Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Nova lei prevê ações contra o suicídio entre pessoas vulneráveis ou com deficiência
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Nova lei prevê ações contra o suicídio entre pessoas vulneráveis ou com deficiência
Nacional

Nova lei prevê ações contra o suicídio entre pessoas vulneráveis ou com deficiência

4 meses atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

07/10/2025 – 16:00  

LightFieldStudios

A nova lei inclui um dispositivo específico sobre as pessoas com deficiência ou com maior vulnerabilidade psicossocial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 15.232/25, que inclui na Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio ações específicas para pessoas com deficiência ou mais vulneráveis a transtornos mentais. A norma foi publicada no Diário Oficial da UNIÃO desta terça-feira (7).

A política nacional foi criada pela Lei 13.819/19. A legislação estabelece uma série de ações para a prevenção da automutilação e do suicídio.

A nova lei inclui um dispositivo específico sobre as pessoas com deficiência ou com maior vulnerabilidade psicossocial. A condição é definida como uma combinação de fatores sociais, econômicos e psicológicos que afetam o indivíduo e aumentam sua predisposição a transtornos e sofrimento psíquicos.

De acordo com o texto, a política nacional deve considerar as características e as necessidades de pessoas com deficiência ou com maiores riscos de desenvolvimento de doenças ou transtornos mentais.

A Lei 15.232/25 prevê ainda que os conselhos de defesa dos direitos da pessoa com deficiência devem informar à autoridade sanitária sobre os casos de violência autoprovocada entre essa população.

A nova norma é resultado do Projeto de Lei 5195/20, da ex-deputada Rejane Dias (PI). A proposta foi aprovada pela Câmara em 2023.

Para o relator na Comissão de Constituição e justiça, deputado Zé Haroldo Cathedra (PSD-RR), havia uma lacuna na legislação atual quanto aos cuidados com as pessoas com deficiência. “O projeto é uma resposta necessária a esse assunto tão sensível. É essencial reconhecer que a política nacional, embora abrangente, não considerou um grupo populacional que enfrenta desafios únicos quando se trata de comportamento suicida: as pessoas com deficiência”, afirmou na época da aprovação.

A matéria recebeu relatório favorável do senador Eduardo Girão (NOVO-CE) na Comissão de direitos humanos (CDH) e foi aprovado pelo Senado em setembro.

Da Agência Senado
Edição – GM

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sejusc realiza mais de 38 mil atendimentos a migrantes, refugiados e apátridas em 2025
Próximo artigo Comissão aprova abrigos públicos para cães e gatos em municípios com 50 mil habitantes

Mais notícias desta categoria

Gás do Povo: medida aprovada prevê instalação de biodigestores para famílias de áreas rurais

11 horas atrás

Câmara aprova MP que cria o Programa Gás do Povo com botijão gratuito para famílias de baixa renda

12 horas atrás

Câmara votará acordo entre Mercosul e União Europeia na última semana de fevereiro, diz Motta

13 horas atrás

Durante abertura do ano legislativo, Alcolumbre defende diálogo e repúdio ao extremismo

16 horas atrás

Presidente da Câmara destaca prioridades legislativas e votações previstas para 2026

16 horas atrás

Fachin destaca papel do Congresso e metas do Judiciário

16 horas atrás

Prioridades do governo para 2026 incluem fim da escala 6×1 e projetos de segurança pública

16 horas atrás

Proposta cria centros de referência em doenças crônicas nos municípios

17 horas atrás

Conselho de Ética deve realizar duas reuniões nesta semana

17 horas atrás

Congresso inicia sessão de inauguração do ano legislativo; acompanhe

17 horas atrás

Comissão aprova aumento da pena para violência no futebol e cria regras para jogos com torcida única

18 horas atrás

Comissão aprova novas regras para emissão de moedas digitais

19 horas atrás
Comissão aprova critérios objetivos para notificação de maus-tratos a crianças
Comissão aprova projeto que amplia incentivos ao paradesporto na Lei Geral do Esporte
Câmara pode votar nesta segunda a medida provisória do Programa Gás do Povo
Congresso Nacional retoma trabalhos nesta segunda-feira
Projeto regulamenta destino de bens e veículos abandonados em pátios policiais
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?