Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Nova medicação no tratamento de malária será implementada pela prefeitura
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Prefeitura de Manaus > Nova medicação no tratamento de malária será implementada pela prefeitura
Prefeitura de Manaus

Nova medicação no tratamento de malária será implementada pela prefeitura

4 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

 

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), inicia a partir desta semana a implementação da tafenoquina, NOVO medicamento utilizado para o tratamento da malária, em 13 unidades de saúde da REDE municipal. A ação faz parte da segunda etapa do estudo de “Viabilidade Operacional da Cura Radical Apropriada de Plasmodium vivax com Tafenoquina ou Primaquina após o Teste Quantitativo de G6PD no Brasil”, conduzido pelo Ministério da saúde nas cidades de Manaus e Porto Velho (RO).

 

“O tratamento utilizado atualmente contra a malária inclui a cloroquina e a primaquina. O estudo vai avaliar a possibilidade de substituição da primaquina pela tafenoquina no esquema medicamentoso, reduzindo o tempo de tratamento”, informa Alinne.

De acordo com a gerente de Vigilância Ambiental da Semsa, enfermeira Alinne Antolini, o Ministério da saúde pretende com o estudo levantar evidências sobre como o uso da tafenoquina, medicamento que reduz o tratamento contra malária de sete para três dias, funciona na prática do atendimento nas unidades de saúde de baixa complexidade na REDE municipal, sendo que a primeira etapa do estudo iniciou em setembro de 2020 nas unidades de alta e média complexidade da REDE estadual.

“Quando o nível desta enzima fica abaixo do recomendado, o medicamento contra malária, tanto a primaquina quanto a tafenoquina, PODE provocar anemia hemolítica, uma doença grave que PODE levar o paciente ao óbito. Então, o uso da tafenoquina está condicionado à realização do teste G6PD, que também é um NOVO procedimento na rotina de atendimento. O aparelho para a realização desse exame na unidade de saúde começou a ser usado agora”, explica a enfermeira.

Paralelo à implementação da tafenoquina na REDE municipal, também será iniciada, nas 13 unidades de saúde selecionadas para o estudo, a oferta do teste do nível da enzima G6PD do paciente, que visa reduzir o risco de complicações no tratamento.

O estudo vai permitir que o Ministério da saúde obtenha evidências de como o NOVO esquema de tratamento funciona na prática do atendimento nas unidades de baixa complexidade, verificando a viabilidade operacional. Com isso, será possível fazer as correções necessárias, definir o melhor tratamento para os pacientes e decidir sobre incorporar ou não a tafenoquina na rotina do Programa Nacional de Controle da Malária.

Viabilidade

“São unidades de saúde selecionadas nas áreas de maior incidência da malária em Manaus e que também têm gestão plena no Programa Municipal de Controle da Malária, onde é feito o diagnóstico e tratamento da doença, tendo servidores que atuam como agentes de endemias, microscopistas e notificantes. Todos esses servidores participaram de treinamento, teórico e prático, para o manuseio do aparelho de testagem do G6PD, e nas orientações sobre utilização dos medicamentos”, afirma Alinne.

A oferta da tafenoquina e do teste quantitativo de G6PD será implementada a partir desta segunda-feira, 7/2, em sete unidades de saúde da zona rural (UBSR comunidade Cuieiras, UBSR Pau-Rosa, base operacional UNIÃO da Vitória, Unidade de Apoio Cooperativa Pau-Rosa, UBSR Ada Viana – trailer – Unidade Móvel, UBSR comunidade São Pedro, UBSR Efigênio Sales); em cinco unidades da zona Leste (bases operacionais Colônia Antônio Aleixo, João Paulo II, Santa Inês, Grande Vitória e Bela Vista); e uma na zona Oeste (base operacional Campos Sales).

Direcionamento

 

“A incorporação da tafenoquina, com a redução do tempo de administração do medicamento, deverá trazer muitos benefícios para a população pelo potencial de proporcionar maior adesão ao tratamento. Como normalmente o tratamento leva sete dias, o paciente começa a se sentir melhor no terceiro dia e muitas vezes abandona a medicação, não fica curado e tem sucessivas recaídas”, explica Alinne.

Conforme as diretrizes do estudo, aprovado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de saúde (Conitec), o tratamento com uso da tafenoquina será direcionado para pacientes, com mais de 16 anos, diagnosticados com malária do tipo Vivax ou mista.

Em 2021, o município de Manaus registrou 4.466 casos de malária, em uma redução de 15,4% em relação a 2020, quando houve a notificação de 5.280 casos da doença.

Casos

— — —

As notificações de janeiro deste ano também apresentaram redução de 15,8%, com 223 casos no município de Manaus, em comparação com janeiro de 2021, que registrou 265 casos.

Foto – Valdo Leão / Arquivo – Semcom

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

The post Nova medicação no tratamento de malária será implementada pela prefeitura appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Tags:ManausPrefeitura de ManausPrefeitura Municipal de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior SSP-AM reforça apoio de órgãos em dia de prova do concurso da Polícia Militar do Amazonas
Próximo artigo Obras na avenida Torquato Tapajós são concluídas e trânsito liberado

Mais notícias desta categoria

Prefeito David Almeida inspeciona avanço das obras de construção do Terminal de Integração 7

1 ano atrás

Prefeito vistoria obras em fase final de unidades de saúde na zona Norte

1 ano atrás

Demolições administrativas têm alta de 750% para corrigir obstruções em vias públicas de Manaus

1 ano atrás

Ruas e calçadas próximas ao parque Gigantes da Floresta serão recuperadas pela prefeitura

1 ano atrás

Conferência Municipal discute fortalecimento das políticas de saúde na área de trabalho e educação

1 ano atrás

“Asfalta Manaus”, da prefeitura, recapeia nova rua na comunidade Parque São Pedro

1 ano atrás

Ecobarreiras: medida simples e eficiente de combate à poluição dos igarapés de Manaus

1 ano atrás

Prefeitura de Manaus instala totens nebulizadores de água para aliviar o calor em pontos de prática desportiva

1 ano atrás

Membros do CARF-M são empossados

1 ano atrás

Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no SUS são temas de Conferência Municipal

1 ano atrás

Mais de 50 mil sacas para contenção de erosão no bairro Planalto

1 ano atrás

Prefeitura de Manaus inicia 1º LIRAa de 2024

1 ano atrás
Prefeitura lança a 3ª edição do “Manaus Adventure 2024” neste domingo
Prefeitura de Manaus investe na agricultura familiar com primeira Casa de Farinha na comunidade Hollywood – Prefeitura Municipal de Manaus
Sine Manaus oferta 283 vagas de emprego nesta segunda-feira
Estrela do Norte/Manaus Futsal goleia o Sapezal-MT por 6 a 1 e volta a vencer no Brasileiro de Futsal
Prato do Povo Viver Melhor passará por obras de adequação
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?