS-RCP orienta 62 municípios do Amazonas sobre vigilância e controle das arboviroses no período sazonal

2 horas atrás

CBMAM e Associação Comercial do Amazonas firmam parceria para formação de brigadistas e ampliar segurança em estabelecimentos comerciais

20 horas atrás

Corpo de Bombeiros vai formar brigadistas em parceria com a Associação Comercial do Amazonas

20 horas atrás

Prosai Parintins recebe visita técnica de estudantes da UEA para acompanhar obras e ações socioambientais

23 horas atrás

Acadêmicos da UEA visitam obras do Prosai Parintins e conhecem avanços do programa no município

23 horas atrás

Dia da Consciência Negra: Escolas Estaduais combatem o racismo estrutural por meio de palestras e atividades culturais

23 horas atrás

Dia da Consciência Negra: Morador de quilombo, em Manaus, tem assistência do Melhor em Casa

23 horas atrás

Escolas estaduais de Manaus promovem atividades pedagógicas no Dia da Consciência Negra durante a semana

23 horas atrás

Festival Batalha da Hora reúne programação gratuita de hip hop em Manaus nos dias 22 e 23 de novembro

1 dia atrás

Festival Batalha da Hora movimenta Manaus com hip hop, breaking e arte urbana no fim de semana

1 dia atrás
Feirão do Pescado em Manaus terá venda de tambaqui, matrinxã e pirarucu nos dias 28 e 29 de novembro com valores definidos
Incineração de drogas no Amazonas destrói quatro toneladas apreendidas em 2025 e reforça operações estaduais
Projeto Mulheres Rurais inicia produção de mudas de cacau e açaí em Boa Vista do Ramos e beneficia 30 agricultoras
Amazonas Band faz concerto gratuito dedicado à música afro-brasileira no Teatro da Instalação em Manaus
Polícia Civil do Amazonas apreende mais de uma tonelada de maconha skunk e calcula prejuízo de R$ 44,4 milhões ao narcotráfico
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?