Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Nota do MMA sobre a reestruturação das carreiras ambientais
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Brasil > Nota do MMA sobre a reestruturação das carreiras ambientais
BrasilMeio Ambiente

Nota do MMA sobre a reestruturação das carreiras ambientais

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos
logo

Em 2023, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima retomou o diálogo com servidoras e servidores e restabeleceu instâncias de negociação, em reconhecimento à importância da valorização profissional e da inequívoca necessidade de reestruturação das carreiras do MMA e de suas vinculadas para garantia da capacidade institucional de enfrentamento dos grandes desafios da agenda socioambiental e de seus reflexos no desenvolvimento socioeconômico do país.O combate ao desmatamento, aos incêndios florestais, ao garimpo ilegal e à mudança do clima são agendas centrais do governo federal.
Em maio de 2023, o MMA instalou a Mesa Setorial de Negociação Permanente. Trata-se de instância preparatória para a Mesa Nacional de Negociação.
A ministra Marina Silva, em consonância com as propostas apresentadas por servidores e servidoras, encaminhou em 21 de agosto à ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, o ofício 6784/2023/MMA, por meio do qual apresentou “Proposta de Valorização e Modernização da Carreira Ambiental”. Na ocasião, solicitou ao MGI a instalação de Mesa Específica e Temporária de Negociação, o que foi realizado.
Em 9 de outubro de 2023, ocorreu a primeira reunião de negociação, com representatividade institucional e sindical, na qual foi apresentada proposta de reestruturação da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do Plano Especial de Cargos (PECMA).
Desde então, por meio da secretaria-executiva e da atuação direta da ministra Marina, o MMA tem trabalhado em constante diálogo com a ministra Esther e sua equipe para dar desdobramento à pauta apresentada pelas entidades representativas de servidores e servidoras.
Neste período houve autorização do MGI para a convocação de concursados do cadastro de reserva do Ibama e do ICMBio, e a publicação de edital para concurso público do MMA, o primeiro em 13 anos, que será realizado neste mês de janeiro.
Ainda em 2023, o MMA encaminhou ao MGI pedido para realização de concursos públicos para o Ibama, o ICMBio e o JBRJ, com o objetivo de preencher cerca de 3,3 mil vagas. Também foi restabelecido o Comitê Permanente de Gestão da Integridade (CGI) e a Rede de Integridade (RIMMA) no âmbito das entidades vinculadas ao MMA.
Nesta segunda-feira (8/1), as ministras Marina e Esther terão agenda para dar continuidade às tratativas relacionadas ao cronograma das próximas reuniões de negociação com servidoras e servidores do ministério, do Ibama, do ICMBio e do SFB.
É prioridade para o MMA a reestruturação das carreiras ambientais.Assessoria de Comunicação do [email protected](61) 2028-1227/1051

Tags:meio ambiente
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior image 4 Secretário de Segurança diz que deputado praticou abuso de autoridade e humilhou policiais ao ser abordado em operação
Próximo artigo fe287747 1a79 46b9 b797 eb033131a6a5 1 926x1024 1 Cães de resgate do Corpo de Bombeiros auxiliaram trabalho de busca por corpo em Presidente Figueiredo

Mais notícias desta categoria

141124 CondecoraC3A7C3A3o MPM DivulgaC3A7C3A3o MPM 01 7f561 HSBe2Z

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

8 meses atrás
141124 Zona Azul DivulgaC3A7C3A3o 2 e202c 4HbFzJ

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

8 meses atrás
131124 Resultado EstC3A1gio Direito DivulgaC3A7C3A3o 2 8328e 1RMcME

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

8 meses atrás
WorkshopResoluC3A7C3A3oConflitosNupaSelo 55c30 QgF8Hq

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

8 meses atrás
QualidadeAguaIgarapeAcaraSelo 21552 LJu34C

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

8 meses atrás
CotasRaciaisConcursoCMMSelo da8ce Npo5NR

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

8 meses atrás
AcordoSegurancaFestivalParintinsCaprichosoSelo a68c5 orFa1q

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

8 meses atrás
GrupoTrabalhoAcolhimentoSelo 65249 LNlyYI

MPAM, TJAM e Sejusc discutem criação de Grupo de Trabalho para fortalecer o serviço de acolhimento familiar no Amazonas

8 meses atrás
DenunciaFundoPrevidenciarioMncpSelo f29eb iEVf9I

Ex-prefeito de Manacapuru é denunciado pelo MP por desvio de R$ 2 milhões do Fundo de Previdência

8 meses atrás
GaecoOperacaoJoeiraSelo f9e91 hHN6SS

Gaeco/MPAM deflagra Operação Joeira, cumprindo mandados de busca e apreensão, prisão e medidas assecuratórias de mais de R$ 1 milhão

8 meses atrás
QualidadeAguaIgarapeAcaraSelo 21552 LJu34C

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

8 meses atrás
CotasRaciaisConcursoCMMSelo da8ce Npo5NR

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

8 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para investigar falta de pagamentos na contratação de viaturas pela SSP-AM

Ministério Público do Amazonas conclui curso de mediação e prevenção ao assédio moral no trabalho

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

MP do Amazonas firma acordo com a prefeitura de Tefé para criação de junta de recursos de infrações no trânsito

MPAM acompanha programa de renda em Itamarati, após detectar possíveis falhas nos critérios de seleção

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?