Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Nova lei prevê ações contra o suicídio entre pessoas vulneráveis ou com deficiência
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Nova lei prevê ações contra o suicídio entre pessoas vulneráveis ou com deficiência
Nacional

Nova lei prevê ações contra o suicídio entre pessoas vulneráveis ou com deficiência

3 semanas atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

07/10/2025 – 16:00  

LightFieldStudios

A nova lei inclui um dispositivo específico sobre as pessoas com deficiência ou com maior vulnerabilidade psicossocial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 15.232/25, que inclui na Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio ações específicas para pessoas com deficiência ou mais vulneráveis a transtornos mentais. A norma foi publicada no Diário Oficial da UNIÃO desta terça-feira (7).

A política nacional foi criada pela Lei 13.819/19. A legislação estabelece uma série de ações para a prevenção da automutilação e do suicídio.

A nova lei inclui um dispositivo específico sobre as pessoas com deficiência ou com maior vulnerabilidade psicossocial. A condição é definida como uma combinação de fatores sociais, econômicos e psicológicos que afetam o indivíduo e aumentam sua predisposição a transtornos e sofrimento psíquicos.

De acordo com o texto, a política nacional deve considerar as características e as necessidades de pessoas com deficiência ou com maiores riscos de desenvolvimento de doenças ou transtornos mentais.

A Lei 15.232/25 prevê ainda que os conselhos de defesa dos direitos da pessoa com deficiência devem informar à autoridade sanitária sobre os casos de violência autoprovocada entre essa população.

A nova norma é resultado do Projeto de Lei 5195/20, da ex-deputada Rejane Dias (PI). A proposta foi aprovada pela Câmara em 2023.

Para o relator na Comissão de Constituição e justiça, deputado Zé Haroldo Cathedra (PSD-RR), havia uma lacuna na legislação atual quanto aos cuidados com as pessoas com deficiência. “O projeto é uma resposta necessária a esse assunto tão sensível. É essencial reconhecer que a política nacional, embora abrangente, não considerou um grupo populacional que enfrenta desafios únicos quando se trata de comportamento suicida: as pessoas com deficiência”, afirmou na época da aprovação.

A matéria recebeu relatório favorável do senador Eduardo Girão (NOVO-CE) na Comissão de direitos humanos (CDH) e foi aprovado pelo Senado em setembro.

Da Agência Senado
Edição – GM

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sejusc realiza mais de 38 mil atendimentos a migrantes, refugiados e apátridas em 2025
Próximo artigo Comissão aprova abrigos públicos para cães e gatos em municípios com 50 mil habitantes

Mais notícias desta categoria

Câmara aprova projeto que inclui a cidade de Pacaraima (RR) na área de livre comércio de Boa Vista

12 horas atrás

“Câmara não permitirá abusos contra consumidores”, diz Motta ao elogiar gratuidade no despacho de bagagem

14 horas atrás

Proposta que acaba com “taxa das blusinhas” divide setores econômicos e consumidores em debate na Câmara

14 horas atrás

Câmara aprova despacho gratuito de bagagem de até 23 kg em voos; acompanhe

14 horas atrás

Câmara aprova reclusão de até 15 anos para quem alterar bebidas e causar morte

14 horas atrás

Congresso vota autorização permanente para reduzir imposto de renda nesta quinta-feira

15 horas atrás

Câmara aprova regras para destinar imóveis de origem ilícita ao uso social em comunidades

15 horas atrás

Motta diz que busca um serviço público cada vez mais eficiente e parabeniza servidores da Câmara

16 horas atrás

Câmara vota projetos sobre segurança pública toda semana, diz Hugo Motta

16 horas atrás

Câmara aprova critérios mais rígidos para identificação de chamadas de celular

17 horas atrás

Deputados divergem sobre papel dos governos em megaoperação contra crime organizado no RJ

17 horas atrás

Especialistas condenam a chamada pejotização do trabalho

17 horas atrás
Projeto define critérios para juiz converter prisão flagrante em preventiva
Câmara aprova projeto que garante mamografia no SUS para mulheres a partir dos 40 anos
Hugo Motta defende fortalecimento da indústria nacional com inovação e parcerias
Morre ex-deputado Getúlio Neiva, aos 82 anos
Comissão debate segurança pública como política multissetorial
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?